Sistemas Operacionais

30/01/2013 14h06 - Atualizado em 30/01/2013 14h06

Saiba como converter arquivos de áudio no Ubuntu

Douglas Brandão
por
Para o TechTudo

Se você andava à procura de um aplicativo para converter arquivos de áudio no Ubuntu, pode ficar tranquilo, pois o XCFA (sigla para X Convert File Audio) converte para vários formatos com simplicidade e rapidez. Este software, que também se encontra na Central de Programas do Ubuntu, apesar de não ter ainda tradução para o português, é de fácil utilização. Siga os passos abaixo.

Passo 1. Após baixar o arquivo na página de downloads do TechTudo, clique duas vezes sobre o mesmo. Depois, o Ubuntu abrirá a Central de Programas e pedirá que você digite a sua senha de administrador. Feito isto, aguarde a instalação do software.

XFCA na Central de Programas do UbuntuXFCA na Central de Programas do Ubuntu (Foto: Reprodução/Douglas Brandão)

Passo 2. Após instalado, clique no botão “Painel Inicial” no topo do launcher e digite o nome do programa XCFA, quando aparecer, clique sobre o ícone e aguarde a sua inicialização.

XCFA no UnityXCFA no Unity (Foto: Reprodução/Douglas Brandão)

Passo 3. Depois de aberto o programa, clique no botão “Import” no canto superior esquerdo. Uma janela do sistema será aberta para que você possa selecionar os arquivos a serem enviados para a conversão.

Botão ImportBotão Import localizado no canto superior esquerdo (Foto: Reprodução/Douglas Brandão)

Passo 4. Após selecionar os arquivos, (isso mesmo, você pode converter vários de uma só vez, ou então, apenas um se quiser) eles serão abertos na tela do programa. A próxima etapa será marcar para qual formato acontecerá a conversão. No nosso caso, converteremos os arquivos do formato .ogg para o formato .mp3.

Arquivos abertos no XCFAArquivos abertos no XCFA (Foto: Reprodução/Douglas Brandão)

Passo 5. Antes de iniciar a conversão, você poderá selecionar em qual pasta serão salvos os arquivos de saída, ou seja, aqueles que estarão no novo formato de áudio. Para isso, clique na caixa ao lado do botão “Import”, embaixo de onde está escrito “Export converted files” e se abrirá uma caixa de seleção, onde você deverá clicar em “Select a new destination”. Depois uma janela do sistema se abrirá e você poderá selecionar o local para o qual deseja enviar os novos arquivos.

Botão select a new destinationBotão select a new destination (Foto: Reprodução/Douglas Brandão)

Passo 6. Após selecionar a pasta desejada, clique no botão “Apply the changes” no canto inferior direito da tela e aguarde a conversão dos arquivos.

Conversão dos arquivosConversão dos arquivos (Foto: Reprodução/Douglas Brandão)

Passo 7. Terminado o processo de conversão dos arquivos, o software dará um sinal. Depois é só conferir na pasta os arquivos convertidos para o novo formato.

Pasta dos arquivosPasta com os arquivos no novo formato (Foto: Reprodução/Douglas Brandão)

Pronto! Assim você pode converter todos os seus arquivos de áudio.

Você tem alguma dúvida sobre Ubuntu? Participe do Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silva Jads
    2015-04-07T09:19:00

    Muito útil esse tutorial. Parabéns