Imagens

14/11/2012 07h20 - Atualizado em 14/11/2012 07h20

Como criar efeito de fumaça no Photoshop?

Ramon Martins
por
Para o TechTudo

Aprenda neste tutorial a criar o efeito de fumaça no Photoshop, que pode ser utilizado para personalizar suas imagens ou até para criar papéis de paredes abstratos. Este efeito consiste em aplicar o efeito de um pincel em sua imagem, portanto será necessário instalar um novo brush.

Efeito fumaça feito no Photoshop pronto (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Efeito fumaça feito no Photoshop pronto (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Este efeito consiste em aplicar o efeito de um pincel em sua imagem, portanto precisaremos instalar um novo “Brush” (pincel em inglês) para continuarmos com o nosso tutorial, vamos lá.

Passo  1. Baixe o pacote Smoke Brushes, feito pelo Webdesigner Lab e retirado do site "My Photoshop Brushes";

Passo 2. Com o arquivo já em seu computador, descompacte-o com o programa de sua preferência. Neste caso, recomendamos o WinRAR ou o 7Zip. Copie e cole o arquivo “Smoke.abr” na seguinte rota: C:\\Program Files\Adobe\Adobe Photoshop CS5 (64 Bit)\Presets\Brushes.

Importante: dependendo do lugar de instalação e da versão do Photoshop (neste caso usamos o Photoshop CS5), este caminho pode sofrer ligeiras alterações. Esta etapa também não pode ser executada com o Photoshop aberto.

Janelas mostram pincel ("brush") sendo copiado e colado para a pasta de destino (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Janelas mostram pincel ("brush") sendo copiado e colado para a pasta de destino (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 3. Agora no Photoshop, abra um novo arquivo em "Arquivo" > "Novo" ("File" > "New") com as medidas desejadas; você pode utilizar o atalho “Ctrl+O” para executar esta tarefa. No nosso exemplo, utilizamos as medidas 1024 x 768. Abaixo deixaremos as resoluções de papeis de parede mais comuns.

* 1920 x 1080
* 1440 x 900
* 1280 x 1024
* 1280 x 768
* 1024 x 768
* 1366 x 768

Passo 4. Agora, precisamos colorir o fundo da nossa imagem. Fazemos isso utilizando a ferramenta localizada em sua barra de ferramentas à esquerda. No nosso caso, utilizamos a cor preta. Após a escolha da cor, preencha o fundo da sua imagem usando o atalho Ctrl+Backspace. Caso não fique preenchido, aperte X para alternar a paleta e aperte novamente Ctrl+Backspace de modo que a sua cor escolhida fique na paleta de trás como ilustrado na imagem;

Caixa para a escolhar da cor com a ferramenta Seletor de Cores (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Caixa para a escolhar da cor com a ferramenta Seletor de Cores (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 5. Com o fundo preenchido vamos adicionar uma nova camada. Vá em "Camada" > "Nova" > "Camada" ("Layer" > "New" > "Layer" ou simplesmente use o atalho Ctrl+Shift+N. Neal ficará o efeito de fumaça que queremos;

Box para adição de uma nova camada no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Box para adição de uma nova camada no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 6. Após adicionar sua camada, selecione a ferramenta Pincel (“Brush Tool”);

Seleção da ferramenta Pincel (“Brush Tool”) no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Seleção da ferramenta Pincel (“Brush Tool”) no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 7. Agora, vamos selecionar o pincel que adicionamos no Passo 1. Para isto, vamos até a barra de ferramentas superior e selecionaremos o nome do brush baixado, no caso Smoke conforme mostra a imagem abaixo

Adição de um novo pincel ("brush") na barra de opções de ferramenta (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Adição de um novo pincel ("brush") na barra de opções de ferramenta (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Passo 8. Selecione qualquer um dos pincéis que ficarão disponíveis no box em sua barra de ferramentas superior. Em seguida, selecione uma cor na paleta de cores conforme ensinamos no Passo 4. Neste caso, escolhemos a cor cinza. Feito estes passos, basta clicar dentro da sua imagem. Para aumentar ou diminuir o tamanho do pincel, clique com o botão direito do mouse dentro da imagem e altere o tamanho (“size”) para a numeração desejada;

Personalização do brush de fumaça escolhido (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Personalização do brush de fumaça escolhido (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Dica: Para aumentar ainda mais as possibilidades de personalização, você pode inclinar cada camada de fumaça inserida em sua imagem. Vá em “Editar” > “Transformação Livre” (“Edit” > “Free Transform”) - ou utilize o atalho Ctrl+T - e posicione o mouse nas pontas do quadrado que se formará, arrastando para o lado que quiser conforme a imagem abaixo;

Personalização do brush de fumaça escolhido (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Personalização do brush de fumaça escolhido (Foto: Reprodução/Ramon Martins)

Está feito! Você pode criar quantas camadas quiser e modificar os outros modelos de brushes que você viu no Passo 8. Uma outra dica é misturar os estilos de brushes com cores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Canto
    2015-05-26T06:09:43

    muito da hora e simples... parabéns!!!

  • Gregory Porto
    2012-11-15T21:11:49

    legal!!!

  • Daniel Marques
    2013-06-28T11:26:25

    Parabéns ! muito bom entendi perfeitamente .