Imagens

05/12/2012 10h56 - Atualizado em 05/12/2012 10h56

Aprenda como criar um spot de luz no Photoshop

André Sugai
por
Para o TechTudo

Aprensa neste tutorial a criar um spot de luz artificial no Photoshop para destacar produtos, logos ou outro detalhe qualquer que você queira trabalhar. Para isso usaremos filtros, modos de mesclagem (“blend modes”),  ferramentas e outros recursos bem interessantes.

Aprenda a criar um spot de luz em uma imagem no Photoshop. (Foto: Reprodução/André Sugai)Spot de luz feito no Photoshop iluminado smile (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Vá em "Arquivo" > "Novo" ("File" > "New") para criar um novo documento. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina o tamanho do seu documento. (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para definição do tamanho do seu documento (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Com a tecla Alt pressionada, clique duas vezes sobre a camada "Background" para habilitar o modo de edição na camada;

Habilite o modo de edição na layer background. (Foto: Reprodução/André Sugai)Paleta de camadas com a "Layer 0", criada ao habilitar a camada "Background" para edição (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Agora vá em “Camada” > “Estilo de Camada” > “Sobreposição de Gradiente” (“Layer” > “Layer Style” > “Gradient Overlay”);

Adicione uma layer style. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a "Sobreposição de Gradiente" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Defina os valores abaixo e clique duas vezes sobre a amostra do gradiente que estamos utilizando;

Insira os valores descritos. (Foto: Reprodução/André Sugai)Box "Estilo de Camada" aberto na aba de "Sobreposição de Gradiente" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Clique no slider inferior esquerdo e defina a cor #101213 e pressione "Ok";

Defina a primeira cor do gradiente. (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para definição da primeira cor do gradiente (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. Clique no slider inferior direito e defina a cor #253239 e pressione "Ok";

Defina a segunda cor do gradiente. (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para definição da segunda cor do gradiente (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 7. Seu documento deverá ficar como na foto abaixo;

Sua imagem ficará como a da foto. (Foto: Reprodução/André Sugai)Resultado após a aplicação da "Sobreposição de Gradiente" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 8. Vá em "Camada" > "Nova" > "Camada" ("Layer" > "New" > "Layer") ou pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova camada;

Crie uma nova layer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Paleta de camadas após a criação de uma nova camada no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 9. Selecione a ferramenta Letreiro Elíptico (“Elliptical Marquee Tool”) e crie uma seleção como a da foto abaixo na área onde você deseja criar seu spot de luz;

Crie uma seleção. (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção oval criada com a ferramenta Letreiro Elíptico (Foto: Reprodução/André Sugai)

 

Passo 10. Clique com o botão direito do mouse dentro da seleção e escolha a opção “Preencher” (“Fill”);

Escolha a opção Fill. (Foto: Reprodução/André Sugai)Opção "Preencher" ("Fill") em destaque (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 11. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores da imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para denifição dos valores do preenchimento (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 12. Clique com botão direito do mouse dentro da seleção e escolha a opção “Cancelar Seleção” (“Deselect”) para desabilitar a seleção;

Retire a visibilidade da seleção. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Cancelar Seleção", que retira a visibilidade da seleção (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 13. Vá em “Filtro” > “Desfoque” > “Desfoque Gaussiano” (“Filter” > “Blur” > “Gaussian Blur”);

Aplique o filtro Gaussian Blur. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para o filtro Desfoque Gaussiano ("Gaussian Blur") no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 14. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores da imagem. (Foto: Reprodução/André Sugai)Box para definição dos valores do filtro "Desfoque Gaussiano" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 15. Vá em "Camada" > "Nova" > "Camada" ("Layer" > "New" > "Layer") ou pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova camada;

Crie um nova layer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Camada "Layer 2" recém-criada seleciona na paleta do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 16. Selecione novamente a ferramenta Letreiro Elíptico (“Elliptical Marquee Tool”) e crie uma seleção oval no mesmo local onde criamos a seleção anterior;

Crie uma nova seleção. (Foto: Reprodução/André Sugai)Nova seleção oval criada com a ferramenta Letreiro Elíptico (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 17. Clique com o botão direito do mouse dentro da seleção e escolha a opção “Preencher” (“Fill”);

