01/02/2013 08h05 - Atualizado em 01/02/2013 08h05

O que fazer se o celular não ligar ou ficar desligando sozinho?

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Seu smartphone desliga sozinho ou nem está mais ligando? Calma... nós sabemos que o seu telefone é indispensável para você, com todos os seus contatos, ferramentas, apps, jogos e fotos, dentre várias outras coisas importantes. Se o celular não caiu, quebrou ou foi submerso, mas ainda assim a bateria dele não carrega mais ou ele desliga sozinho, ainda pode haver solução.

Parte dos defeitos acontece quando os aparelhos começam a dar problemas de hardware (por uso prolongado ou peças mal encaixadas) e conflitos no software (devido ao grande uso da memória RAM do celular ou incompatibilidades de apps com o sistema operacional). Caso nenhuma das dicas listadas abaixo te ajude, aconselhamos que você procure uma assistência técnica especializada.

O que fazer quando o celular não recarrega a bateria?

Passo 1. Verifique se você está usando uma bateria e um carregador compatíveis com o modelo do aparelho. Celulares, mesmo quando semelhantes, como o iPhone, podem não funcionar com carregadores de outras versões. É muito comum, por exemplo, confundir o carregador do iPad com o do iPhone. Em caso de dúvidas, consulte o manual do usuário e veja as especificações impressas no carregador.

Foto 01O carregador pode ter o mesmo conector, mas isso
não significa que ele carregará seu celular (Foto:
Daniel Ribeiro)

Havendo acesso à outra bateria e a outro carregador do mesmo tipo que o do seu celular, tente substituí-los para determinar se o problema é com o telefone, com a bateria ou com o carregador.

Passo 2. Conecte o celular no carregador de bateria e este na tomada. Em seguida, verifique se o aparelho indica que a carga de sua bateria está sendo alimentada. Lembre-se de ter certeza de que a tomada e o cabo do carregador estejam funcionando devidamente. É muito comum notar problemas de mal contato no fio do carregador ou descobrir que uma tomada não está mais funcionando.

Passo 3. Caso o problema persista, certifique-se de que o aparelho esteja desligado e retire a bateria, o cartão de memória e o chip. Limpe com muito cuidado, usando uma borracha, o contato dourado da bateria do celular. Certifique-se de não deixar pedaços ou fiapos na região. Em seguida, reinsira todas as peças em seus lugares, conecte o aparelho na tomada e observe se o telefone indica que a bateria está sendo recarregada.

Passo 4. Caso o aparelho seja um modelo com bateria não removível, retire os cartões de memória e mantenha pressionado o botão “Liga/Desliga” até que o telefone seja desligado. Muitos modelos novos possuem comandos específicos para desligar o sistema à força. Basta fazer uma busca no Google pelo termo "hard reset" e o nome do seu telefone. Ao realizar o procedimento, espere em torno de 30 segundos, conecte o telefone no carregador de bateria e este na tomada, e observe se a conexão foi identificada.

Todos os seus aparelhos eletrônicos apresentam defeitos? Acompanhe a discussão no fórum

O que fazer quando o celular desliga sozinho?

Passo 1. Verifique se a capa de proteção do aparelho está pressionando de alguma forma o botão “Liga/Desliga” ou se este apresenta algum dano.

Passo 2. Observe se o contato entre o telefone e sua bateria está de acordo com o manual do aparelho. Já houve casos de telefones que acabaram criaram um pequeno espaço entre o contato e a bateria. Nesse caso, use um pedaço de papel ou plástico no lado oposto dos contatos para reforçar o contato. Importante: nunca coloque nada entre as extremidades metálicas e a bateria.

Passo 3. Confira se o telefone está quente demais ou muito frio. Alguns celulares desligam sozinho em temperaturas extremas para proteger seu sistema.

Passo 4. Observe se a memória RAM do smartphone está quase ou totalmente cheia. Isso faz com que o sistema do telefone fique muito lento e se desligue para se proteger.

