28/02/2013 15h14 - Atualizado em 02/04/2014 09h27

Como fazer bordas em fotos no Gimp

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Gimp permite criar bordas em fotos de um jeito bastante prático. O método ensinado neste tutorial permitirá que você produza bordas com qualquer estampa para suas fotografias, tornando-as muito mais divertidas e personalizadas.

Foto de Madonna com borda de onça, criada no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Foto de Madonna com borda de leopardo, criada no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 1. Abra o Gimp e carregue a foto;

Tela inicial do Gim com foto carregada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela inicial do Gimp com foto carregada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Vá no menu “Filtros”, abra “Decoração” e escolha “Adicionar Borda”;

Caminho para adicionar borda no Gimp  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para adicionar borda no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Configure a largura dos eixos X e Y conforme desejar. Aqui, colocamos a espessura 50 para ambas as coordenadas. Dê “Ok”;

Janela "Adicionar Borda" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela "Adicionar Borda" do Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Perceba que a borda ficou em uma nova camada. Crie uma terceira camada com fundo transparente;

Box "Crie uma nova camada" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Box "Crie uma nova camada" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Com esta camada selecionada, arraste para ela a textura ou preenchimento que você quiser para a sua borda, ou mesmo desenhe o que quiser;

Preenchimento "Leopard" aplicado na nova camada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Preenchimento "Leopard" aplicado na nova camada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Para facilitar a visualização, desmarque o ícone de olho das camadas com a textura e com a foto, deixando apenas a camada da borda visível. Com esta selecionada, escolha a “Ferramenta de Seleção Contígua” (varinha mágica) e dê um clique na parte central da imagem;

Área central da borda selecionada com varinha mágica (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Área central da borda selecionada com varinha mágica (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Volte a visualizar todas as camadas. Vá até a camada da textura e clique em “Delete”. Note que a parte central da textura foi eliminada, deixando a foto aparente.

Imagem após deletar área central da textura (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Imagem após deletar área central da textura (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Sua fotogratia já está com borda. Agora é só exportar a sua imagem com o formato mais adequado.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Karinna Rau
    2014-02-15T13:30:52

    Sobre a aula como colocar a borda na foto, eu consegui entender até o passo 5. No passo 6, eu fui até a varinha mágica. Dei um clique na parte central da imagem e nada aconteceu! Não ficou igual ao exemplo dado na aula. A moldura não apareceu!n Outra coisa, como que se deleta no caso da explicação dada nessa aula? Clica onde? Por favor, me ajude a terminar de entender essa parte. A moldura simples eu já sei. Eu quero colocar a textura na moldura. Obrigada desde já.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Prohibited Loose
    2013-02-28T18:24:45

    Pô, gimp no ru-windows? kkkkkkkkkkkkkkkkkk nada contra, más, para este sistema operacional existem outras ferramentas que supostamente são melhores.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário