Utilitários

27/02/2013 12h02 - Atualizado em 04/04/2014 08h50

Como configurar o CCleaner para agendar limpezas automáticas

Larissa Ferreira
por
Para o TechTudo

O CCleaner é um programa que melhora o desempenho do computador ao remover arquivos que são armazenados diariamente na máquina sem o conhecimento do usuário. Com o passar do tempo, o PC pode ficar mais lento por causa destes itens. Configure o CCleaner para agendar limpezas em seu aparelho automaticamente ao iniciar.

Revo Uninstaller ou CCleaner, qual o melhor para desinstalar programas?

CCleaner 2013  (Foto: Divulgação/CCleaner)Com o CCleaner é possível agendar limpezas em sua máquina (Foto: Divulgação/CCleaner)

Passo 1. Inicialize o CCleaner;

Passo 2. Clique no menu “Opções”, localizado no canto esquerdo do programa, e depois em “Configurações”;

Acessando as configurações do CCleaner (Foto: Reprodução)Acessando as configurações do CCleaner (Foto: Reprodução)

Passo 3. Uma forma rápida de configurar o aplicativo para que ele efetue a limpeza automaticamente é selecionando a opção “Executar o CCleaner quando o Windows iniciar”. Ao escolher essa maneira, todas as vezes que ligar seu PC, o programa rodará.

Selecione a opção de iniciar o programa junto com o Windows (Foto: Reprodução)Selecione a opção de iniciar o programa junto com o Windows (Foto: Reprodução)

Como essa opção pode retardar um pouco a inicialização do sistema, separamos uma outra forma de programar as limpezas do CCleaner, dessa vez escolhendo o dia e hora que desejar.

Passo 4. Para utilizar esse recurso, precisaremos do Agendador de Tarefas do Windows. Vá até o menu Iniciar do sistema operacional e digite “agendador” na caixa de pesquisa. Em seguida, clique no ícone do programa;

Abra o Agendador de Tarefas, programa do Windows (Foto: Reprodução)Abra o Agendador de Tarefas, programa do Windows (Foto: Reprodução)

Passo 5. Com o Agendador de Tarefas aberto, selecione a opção “Criar Tarefa”, que encontra-se no lado direito da tela;

Clique em "Criar Tarefa" (Foto: Reprodução)Clique em "Criar Tarefa" (Foto: Reprodução)

Passo 6. Nesse momento, uma nova janela será aberta. Aqui, o usuário deve indicar qual a nova tarefa a ser criada. Na aba “Geral”, escolha um nome para a ação e marque a opção “Executar com privilégios mais altos”;

Escolha um nome para a tarefa (Foto: Reprodução)Escolha um nome para a tarefa (Foto: Reprodução)

Passo 7. Em “Disparadores”, pressione o botão “Novo”, localizado no canto inferior esquerdo da tela. Uma nova janela será aberta. Agora, é o momento de escolher a data e hora em que deseja que o CCleaner faça a limpeza do seu PC;

Defina a data e horário da limpeza (Foto: Reprodução)Defina a data e horário da limpeza (Foto: Reprodução)

Passo 8. Na aba “Ações”, o procedimento é parecido com o passo anterior. Clique em “Novo” e, na nova janela, selecione a opção “Procurar”, Em seguida, busque o CCleaner nos seus arquivos de programas. Então, digite o comando”/AUTO” no campo “Adicione argumentos”;

Procure o arquivo do CCleaner (Foto: Reprodução)Procure o arquivo do CCleaner (Foto: Reprodução)

Passo 9. Agora é só clicar em "OK" na parte inferior da janela para concluir a criação da tarefa. Ao fazer isso, voltará para a tela principal do Agendador de Tarefas, onde será possível ver a nova tarefa criada na Biblioteca do Agendador.

Visualize a tarefa criada na Biblioteca do Agendador (Foto: Reprodução)Visualize a tarefa criada na Biblioteca do Agendador (Foto: Reprodução)

Pronto! Basta escolher entre uma das duas opções para livrar seu PC de arquivos desnecessário. Vale lembrar que a opção de iniciar o programa juntamente com o Windows pode tornar o processo de inicialização mais lento.

O CCleaner é compatível com o Windows 8? Veja as opiniões no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sandra Brilhante
    2014-01-16T18:17:58  

    Sempre tive CCleaner e nunca me aconteceu isso, agora eu passo o CCleaner no meu pc e ele apaga todos os meus aplicativos do Crome que eu personalizei, estes aplicativos são de filmes online. Não estou entendendo porque. Desligo o Crome, passo o CCleaner como sempre fiz, daí quando vou acessar o Google Crome some tudo que eu tinha salvo nas pagina dos aplicativos, só ficam os aplicativos do próprio Crome. O que está acontecendo? Alguem pode me ajudar por favor ? Não quero ficar colocando toda hora os meus aplicativos de filme online toda vez que passo CCleaner.

    recentes

    populares

    • Sandra Brilhante
      2014-01-16T18:17:58  

      Sandra, antes de executar o Ccleaner verifique os itens que estão selecionados. Estes irão ser executados, se tiver alguma opção de limpeza ou algo do tipo para Arquivos, deixe-o em branco sem selecionar. No meu pc estava assim, e não me lembro qual opção deixei em branco, e ele não apaga mais.