Para descobrir, procure pelo “gerenciamento de programas” do telefone e verifique se há muitos apps abertos. Em seguida, encerre todos e observe se a porcentagem de uso da memória RAM diminui. Se continuar com uma taxa de utilização muito alta, desinstale os programas desnecessários.

Foto 03Gerenciador de memória do Android (Foto: Reprodução)

Caso o aparelho tenha passado por condições climáticas severas, como elevada umidade ou temperaturas extremas, lembre-se de executar essas operações quando o celular tiver voltado ao seu estado normal.

Persistindo o problema, procure a assistência autorizada para que seja feita uma inspeção técnica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edmundo Loforte
    2015-07-19T04:02:27

    Meu note 2 aqueceu demasiado

  • Igor Rocha
    2014-02-19T20:59:37  

    Meu celular é um Xperia L , ultimamente ele tem desligado sozinho e a tela apaga as vezes como se tivesse dado um pane, mas hoje, eu estava usando e deixei descarregar até o final da bateria e agora quando vou colocar para carregar ele não da nenhum sinal de que esta sendo carregado e nem acende a luizinha que geralmente o Xperia acende . Alguém pode me ajudar ?

    recentes

    populares

    • Igor Rocha
      2014-02-19T20:59:37  

      Compre um caregador gador universal tire a bateria e pronto

  • Leonardo Aguirre
    2015-01-14T09:26:46

    O meu é um L5 não da pra mim fazer nenhum desses pq ele fica reiniciando de minuto em minuto eu ligo ele ai qd vou mexer ele reinicia não sei mais oq fazer ja to ficando sem paciencia

  • Paulo Guimarães
    2014-04-26T14:52:31  

    meu galaxy s4 mini chegou ontem, deixei ele carregando durante o tempo total ate os 100% da bateria.. inseri meu chip e comecei a mexer nele.. só que ele fica ligando e desligando a todo momento.. desliga toda hora msm.. alguém com problema semelhante?

    recentes

    populares

    • Paulo Guimarães
      2014-04-26T14:52:31  

      o meu só tem 5 dias de uso e desliga e liga uma ou duas vezes ao dia

    recentes

    populares

    • Paulo Guimarães
      2014-04-26T14:52:31  

      Amigo, Samsung é a marca de celular que mais trava e desliga e liga sozinho...

  • Matheus Roberto
    2014-04-17T00:10:33

    Meu Xperia C esta ligado, recebendo mensagens e ligações, porém a tela não esta acendendo e o botão de liga e desliga não está funcionando. E faz um pouco mais de um mês que eu comprei o celular.

  • Maiza Gama
    2014-03-12T15:36:56

    Ola Meu xperia c travou na primeira tela de ligar só aparece sony , gostaria de uma possível solução pois já entrei resert atras e não liga completamente e também não desliga :( , eu só tenho ele a 2 semanas eu tentei atualizar o software mais bem no final meu pc desligou sera que tem haver ? , so depois de ter feito isso foi que ele travou na primeira tela e não sai :'(

  • André Mascarenhas
    2014-01-28T20:23:56  

    Meu xperia mini pro não está ligando. Ele fica reiniciando sozinho e só volta ao normal depois de um tempo no carregador, mas quando tirado dá pau novamente... Não sei mais o que fazer. Alguém pode me ajudar?

    recentes

    populares

    • André Mascarenhas
      2014-01-28T20:23:56  

      Conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema, no mesmo aparelho.

    recentes

    populares

    • André Mascarenhas
      2014-01-28T20:23:56  

      Conseguiram resolver? Estou com um problema semelhante no s4.

  • Renato Rebelo
    2013-02-13T15:53:26

    materiazinha ridícula com informações inúteis demais... ligar o carregador na tomada... aff

  • Lukinhas Boy
    2013-06-15T19:08:10

    o meu motorola xt300 esta descarregando rápido alguém me ajuda por favor to quase jogando ele fora

  • Ivanildo Nascimento
    2013-02-27T16:21:57

    por eu compre um BlackBeeey. e já fiz de tudo pra ligar e nada. por gente diz ai? segi todos comentario de como liga e nada.

  • Marcus Abjaud
    2013-02-02T14:35:19

    Matéria muito criativa.A próxima vai ensinar a limpar seu aparelho,e a seguinte mostrar como colocá-lo junto sua cabeça para falar.Depois vão lançar um livro com 2 páginas como todas essas informações.

  • Geliton Costa
    2013-02-02T13:51:54

    O meu celular fica desligando eu só consigo concerta fanzendo o backp ou restaurando ajuste de fabrica

  • Wagner Collete
    2013-02-04T20:12:20

    PODE CRER ISSO E PURRA VERDADE E UM LIXO

  • Maria Nascimento
    2013-02-03T13:25:25

    Nathan Castro...obrigada pela a resposta, eu vou ver se consigo fazer isso.

  • Dylan Nascimento
    2013-02-01T22:12:11

    Outra coisa ,tente atualizar o SO dele USHAUSAHUSAH para Bada se usa Multiloader ou KIES, para Android utiliza-se ODIN ou KIES ,para iOS pode ser o próprio iTunes mesmo ...

  • Luiz Silva
    2013-02-02T10:12:50

    Quando acontecer isso, compre um celular de verdade (iPhone). Nunca tive algum tipo de problemas desses. abs.

  • Willian Cunha
    2013-02-02T09:27:15

    Compra um novo.

  • Dario Coutinho
    2013-02-02T11:03:44

    Para quem tem Android, Windows Phone e até Symbian recomendo reinciar o aparelho pelo menos uma vez por dia. Sei que é incomodo, mas já evita muitas dores de cabeça.

  • José Júnior
    2013-02-01T18:10:51

    E por quê não avisaram, nesta imagem, que carregar o celular com o fio preso pode causar problemas elétricos, como curto no fio e até incêndio no carregador?

  • Tiago Silva
    2013-02-01T12:51:04

    Dicas nada úteis. Nada de diferente do que qualquer usuário faria.

  • Fabiano Duarte
    2013-02-02T01:04:00

    matéria LIXO. coisa que qualquer usuário faria.

  • Paulo Motta
    2013-02-01T19:25:19

    Meu Iphone tem quase 2 anos e nunca desligou sozinho, nunca trava! celular perfeito!

  • Adriano Silva
    2013-02-01T22:48:23

    Pessoal me criticando pelo comentário dizendo que sou fã da Apple. Povo as vezes fica cego. Eu sou (fui) usuário de um GS2 que em 1 ano trincou a tela e o conector de carregamento oxidou. Como alguns ai estão dizendo eu não sou fã da Apple porque não gosto do IOS, prefiro Android, mas vou procurar o sistema em outro cel que não seja Samsung. O que eu quero dizer é que a política de garantia da empresa e INEXISTENTE porque de forma subjetiva joga toda a responsabilidade pra cima do cliente e se excluem totalmente de qualquer garantia sobre seus produtos. Aprendam a interpretar uma mensagem

  • Sebastiao Andrade
    2013-02-01T20:20:47  

    tenho um slll o play store n ta ligando keria orientaçao de alguem????

    recentes

    populares

    • Sebastiao Andrade
      2013-02-01T20:20:47  

      vai em configurações, entra em gerenciamento de aplicativos, procura o google play store e desinstala as atualizações. Funcionou comigo.

    recentes

    populares

    • Sebastiao Andrade
      2013-02-01T20:20:47  

      1º - Entre no Mercado Livre e o anuncie. 2º- Entre na Apple Store e compre um iPhone 5. ( Versão US claro ) 3º - Nunca mais tenha problemas que não deveriam (Básicos) ter em um smartphone. 4º - Welcome to Apple, welcome to the happiness !!

  • Franklin Figueiredo
    2013-02-02T10:52:00  

    Se o celular for um Motorola de qualquer modelo,esqueça. Ela não dá a mínima para o consumidor,só atualiza software e não resolve o problema. Meus problemas acabaram quando troquei meu Motorola Spice XT pelo iPhone 4S.

    recentes

    populares

    • Franklin Figueiredo
      2013-02-02T10:52:00  

      Santa comparação hein amigo, aparelhos de classes totalmente diferentes, comparar um de entrada com um top de linha.