Sistemas Operacionais

27/02/2013 11h41 - Atualizado em 27/02/2013 14h26

Saiba como aumentar a autonomia da bateria no Windows 8

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Windows 8, antes de hibernar por falta de carga, retém uma pequena quantidade de energia como margem de segurança. Se você quiser ficar o máximo de tempo possível com o computador longe da tomada, diminuir o nível de bateria crítica nas configurações do sistema operacional pode render alguns preciosos minutos de autonomia. Para isso, basta seguir os passos abaixo.

Passo 1. Pressione “WinKey (tecla com o símbolo do Windows) + X” para exibir o menu de atalhos do Windows 8. Nele, clique em “Painel de Controle”;

Acessando o Painel de Controle (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando o Painel de Controle (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. No Painel de Controle, selecione a opção “Hardware e Sons” e abra “Opções de Energia”;

Opções de hardware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Opções de hardware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Ao lado do plano de energia que você costuma utilizar quando o notebook está desconectado da tomada (geralmente “Economia de energia”), clique em “Alterar configurações do plano”;

Configurações de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurações de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Em seguida, escolha “Alterar configurações de energia avançadas”;

Propriedades avançadas de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Propriedades avançadas de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Agora, na janela “Opções do plano”, expanda a categoria “Bateria” e “Nível de bateria crítica”;

Opções avançadas de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Opções avançadas de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por padrão, o Windows retém 5% da carga da bateria antes de hibernar. Se ela estiver em boas condições, você pode diminuir essa reserva para algo entre 2 e 3%, prolongando em alguns minutos a autonomia;

Passo 7. Por fim, quando fizer a mudança, não se esqueça de pressionar “OK” e clicar em “Salvar alterações”.

Pronto! Dessa forma, é possível extrair o máximo da bateria e ficar mais algum tempo longe da tomada. O procedimento, no entanto, não é recomendado se a bateria do seu notebook estiver comprometida, pois o nível de carga reserva nem sempre pode ser determinado de forma correta, o que fará com que o computador desligue antes que o Windows consiga hibernar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares