Sistemas Operacionais

12/11/2012 14h08 - Atualizado em 29/08/2016 17h12

Saiba como desativar e ativar o Windows Update no Windows 7

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Windows Update é o recurso da Microsoft para manter o sistema operacional do seu computador sempre atualizado, mas o serviço tem um problema que incomoda alguns usuários, ele é muito automático no Windows 7. Tanto que, às vezes, ele pega o usuário de surpresa, obrigando-o a esperar a aplicação de uma atualização quando o computador é desligado ou reiniciado.

Windows Update não funciona? Saiba como consertar

Se você quer desativar ou ativar o Windows Update, para que ele não lhe atrapalhe em situações como essa, confira esse tutorial do TechTudo.

Passo 1. Clique no botão Iniciar, na opção “Todos os Programas” e depois em “Windows Update”;

Acessando o Windows Update (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Windows Update (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. No lado esquerdo da janela que aparece, clique em “Alterar configurações”;

Clicando em "Alterar configurações" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Alterar configurações" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Para desativar o serviço,  clique na seta abaixo do item “Atualizações importantes” e escolha a opção “Nunca verificar se há atualizações (não recomendado)”. Desmaque a opção “Atualizações recomendadas” e depois clique no botão “OK”. Se for solicitado, informe uma senha de administrador ou apenas confirme a autorização;

Desativando o Windows Update (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando o Windows Update (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se quiser ativar novamente o Windows Update, clique na seta abaixo do item “Atualizações importantes” e escolha a opção “Instalar atualizações automaticamente (recomendado)”. Escolha o dia e a hora em que você quer que o serviço faça as atualizações na opção “Instalar novas atualizações:”;

    Ativando e definindo quando atualizar o sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Ativando e definindo quando atualizar o sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Marque a caixa de seleção abaixo da opção “Atualizações recomendadas” para saber os updates que a empresa aconselha que você faça.

Passo 6. Se você quiser que todos os usuários possam fazer a atualização do sistema, marque a caixa de seleção abaixo da opção “Quem pode instalar atualizações”;

Passo 7. Para que o sistema busque atualizações dos produtos da Microsoft após atualizar o Windows, marque a caixa de seleção abaixo da opção “Microsoft Update”;

Passo 8. Para saber mais detalhes sobre as atualizações, basta marcar a caixa de seleção abaixo da opção “Notificações de software”;

Passo 9. Clique no botão “OK”. Se for solicitado, informe uma senha de administrador ou apenas confirme a autorização;

Confirmando a ativação do Windows Update (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a ativação do Windows Update (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Com esse procedimento, você terá um maior controle sobre o que o Windows Update faz em seu sistema e evitará surpresas na hora de desligar o computador.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Comente no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Silva
    2017-03-13T07:54:34

    obrigado pela dica :)

  • Ronaldo
    2015-07-31T05:21:25

    O que mais incomoda é você estar fazendo um trabalho importante, ter várias coisas abertas, que para terminar seu trabalho leva dias, você não quer reiniciar, e o Windows Update de forma ditadora reinicia seu micro sem sua autorização. Isso irrita demais, e as vezes causa prejuízos muito grandes á um trabalho.

  • Igor Abreu
    2012-11-16T13:26:57

    Olá Pessoal, lembrando que não é recomendado de forma alguma desabilitar o Windows Update. Trabalho com Segurança da Informação, e um dos maiores problemas que vejo nos nossos clientes é a falta de atualização do Windows, e isso gera muitos problemas, pois os Windows Update instala não só as atualizações de componentes, mas ele também visa corrigir vulnerabilidades do sistema como a MS12-063 por exemplo, que é uma brecha encontrada no Internet Explorer que foi muito comentada recentemente, onde era recomendado que nem mesmo fosse usado o IE antes da atualização de segurança.

  • Vitinho
    2013-06-24T12:11:35

    As vezes ao sabilitar tem 2 opçoes para desmarcar e as vezes 4 porque isso acontece ?

  • Igor Abreu
    2012-11-16T13:35:08

    Hoje temos muitos Malwares que exploram essas vulnerabilidades e não é a toa que a Microsoft libera essas atualizações todas segunda Terça-feira de cada mês, e algumas mais importantes como foi o caso dessa do Internet Explorer, que foi liberada emergencialmente assim que ficou pronta. Então é melhor perder um pouco de tempo atualizando seu sistema, a tê-lo invadido por algum usuário mal intencionado. Com o Windows atualizado e um bom Antivirus, você estará sempre menos vulnerável à estes problemas.