Edição e criação

12/12/2012 14h13 - Atualizado em 13/12/2012 11h17

Como capturar um vídeo pela webcam

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Normalmente, quando compramos uma webcam pensamos em usá-la para fazer vídeo conferência usando algum programas de comunicação instantânea, mas que tal usá-la para gravar vídeos? Acompanhe esse tutorial do TechTudo e aprenda como fazer isso.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Basicamente, existem duas formas de gravar vídeos usando uma webcam: você pode usar um programa do seu computador ou utilizar os recursos de um serviço de vídeos online como o YouTube. A vantagem da segunda opção é que, além não precisar instalar nada, você pode aproveitar e enviar o arquivo para o serviço e colocá-lo na Internet. Veja abaixo como se faz.

Capturar vídeo da webcam usando um programa local

Passo 1. Se você ainda não tem, baixe o Debut Video Capture no TechTudo Downloads, instale-o e depois execute-o. Usaremos esse programa porque, além de capturar vídeos da webcam, ele permite salvar o conteúdo gravado em diversos formatos;

Passo 2. Com o programa aberto, clique no botão “Device” caso ele ainda não esteja selecionado;

Acessando a webcam no programa (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a webcam no programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Clique na seta que fica depois de “Record Web Camera as…” e escolha o formato de saída do vídeo que você gravar;

Escolhendo o formato de saída do vídeo (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo o formato de saída do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se quiser modificar detalhes sobre a qualidade do vídeo a ser gravado, clique no botão “Encoder Options…”. Dentre as opções disponíveis nessa tela, é possível escolher o formato de compressão do vídeo e seus parâmetros, a compressão e o formato do áudio;

Escolhendo os detalhes da qualidade do vídeo (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo os detalhes da qualidade do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se quiser modificar detalhes sobre aspectos da gravação, clique no botão “Video Options”. Na tela que aparece é possível mudar o tamanho do arquivo, a quantidade de frames ou gravar em time-lapse;

Escolhendo os detalhes sobre aspectos do vídeo (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo os detalhes sobre aspectos do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Clique no botão “Record” ou tecle F5 e grave à vontade;

Iniciando a gravação do vídeo (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a gravação do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Quando terminar, clique no botão “Stop” ou tecle F7. Aparecerá um balão perto do canto direito da barra de tarefas do Windows avisando que o vídeo foi gravado, aperte nele para abrir o vídeo.

Finalizando a gravação do vídeo (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a gravação do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Capturar vídeo da webcam usando o YouTube

Passo 1. Acesse o site do YouTube e faça login em sua conta;

Passo 2. Clique na opção “Enviar vídeo”;

Clicando em "Enviar vídeo" (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Enviar vídeo" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro da página “Envie seu vídeo”, clique na opção “Gravar da webcam”;

Escolhendo a opção "Gravar da webcam" (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a opção "Gravar da webcam" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na próxima página, se aparecer a janela de configurações do Flash, marque a opção “Permitir” e “Lembrar” para deixar o Flash usar a webcam, depois clique em “Fechar”;

Dando permissão ao Flash para usar a a webcam (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Dando permissão ao Flash para usar a a webcam (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Clique no botão “Iniciar a gravação”;

Iniciando a gravação do vídeo (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a gravação do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Quando terminar clique no botão “Parar a gravação” e depois aperte o botão “Enviar” para fazer o upload do vídeo para o YouTube;

Finalizando a gravação do vídeo (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a gravação do vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com essas opções você poderá aproveitar ao máximo sua webcam, fazendo suas próprias produções. Quem sabe se uma delas não irá bombar na web no futuro...

Qual o melhor modelo de webcam? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Neumann
    2017-05-31T11:37:01  

    A interface é positiva, mas depois de baixar e iniciar os testes ele bloqueia e pede pra pagar, não é free!

    recentes

    populares

    • Marcos Neumann
      2017-05-31T11:37:01  

      obrigado por avisar