01/02/2013 08h05 - Atualizado em 01/02/2013 08h05

O que fazer se o celular não ligar ou ficar desligando sozinho?

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Seu smartphone desliga sozinho ou nem está mais ligando? Calma... nós sabemos que o seu telefone é indispensável para você, com todos os seus contatos, ferramentas, apps, jogos e fotos, dentre várias outras coisas importantes. Se o celular não caiu, quebrou ou foi submerso, mas ainda assim a bateria dele não carrega mais ou ele desliga sozinho, ainda pode haver solução.

Parte dos defeitos acontece quando os aparelhos começam a dar problemas de hardware (por uso prolongado ou peças mal encaixadas) e conflitos no software (devido ao grande uso da memória RAM do celular ou incompatibilidades de apps com o sistema operacional). Caso nenhuma das dicas listadas abaixo te ajude, aconselhamos que você procure uma assistência técnica especializada.

O que fazer quando o celular não recarrega a bateria?

Passo 1. Verifique se você está usando uma bateria e um carregador compatíveis com o modelo do aparelho. Celulares, mesmo quando semelhantes, como o iPhone, podem não funcionar com carregadores de outras versões. É muito comum, por exemplo, confundir o carregador do iPad com o do iPhone. Em caso de dúvidas, consulte o manual do usuário e veja as especificações impressas no carregador.

Foto 01O carregador pode ter o mesmo conector, mas isso
não significa que ele carregará seu celular (Foto:
Daniel Ribeiro)

Havendo acesso à outra bateria e a outro carregador do mesmo tipo que o do seu celular, tente substituí-los para determinar se o problema é com o telefone, com a bateria ou com o carregador.

Passo 2. Conecte o celular no carregador de bateria e este na tomada. Em seguida, verifique se o aparelho indica que a carga de sua bateria está sendo alimentada. Lembre-se de ter certeza de que a tomada e o cabo do carregador estejam funcionando devidamente. É muito comum notar problemas de mal contato no fio do carregador ou descobrir que uma tomada não está mais funcionando.

Passo 3. Caso o problema persista, certifique-se de que o aparelho esteja desligado e retire a bateria, o cartão de memória e o chip. Limpe com muito cuidado, usando uma borracha, o contato dourado da bateria do celular. Certifique-se de não deixar pedaços ou fiapos na região. Em seguida, reinsira todas as peças em seus lugares, conecte o aparelho na tomada e observe se o telefone indica que a bateria está sendo recarregada.

Passo 4. Caso o aparelho seja um modelo com bateria não removível, retire os cartões de memória e mantenha pressionado o botão “Liga/Desliga” até que o telefone seja desligado. Muitos modelos novos possuem comandos específicos para desligar o sistema à força. Basta fazer uma busca no Google pelo termo "hard reset" e o nome do seu telefone. Ao realizar o procedimento, espere em torno de 30 segundos, conecte o telefone no carregador de bateria e este na tomada, e observe se a conexão foi identificada.

Todos os seus aparelhos eletrônicos apresentam defeitos? Acompanhe a discussão no fórum

O que fazer quando o celular desliga sozinho?

Passo 1. Verifique se a capa de proteção do aparelho está pressionando de alguma forma o botão “Liga/Desliga” ou se este apresenta algum dano.

Passo 2. Observe se o contato entre o telefone e sua bateria está de acordo com o manual do aparelho. Já houve casos de telefones que acabaram criaram um pequeno espaço entre o contato e a bateria. Nesse caso, use um pedaço de papel ou plástico no lado oposto dos contatos para reforçar o contato. Importante: nunca coloque nada entre as extremidades metálicas e a bateria.

Passo 3. Confira se o telefone está quente demais ou muito frio. Alguns celulares desligam sozinho em temperaturas extremas para proteger seu sistema.

Passo 4. Observe se a memória RAM do smartphone está quase ou totalmente cheia. Isso faz com que o sistema do telefone fique muito lento e se desligue para se proteger.

Para descobrir, procure pelo “gerenciamento de programas” do telefone e verifique se há muitos apps abertos. Em seguida, encerre todos e observe se a porcentagem de uso da memória RAM diminui. Se continuar com uma taxa de utilização muito alta, desinstale os programas desnecessários.

Foto 03Gerenciador de memória do Android (Foto: Reprodução)

Caso o aparelho tenha passado por condições climáticas severas, como elevada umidade ou temperaturas extremas, lembre-se de executar essas operações quando o celular tiver voltado ao seu estado normal.

