20/03/2013 14h10 - Atualizado em 08/07/2013 12h13

Dicas básicas para se dar bem em Candy Crush Saga

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo

Candy Crush Saga, um dos jogos mais populares para smartphones, está disponível para iOS, Android. O jogo combina doces em um tabuleiro e apresenta mais de 100 fases com formatos e desafios diferentes. Confira abaixo algumas dicas para se dar bem no game.

Candy Crush Saga (Foto: Reprodução)Candy Crush Saga (Foto: Reprodução)

A premissa básica do jogo é combinar pelo menos 3 doces da mesma cor, na vertical ou na horizontal, para eliminá-los do tabuleiro e rearrumar as demais peças. Cada fase tem um número definido de jogadas – ou um tempo determinado – para que o jogador alcance a meta determinada. Quando o jogador demora demais para fazer uma jogada, o Candy Crush dá dicas de combinações possíveis, mas geralmente essas jogadas não são as melhores. Então, só confie na dica se você não estiver vendo nenhuma outra possibilidade.

As fases

O Candy Crush Saga tem 3 tipos de fases, que são combinadas para aumentar a dificuldade do jogo. Uma das fases que mais aparecem exige que o usuário elimine a gelatina do tabuleiro. Nessa etapa, algumas casas estão cobertas por camadas de gelatina e é preciso “estourar” as peças para eliminá-las. Como podemos ver na figura abaixo, a casa 1 é a que tem mais camadas de gelatina e precisará ser “estourada” três vezes, a casa 2 já perdeu uma camada e precisa de mais duas jogadas e a casa 3 só precisa de mais uma jogada para se livrar totalmente da gelatina. Na casa 1, o jogador não pode ver o doce e muito menos movê-lo. É preciso jogar com as peças em volta para liberar a casa.

Camadas de gelatina no Candy Crush Saga (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)Camadas de gelatina no Candy Crush Saga (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Outro tipo de fase pede que o jogador reúna os ingredientes que variam em tipos e quantidades. O jogador deve descer os ingredientes no tabuleiro até que eles cheguem à base e sejam eliminados. É possível ver a meta e o quanto já foi cumprido em um pequeno box no canto superior direito da tela. Lembre-se que se a fase combinar os modos gelatina e ingredientes e a meta for a de reunir os ingredientes, você só precisa se preocupar em eliminar a gelatina que estiver no caminho. Então, não gaste jogadas à toa.

Fase em que é preciso eliminar ingredientes (Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho)Fase em que é preciso eliminar ingredientes (Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho)

A terceira fase possível é a que delimita o tempo, então a dica é agir rápido. Tente juntar o maior número de peças possível para conseguir doces especiais e eliminar mais casas, mas não se esqueça de sempre jogar com os doces que aumentam o tempo. Como vemos na figura abaixo, algumas peças disponibilizam mais tempo para jogar quando são eliminadas.

Fase que delimita o tempo no Candy Crush Saga (Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho)Fase que delimita o tempo no Candy Crush Saga (Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho)

Doces especiais

A forma mais simples de multiplicar pontos no Candy Crush e eliminar peças é formar doces especiais. Com quatro peças da mesma cor, o jogador forma um doce especial listrado, que elimina uma linha ou coluna inteira quando combinado com outras peças da mesma cor. Juntando cinco peças o usuário forma outro doce especial que lembra um brigadeiro e, ao ser combinado com uma peça, ele elimina todos os doces da cor desta peça no tabuleiro.

Doces especiais no Candy Crush (Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho)Doces especiais no Candy Crush (Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho)

Outra peça especial pode ser formada quando os doces combinados formam um L ou um T. É como se a peça deslocada para formar essas letras possibilita-se duas jogadas de três peças – na vertical e na horizontal – e por isso é formado um doce especial. Esse doce aparece embalado em plástico e, quando combinado a peças da mesma cor, explode e elimina peças ao redor.

Uma dica preciosa para fazer mais pontos no jogo é combinar os doces especiais. Por exemplo, combinar dois doces listrados – que não precisam ser da mesma cor – elimina ao mesmo tempo uma linha e uma coluna. E combinar um doce listrado com um doce com plástico forma um doce super especial que elimina várias linhas e colunas e faz muitos pontos.