Clique com o botão direito do mouse escolha a opção Fill. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Preencher" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 18. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores da imagem. (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para definição dos valores do preenchimento (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 19. Clique com botão direito do mouse dentro da seleção e escolha a opção “Cancelar Seleção” (“Deselect”) para desabilitar a seleção;

Retire a visibildiade da seleção. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para retirada da visibilidade da seleção no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 20. Vá em “Filtro” > “Desfoque” > “Desfoque Gaussiano” (“Filter” > “Blur” > “Gaussian Blur”);

Aplique o filtro Gaussian Blur (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para nova aplicação do filtro "Desfoque Gaussiano" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 21. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores indicados. (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para definição dos valores do filtro Desfoque Gaussiano (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 22. Com a tecla Shift pressionada, clique sobre as duas camadas nas quais criamos os spots de luz. Sua paleta de camadas deverá ficar como a da foto;

Selecione as duas layers. (Foto: Reprodução/André Sugai)Duas camadas selecionadas na paleta do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 23. Pressione Ctrl+G para agrupar as camadas dentro de uma pasta como na foto abaixo;

Agrupe as layers dentro de um folder. (Foto: Reprodução/André Sugai)Camadas agrupadas dentro da pasta chamada "Group 1" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 24. Mude o modo de mesclagem para “Subexposição de Cor” (Color Dodge);

Mude o modo de blend da layer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para alterar o modo de mesclagem da camada para "Subexposição de Cor" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 25. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo;

Seu spot deverá ficar como o da imagem. (Foto: Reprodução/André Sugai)Spot  de luz feito no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 26. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova camada;

Crie uma nova layer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Nova camada seleciona na paleta do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 27. Selecione a ferramenta Caneta (“Pen Tool”). Certifique-se de que a opção “Demarcadores” (“Paths”) esteja selecionada na barra de opções da ferramenta no alto da tela e crie um “Demarcador” (“Path”) como o da foto abaixo;

Crie um path como o da imagem. (Foto: Reprodução/André Sugai)Demarcados criado com a ferramenta Ceneta (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 28. Clique com o botão direito do mouse dentro do “Demarcador” (“Path”) criado e escolha a opção “Preencher Demarcador” (“Fill Path”);

Escolha a opção Fill Path. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção "Preencher Demarcador" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 29. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores indicados na imagem. (Foto: Reprodução/André Sugai)Defina os valores indicados na imagem. (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 30. Clique com o botão direito do mouse dentro do “Demarcador” (“Path”) criado e escolha a opção “Deletar Demarcador” (“Delete Path”) para eliminá-lo;

Retire a visibilidade do Path. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para eliminar o demarcador (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 31. Agora vá em “Filtro” > “Desfoque” > “Desfoque Gaussiano” (“Filter” > “Blur” > “Gaussian Blur”);

Aplique o filtro Gaussian Blur. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para aplicação do filtro "Desfoque Gaussiano" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 32. Defina os valores abaixo e pressione "Ok";

Defina os valores indicados. (Foto: Reprodução/André Sugai)Box para aplicação do "Desfoque Gaussiano" e o preview do filtro na imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 33. Mude o modo de mesclagem da camada para ”Sobrepor” (“Overlay”);

Mude o modo de blend da layer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Alteração do modo de mesclagrem da camada para "Sobrepor" (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 34. Pressione Ctrl+J duas vezes para criar duas cópias da camada;

Crie duas cópias da layer. (Foto: Reprodução/André Sugai)Cópias da "Layer 3" criadas, com a mais recente, chamada de "Layer 3 copy 2" seleciona na plaeta de camadas (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 35. Agora vá em “Arquivo” > “Inserir” (“File” > “Place”) e escolha uma imagem para colocar sobre o spot de luz;

Adicione uma imagem no seu spot de luz. (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para adicionar uma imagem que seja iluminada pelo spot de luz. (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 36. No final sua imagem ficará você terá um spot de luz exclusivo para sua imagem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonas Cruz
    2017-03-08T11:17:36

    Não seria melhor usar as opções que estão em Filter > Render > Lighting Effects, e lá escolher as luzes Spot?