Persistindo o problema, procure a assistência autorizada para que seja feita uma inspeção técnica.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Paulo Guimarães
    2014-04-26T14:52:31   , respondido respondido 2014-10-28T13:37:02

    meu galaxy s4 mini chegou ontem, deixei ele carregando durante o tempo total ate os 100% da bateria.. inseri meu chip e comecei a mexer nele.. só que ele fica ligando e desligando a todo momento.. desliga toda hora msm.. alguém com problema semelhante?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Guimarães
      2014-04-26T14:52:31   , respondido respondido 2014-10-28T13:37:02

      o meu só tem 5 dias de uso e desliga e liga uma ou duas vezes ao dia

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Guimarães
      2014-04-26T14:52:31   , respondido respondido 2014-10-28T13:37:02

      Amigo, Samsung é a marca de celular que mais trava e desliga e liga sozinho...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Matheus Roberto
    2014-04-17T00:10:33

    Meu Xperia C esta ligado, recebendo mensagens e ligações, porém a tela não esta acendendo e o botão de liga e desliga não está funcionando. E faz um pouco mais de um mês que eu comprei o celular.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maiza Gama
    2014-03-12T15:36:56

    Ola Meu xperia c travou na primeira tela de ligar só aparece sony , gostaria de uma possível solução pois já entrei resert atras e não liga completamente e também não desliga :( , eu só tenho ele a 2 semanas eu tentei atualizar o software mais bem no final meu pc desligou sera que tem haver ? , so depois de ter feito isso foi que ele travou na primeira tela e não sai :'(

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Mascarenhas
    2014-01-28T20:23:56   , respondido respondido 2014-02-22T20:12:42

    Meu xperia mini pro não está ligando. Ele fica reiniciando sozinho e só volta ao normal depois de um tempo no carregador, mas quando tirado dá pau novamente... Não sei mais o que fazer. Alguém pode me ajudar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André Mascarenhas
      2014-01-28T20:23:56   , respondido respondido 2014-02-22T20:12:42

      Conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema, no mesmo aparelho.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André Mascarenhas
      2014-01-28T20:23:56   , respondido respondido 2014-02-22T20:12:42

      Conseguiram resolver? Estou com um problema semelhante no s4.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Igor Rocha
    2014-02-19T20:59:37

    Meu celular é um Xperia L , ultimamente ele tem desligado sozinho e a tela apaga as vezes como se tivesse dado um pane, mas hoje, eu estava usando e deixei descarregar até o final da bateria e agora quando vou colocar para carregar ele não da nenhum sinal de que esta sendo carregado e nem acende a luizinha que geralmente o Xperia acende . Alguém pode me ajudar ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Rebelo
    2013-02-13T15:53:26

    materiazinha ridícula com informações inúteis demais... ligar o carregador na tomada... aff

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lukinhas Boy
    2013-06-15T19:08:10

    o meu motorola xt300 esta descarregando rápido alguém me ajuda por favor to quase jogando ele fora

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ivanildo Nascimento
    2013-02-27T16:21:57

    por eu compre um BlackBeeey. e já fiz de tudo pra ligar e nada. por gente diz ai? segi todos comentario de como liga e nada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcus Abjaud
    2013-02-02T14:35:19

    Matéria muito criativa.A próxima vai ensinar a limpar seu aparelho,e a seguinte mostrar como colocá-lo junto sua cabeça para falar.Depois vão lançar um livro com 2 páginas como todas essas informações.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Geliton Costa
    2013-02-02T13:51:54

    O meu celular fica desligando eu só consigo concerta fanzendo o backp ou restaurando ajuste de fabrica

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wagner Collete
    2013-02-04T20:12:20

    PODE CRER ISSO E PURRA VERDADE E UM LIXO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria Nascimento
    2013-02-03T13:25:25

    Nathan Castro...obrigada pela a resposta, eu vou ver se consigo fazer isso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dylan Nascimento
    2013-02-01T22:12:11

    Outra coisa ,tente atualizar o SO dele USHAUSAHUSAH para Bada se usa Multiloader ou KIES, para Android utiliza-se ODIN ou KIES ,para iOS pode ser o próprio iTunes mesmo ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Silva
    2013-02-02T10:12:50

    Quando acontecer isso, compre um celular de verdade (iPhone). Nunca tive algum tipo de problemas desses. abs.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Willian Cunha
    2013-02-02T09:27:15

    Compra um novo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dario Coutinho
    2013-02-02T11:03:44

    Para quem tem Android, Windows Phone e até Symbian recomendo reinciar o aparelho pelo menos uma vez por dia. Sei que é incomodo, mas já evita muitas dores de cabeça.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Júnior
    2013-02-01T18:10:51

