Imagens

21/11/2012 07h20 - Atualizado em 21/11/2012 07h20

Como criar o efeito de raios multicoloridos em texto no Photoshop?

André Sugai
por
Para o TechTudo

Aprenda neste tutorial a aplicar o efeito de raios multicoloridos em textos usando o Photoshop. Para estilizar o termo "TechTudo" no Photoshop, utilizaremos ferramentas, filtros e modos de mesclagem. Vale lembrar que o efeito pode ter resultados distintos em palavras e fontes diferentes.

Texto com o efeito de raios multicoloridos feito no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)Texto com o efeito de raios multicoloridos feito no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Vá em "Arquivo" > "Novo" ("File" > "New") ou pressione Ctrl+N para criar um novo documento. Defina os valores abaixo;

Box para criação de um novo documento no Photoshop. Neste tutorial, trabalharemos com uma imagem de 1600 x 1200 px (Foto: Reprodução/André Sugai)Box para criação de um novo documento no Photoshop. Neste tutorial, trabalharemos com uma imagem de 1600 x 1200 px (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Selecione a ferramenta Texto Horizontal (“Horizontal Type Tool”) e escreva uma palavra qualquer;

"TechTudo" escrito usando a ferramenta de Texto Horizontal (Foto: Reprodução/André Sugai)"TechTudo" escrito usando a ferramenta de Texto Horizontal (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Clique com o botão direito do mouse sobre a camada de texto e escolha a opção Rasterizar Texto (“Rasterize Type”). Agora, pressione Ctrl+E para mesclar as duas camadas;

Caminho para a opção "Rasterizar Texto", que mescla a camada de fundo com o texto (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Rasterizar Texto", que mescla a camada de fundo com o texto (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Clique duas vezes sobre a camada Background e pressione "Ok" para destravá-la para edições;

Box para criação de uma nova camada, aqui chamada de "Layer 0". O processo "destrava" a camada de fundo para edições (Foto: Reprodução/André Sugai)Box para criação de uma nova camada, aqui chamada de "Layer 0". O processo "destrava" a camada de fundo para edições (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Vá em “Filtro” > “Desfoque” > “Desfoque Gaussiano” (“Filter” > “Blur” > “Gaussian Blur”);

Caminho para o filtro "Desfoque Gaussiano" (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para o filtro "Desfoque Gaussiano" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Box para definição do Desfoque Gaussiano. Aqui, optamos pelo raio de 3,6 pixels (Foto: Reprodução/André Sugai)Box para definição do Desfoque Gaussiano. Aqui, optamos pelo raio de 3,6 pixels (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 7. Agora vá em “Filtro” > “Estilização” > “Solarização” (“Filter” > “Stylize” > “Solarize”);

Caminho para o filtro "Solarização" (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para o filtro "Solarização" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 8. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de “Níveis” (“Levels”), defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Box de Níveis. Definidos os valores, basta dar "Ok" (Foto: Reprodução/André Sugai)Box de Níveis. Definidos os valores, basta dar "Ok" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 9. Vá em “Filtro” > “Distorção” > “Coordenadas Polares” (“Filter” > “Distort” > “Polar Coordinates”) e defina os valores abaixo;

Box do filtro "Coordenadas Polares", que distorce a imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)Box do filtro "Coordenadas Polares", que distorce a imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 10. Vá em “Imagem” > “Rotação” > “Girar 90° Horário” (“Image” > “Rotation” > “90 CW”). Agora vá em “Filtro” > “Estilização” > “Vento” (“Filter” > “Stylize” > “Wind”), defina os valores abaixo e clique em "Ok";

Box do filtro "Vento", que cria um efeito arrastado na imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)Box do filtro "Vento", que cria um efeito arrastado na imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 11. Pressione Ctrl+F duas vezes para reaplicar o filtro;

Resultado após reaplicação do filtro "Vento" (Foto: Reprodução/André Sugai)Resultado após reaplicação do filtro "Vento" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 12. Pressione Ctrl+I para inverter as cores do documento e logo após pressione Ctrl+F duas vezes para reaplicar o último filtro novamente;

Documento com as cores invertidas (Foto: Reprodução/André Sugai)Documento com as cores invertidas (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 13. Pressione Ctrl+I para inverter as cores novamente;

Imagem após nova inversão de cores, com preto no fundo e objeto em branco (Foto: Reprodução/André Sugai)Imagem após nova inversão de cores, com preto no fundo e objeto em branco (Foto: Reprodução/André Sugai)

 

Passo 14. Vá em “Imagem” > “Transformação” > “Girar 90° Anti-Horário” (“Image” > “Rotation” > “90 CCW”);

Caminho para rotação da imagem em 90º (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para rotação da imagem em 90º (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 15. Vá em “Filtro” > “Distorção” > “Coordenadas Polares” (“Filter” > “Distort” > “Polar Coordinates”) e defina os valores abaixo;

Box para nova aplicação do filtro Coordenadas Polares (Foto: Reprodução/André Sugai)Box para nova aplicação do filtro Coordenadas Polares (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 16. Vá em "Camada" > "Nova" > "Camada" ou use o atalho Ctrl+Shift+Alt+N. Feito isso, mude o modo de mesclagem da camada para “Cor” (“Color”);

Caminho para alteração do Modo de Mesclagem para "Cor" (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para alteração do Modo de Mesclagem para "Cor" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 17. Escolha a ferramenta Gradiente (“Gradient Tool”) e defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta;

Adição do efeito multicolorido ao texto, na barra de opções de ferramenta (Foto: Reprodução/André Sugai)Adição do efeito multicolorido ao texto, na barra de opções de ferramenta (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 18. Clique no centro do documento e arraste para fora. O seu efeito de raios multicoloridos feito no Photoshop estará pronto!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares