Imagens

17/01/2013 08h00 - Atualizado em 17/01/2013 08h00

Como criar efeito de plástico em texto no Photoshop?

Aline Ferreira
por
Para o TechTudo

Neste tutorial preparado pelo TechTudo ensinaremos a criar um efeito de texto plastificado no Photoshop para deixar sua fonte bem diferenciada.

Efeito de plástico em texto no Photoshop (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Efeito de plástico em texto no Photoshop (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 1. Crie um novo documento em branco clicando em “Arquivo” > “Novo” (“File” > “New”) ou simplesmente usando o atalho Ctrl+N. Coloque o tamanho que você preferir, no meu caso escolhi 3 polegadas na largura e na altura e 300 pixels/polegadas na resolução;

Crie um novo documento em branco (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Boz para criação de um documento em branco (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 2. Preencha de preto o novo documento para dar maior visibilidade a letra. Para isso basta clicar em “Editar” > “Preencher” (“Edit” > “Fill”) ou usar o atalho Shift+F5. Em seguida escolha a opção “Preto” (“Black”) no item “Conteúdo” (“Contents”) e clique em "Ok";

Preencha de preto o novo documento (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Janela da opção "Preencher" do Photoshop. Neste tutorial, foi aplicada a cor preta ao novo documento (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 3. Clique na ferramenta Texto na parte esquerda do programa e escolha a fonte. Coloque o texto na cor branca e digite seu texto;

Escreva o texto desejado (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Texto escrito com ferramenta no Photoshop. Em destaque a cor escolhida, a localização da ferramenta Texto e o menu para escolha da fonte (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 4. Redimensione e mova o texto até que ele fique no tamanho e na posição desejada;

Deixe o texto no tamanho e na posição desejada (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Texto redimensionado e colocado na posição desejada (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 5. Clique na guia “Estilo de Camada” (“Layer Styles”) e escolha a opção “Sobreposição de Cor” (“Color Overlay”);

Adicione sobreposição de cor ao texto (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Caminho para escolha da opção "Sobreposição de Cor" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 6. Clique na amostra de cor a direita do guia “Modo de Mesclagem” (“Blend Mode”). Na tela “Selecionar cor de sobreposição” (“Color Picker”) selecione a cor desejada para seu texto e clique em "Ok". No caso, optamos por um azul claro representado pelo código #58D3FC;

Selecione a cor desejada para seu texto (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Janela para escolha da cor desejada para seu texto. Em destaque, o código do tom de azul escohido (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 7. Retornando à janela “Estilo de Camada” (“Layer Styles”), clique na opção “Brilho Interno” (“Inner Glow”) na parte esquerda. Em seguida, configure as opções como mostrado na imagem abaixo. Uma atenção especial deve ser dada ao definir a cor do brilho, que deve ser uma cor mais escura do que a cor escolhida para o texto no passo anterior;

Adicione brilho interno ao texto (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Janela para definição do "Brilho Interno", outro dos efeitos presentes em "Estilo de Camada" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 8. Ainda na janela “Estilo de Camada” (“Layer Styles”), clique na opção “Chanfro e Entalhe” (“Bevel and Emboss”) na parte esquerda da tela. Em seguida, anexe opções de “Contorno” (“Contours”) ao item “Contorno de Reflexo” (“Gloss Contour”) como mostra a imagem abaixo;

Anexe opções de "Contorno" ao item "Contorno de Reflexo" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Seleção da opção "Contorno" no item "Contorno de Reflexo" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 9. Retorne ao item “Contorno de Reflexo” (“Gloss Contour”) e clique na opção representada por um anel triplo como mostra a imagem abaixo;

Escolha a opção representada por um anel triplo (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Contorno escolhido é o representado por um anel triplo (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 10.  Com o anel triplo selecionado, configure as demais opções conforme mostrado na imagem abaixo;

Configure as demais opções de Chanfro e Entalhe (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Configuração das demais opções de "Chanfro e Entalhe" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 11. Ainda na janela “Estilo de Camada” (“Layer Styles”), clique na opção “Contorno” (“Contour”) na parte esquerda da tela, logo abaixo de “Chanfro e Entalhe” (“Bevel and Emboss”). Em seguida, modifique o modo de exibição do elemento Contorno clicando na seta e depois em “Lista Grande” (“Large List”);

Modifique o modo de exibição do elemento contorno (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Caminho para modificar o modo de exibição do elemento contorno (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 12. Agora escolha a opção “Inclinação Rasa - Vale” (“Shallow Slope - Valley”);

Escolha a opção "Inclinação Rasa - Vale" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Caminho para a opção "Inclinação Rasa - Vale" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 13. Modifique a escala (range) para 75% e clique em "Ok";

Modifique a escala para 75% (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Escala de contorno modificada para 75% (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 14. Duplique a camada de texto clicando em “Camada” > “Duplicar Camada” (“Layer” > “Duplicate Layer”) ou simplesmente utlize o atalho Ctrl+J;

Duplique a camada de texto (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Paleta após a duplicação da camada de texto original (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 15. Clique na camada de texto original (a camada do meio) na paleta de camadas. Em seguida, clique na guia “Estilo de Camada” (“Layer Styles”) e escolha a opção “Traçado” (“Stroke”);

Adicione traçado ao texto (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Caminho para adição de traçado ao texto da camada original (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 16. Na tela que abrirá, configure o tamanho do traçado em 6 pixels. Arraste a tela “Estilo de Camada” (“Layer Styles”) para o lado até que você possa ver a imagem que você está editando. Em seguida, clique no modelo de cor e depois clique próximo a borda da letra para que a cor que lá estiver seja selecionada;

Selecione a cor do traçado (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)Janela de seleção da cor do traçado (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Passo 17. Ainda na janela “Estilo de Camada” (“Layer Styles”), retorne a opção “Chanfro e Entalhe” (“Bevel and Emboss”). Em seguida, modifique seu estilo para “Traçar Entalhe” (“Stroke Emboss”) e na opção “Contorno de Reflexo” (“Gloss Contour”) modifique para “Inclinação Rasa – Vale” (“Shallow Slope-Valley”). As demais opções configure como na imagem abaixo e, ao final, clique em "Ok".

Configure a opção "Chanfro e Entalhe" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira) (Foto: Configure a opção "Chanfro e Entalhe" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira))Janela para configuração da opção "Chanfro e Entalhe" (Foto: Reprodução/Aline Ferreira)

Pronto! O resultado deve ficar semelhante ao do início deste tutorial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Kuhn
    2013-02-22T00:29:19

    Cópia idêntica praticamente, assim como vários outros tutoriais daqui, de tutoriais dos fóruns BABOO, de muito tempo atrás.