    E por quê não avisaram, nesta imagem, que carregar o celular com o fio preso pode causar problemas elétricos, como curto no fio e até incêndio no carregador?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tiago Silva
    2013-02-01T12:51:04

    Dicas nada úteis. Nada de diferente do que qualquer usuário faria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabiano Duarte
    2013-02-02T01:04:00

    matéria LIXO. coisa que qualquer usuário faria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Motta
    2013-02-01T19:25:19

    Meu Iphone tem quase 2 anos e nunca desligou sozinho, nunca trava! celular perfeito!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano Silva
    2013-02-01T22:48:23

    Pessoal me criticando pelo comentário dizendo que sou fã da Apple. Povo as vezes fica cego. Eu sou (fui) usuário de um GS2 que em 1 ano trincou a tela e o conector de carregamento oxidou. Como alguns ai estão dizendo eu não sou fã da Apple porque não gosto do IOS, prefiro Android, mas vou procurar o sistema em outro cel que não seja Samsung. O que eu quero dizer é que a política de garantia da empresa e INEXISTENTE porque de forma subjetiva joga toda a responsabilidade pra cima do cliente e se excluem totalmente de qualquer garantia sobre seus produtos. Aprendam a interpretar uma mensagem

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sebastiao Andrade
    2013-02-01T20:20:47   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:10

    tenho um slll o play store n ta ligando keria orientaçao de alguem????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sebastiao Andrade
      2013-02-01T20:20:47   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:10

      vai em configurações, entra em gerenciamento de aplicativos, procura o google play store e desinstala as atualizações. Funcionou comigo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sebastiao Andrade
      2013-02-01T20:20:47   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:10

      1º - Entre no Mercado Livre e o anuncie. 2º- Entre na Apple Store e compre um iPhone 5. ( Versão US claro ) 3º - Nunca mais tenha problemas que não deveriam (Básicos) ter em um smartphone. 4º - Welcome to Apple, welcome to the happiness !!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Franklin Figueiredo
    2013-02-02T10:52:00   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:09

    Se o celular for um Motorola de qualquer modelo,esqueça. Ela não dá a mínima para o consumidor,só atualiza software e não resolve o problema. Meus problemas acabaram quando troquei meu Motorola Spice XT pelo iPhone 4S.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Franklin Figueiredo
      2013-02-02T10:52:00   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:09

      Santa comparação hein amigo, aparelhos de classes totalmente diferentes, comparar um de entrada com um top de linha.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Cesar Oliveira
    2013-02-02T10:04:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:09

    Se o celular for um Samsung Galaxy Y, esqueça a Samsung manda vc levar na assistencia técnica, que atualiza o software mas o problema não resolve de jeito nenhum, o celular desliga sozinho apos chamadas, fica sempre indisponivel para receber ligações...é um produto mal nascido e infelizmente vc perde o valor que pagou pode jogar fora o aparelho pois a Samsung não ta nem aí para o consumidor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cesar Oliveira
      2013-02-02T10:04:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:09

      Pessoa, o Nathan falou tudo. Ir três vezes na assistência é besteira. Vá ao procom e peça um produto novo já que não resolveram o problema duas vezes pelo menos. O galaxy Y é um celular muito caro para o que oferece. Preferi pagar mais e pagr um Galaxy W, também tenho um galaxy s2 lite e nunca tive problema com nenhum dos dois ainda.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cesar Oliveira
      2013-02-02T10:04:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:09

      Maria Nascimento Se o produto for a assistência técnica pelo mesmo defeito no prazo da garantia, pela regra do CDC é contado como tempo corrido de defeito, ou seja, após 30 dias na assistência, você tem o direito de pedir o dinheiro de volta ou a troca do produto.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Adriano Silva
    2013-02-01T17:42:12   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:08

    Se o cel for Samsung vc irá fazer todos esses passos e o problema não erá ser solucionado, porque no caso do problema do carregador de bateria, o conector dos aparelho vem com vicio de fábrica e estão oxidando com menos de 1 ano de uso. Aí vc irá na assistência e eles não irão concertar o seu cel se estiver na garantia alegando mal uso por parte do usuário. Resumo...comprem qualquero outra marca, menos Samsung!!! Sai fora!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adriano Silva
      2013-02-01T17:42:12   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:08

      Paluego Ima, um otario da Samsung e invejoso da Apple detected!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adriano Silva
      2013-02-01T17:42:12   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:08

      paga pau da sansung detected!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário