Ferramentas de sistema

14/02/2013 07h15 - Atualizado em 14/02/2013 10h05

Saiba como aumentar o tamanho de um disco virtual no VirtualBox

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você criou um disco virtual no VirtualBox e depois descobriu que o espaço dele não será suficiente para o que precisa, esse tutorial do TechTudo irá ajudá-lo a resolver o problema.

Antes de iniciar, é importante saber que esse procedimento não funciona com discos fixos. Portanto, quando for criar um disco e queira aumentar ele depois, escolha sempre a opção “Dinamicamente alocado” em vez de “Tamanho Fixo”. Por último, faça uma cópia do disco a ser aumentado.

Na hora de criar um disco escolha a opção "Dinamicamente alocado" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Na hora de criar um disco escolha a opção "Dinamicamente alocado" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aumentando o tamanho do disco Virtual

Passo 1.Clique no menu iniciar e digite “cmd” (sem as aspas) na caixa de pesquisa. Depois clique com o botão direito em “cmd” e escolha a opção “Executar como administrador” no menu que aparece. Se for solicitado, digite a senha do administrador para autorizar a execução;

Executando o terminal do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o terminal do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela do terminal, digite “cd \Program Files\Oracle\VirtualBox” (sem as aspas) e depois tecle “Enter”, para ir até a pasta do VirtualBox;

Acessando a pasta do VirtualBox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a pasta do VirtualBox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Ainda no terminal, digite “VBoxManage.exe modifyhd “D:\maquinas\Windows7\
Windows7.vdi” –resize 30720″ (sem as apas do inicio e fim do comando) e tecle “Enter”. Lembrando que o caminho é onde fica o disco virtual no PC e o número depois da opção “–resize” é o novo tamanho dele em MB;

Aumentando o tamanho do disco virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aumentando o tamanho do disco virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Expandindo a partição para o novo tamanho

Infelizmente o processo acima não irá aumentar o espaço da partição no disco virtual. Assim, ao acessar o sistema operacional da máquina virtual ele ainda estará usando apenas o espaço que tinha antes. Para corrigir isso é preciso expandir a partição dentro do disco, veja como fazer isso:

Passo 1. Acesse o endereço http://gparted.sourceforge.net/download.php e baixe a imagem bootável do programa;

gpaerted01 (Foto: gpaerted01)gpaerted01 (Foto: gpaerted01)

Passo 2. Execute o VirtualBox. Dentro dele, clique com o botão direito na máquina virtual e no menu. Escolha a opção "Configurações";

Acessando as configurações da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em configurações, clique na opção “Armazenamento” e dentro do quadro “Árvore de Armazenamento” na opção “Vazio”. Em seguida clique na seta ao lado do ícone do CD. No menu que aparece, escolha a opção ”Selecione um arquivo de CD/DVD virtual…”;

Adicionando uma imagem ISO na máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando uma imagem ISO na máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na janela que aparece, vá para a pasta onde salvou a imagem e clique nela, depois clique no botão “Abrir”. Em seguida confirme as alterações, clicando em “OK” na janela de configurações;

Escolhendo a imagem ISO (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a imagem ISO (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Clique com o botão direito do mouse na máquina virtual e no menu que aparece, escolha a opção “Iniciar”. Na tela inicial e nas perguntas que aparecerem depois, basta teclar “Enter”, para que a inicialização continue;

Inicializando o Gparted (Foto:Reprodução/Edivaldo Brito)Inicializando o Gparted (Foto:Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Quando inicializar a interface gráfica do GParted, clique com o botão direito do mouse na partição que deseja expandir e no menu que aparece escolha a opção “Resize/Move”;

Selecionando a partição para expandir (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a partição para expandir (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na janela que aparece, clique na seta para cima do campo “New size (MiB):” até ela ficar indisponível ou simplesmente vá no gráfico que fica no topo da janela e arraste a barra deslizante até o fim para utilizar todo o espaço disponível. No final, clique no botão “Resize/Move” para continuar;

Aumentando o espaço da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aumentando o espaço da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Agora clique no botão “Apply”. Quando aparecer uma janela pedindo confirmação, clique no botão “Apply”;

Confirmando as alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando as alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Finalizado o processo, clique no ícone “Exit”. Na janela que aparece, clique na opção “Shutdown” e depois no botão “OK”;

Saindo do GParted (Foto: Reproduação/Edivaldo Brito)Saindo do GParted (Foto: Reproduação/Edivaldo Brito)

Passo 10. No final do desligamento será preciso pressionar a tecla “Enter” para finalizar o processo;

Desligando a máquina virtual (Foto: Reproduação/Edivaldo Brito)Desligando a máquina virtual (Foto: Reproduação/Edivaldo Brito)

Passo 11. Acesse as configurações da máquina virtual novamente e remova o disco do GParted, clicando na opção “Armazenamento” e depois no nome da imagem ISO. Em seguida clique na seta ao lado do ícone do CD. No menu que aparece, escolha a opção “Remover disco do drive virtual”;

Removendo disco do GParted da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Removendo disco do GParted da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pass 12. Inicie a máquina virtual novamente e veja como ficou. Se o sistema operacional dela for o Windows, ele irá fazer uma checagem antes de carregar a interface gráfica. Não interrompa esse processo.

Windows verificando a partição antes de inicializar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Windows verificando a partição antes de inicializar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Seu disco virtual e a partição utilizada nele já estão com o novo tamanho, do jeito que você queria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ramon Guimarães
    2016-03-10T12:12:19

    Não precisa baixar o Gparted, é só iniciar o sistema, ir em gerenciamento de disco, clicar com botão direito no C: e "Estender Volume" Avance tudo, concluído! Pronto.

  • Igor Ramos
    2015-10-23T11:55:00

    Perfeito! Funcionou sem problema algum no Windows 7

  • Hegberto Santos
    2014-12-01T10:39:47

    Perfeito...parabéns....

  • Antonio Turano
    2014-09-18T11:10:48

    Boas a todos, Parabéns pelo Tutorial. Surgiu uma duvida, qual é a vantagem e a desvantagem de se aumentar o disco virtual. Tanto para o SO fixo instalado como para o SO virtual. Obrigado pela atenção

  • Erick Serafim
    2014-06-06T17:20:59

    Procedimento perfeito funciona mesmo ... obrigada

  • Fabiano Goulart
    2014-03-12T02:06:20

    Tutorial muito bom. A parte do CMD foi espetacular, embora depois de aumentar o disco no CMD, eu prefiro utilizar o próprio gerenciador de disco do Win7 para alocar o espaço criado na unidade. É mais simples e fácil que a segunda parte deste tutorial. Basta pesquisar no google "gerenciamento de partição no Win7". Fica a dica!

  • Greienne Santos
    2014-01-06T09:03:09

    Muito bem explicado, parabéns. Só tive problema na hora de expandir a partição, pois ele pedia para passar o chkdsk. Só depois da terceira vez passando o chkdsk consegui concluir o processo.

  • Fernando Machado
    2013-09-25T11:25:06

    Artigo "Preciso e Infalível como Bruce Lee"

  • Cezar Leão
    2013-06-03T15:06:01

    Muito Bom!!! Quebrou uma arvore esse artigo.