Combinando doces especiais (Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho)Combinando doces especiais (Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho)

Para ter sucesso nas fases do Candy Crush Saga, é importante montar estratégias e pensar se é possível formar doces especiais antes de fazer um movimento no tabuleiro. Não desperdice suas jogadas e lembre-se que você só tem cinco vidas de cada vez no jogo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Jéssica Clementino
    2014-07-18T16:11:40

    tem fases que tem que fazer 2 balinhas com embalagem, não entendi o segredo dessa combinação, alguém tem uma dica?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Natacha Almeida
    2013-05-16T03:10:05   , respondido respondido 2014-06-10T16:50:51

    Consegui passar da fase 29... Agora empaquei na 34... Hahahahaha!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Natacha Almeida
      2013-05-16T03:10:05   , respondido respondido 2014-06-10T16:50:51

      quando você chegar na fase 65 pensará em desistir do jogo! é muito difícil

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luciana Santos
    2013-04-29T08:37:15   , respondido respondido 2014-06-10T16:50:51

    eu nao consigo sair da fase 29 e por mais que eu consiga pontuação maxima ok faço

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luciana Santos
      2013-04-29T08:37:15   , respondido respondido 2014-06-10T16:50:51

      Eu demorei 2 semanas para sair dela. E estou empacada na 30! Hahahahahaha...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Maria Martins
    2013-03-25T22:27:02   , respondido respondido 2014-06-10T16:50:51

    Entrei aqui para saber como se faz o doce embalado.....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maria Martins
      2013-03-25T22:27:02   , respondido respondido 2014-06-10T16:50:51

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maria Martins
      2013-03-25T22:27:02   , respondido respondido 2014-06-10T16:50:51

      Jose Souza kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Maria Martins
    2013-03-25T22:26:08   , respondido respondido 2014-06-10T16:50:50

    Estou na fase 135, e não consigo passar de jeito nenhum!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maria Martins
      2013-03-25T22:26:08   , respondido respondido 2014-06-10T16:50:50

      demorei mais de uma semana pra passá-las... Estou há quase 1 mês na 208 e não to conseguindo...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maria Martins
      2013-03-25T22:26:08   , respondido respondido 2014-06-10T16:50:50

      demorei tb um pouco na 135.. engraçado tem umas super dificies haha outras mais fáceis..

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • William Silva
    2013-06-16T16:20:15   , respondido respondido 2014-03-27T05:55:58

    Acabou minha vidas como eu faço para ter mais vidas

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • William Silva
      2013-06-16T16:20:15   , respondido respondido 2014-03-27T05:55:58

      Vc tem q pedir aos amigos q tbm jogam o candy crush ou esperar alguns minutos

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Maria Freitas
    2013-06-09T19:15:11   , respondido respondido 2013-10-30T14:18:06

    estou na fase 95 e não consegui entender o mecanismo para passar de fase.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maria Freitas
      2013-06-09T19:15:11   , respondido respondido 2013-10-30T14:18:06

      Maria, se vc está na fase 95 e ainda não entendeu o mecanismo de passar de fases, de duas uma: Ou vc é muito burra, ou é muito inteligente! De qualquer forma, meus parabéns! kkk (de boa)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maria Freitas
      2013-06-09T19:15:11   , respondido respondido 2013-10-30T14:18:06

      essa é difícil mesmo hahahaha a missão é trazer todos os ingredientes pra base, que parte tu não entendeu?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Karina Melo
    2013-07-09T21:04:37   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:43

    quando tento usar as minhas vidas no app do iPad o jogo da erro e fecha, ou seja, tenho centenas de vidas mas nao posso usar nenhuma. o que posso fazere para corrigir esse erro? Outra coisa, o meu jogo do iPhone esta no estagio 1 e no iPad no 186. pq zerou no iphone?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Karina Melo
      2013-07-09T21:04:37   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:43

      qdo jogo no ipad consigo guardar as vidas que recebo,quando jogo no pc não consigo.Perco todas.Tbém nao sei o que fazer...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ana Lerroy
    2013-03-28T17:58:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:41

    Pede 23 mil pontos faço 26 mil e nao passo de fase

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ana Lerroy
      2013-03-28T17:58:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:41

      Provavelmente tem outro objetivo além dos 23000 pontos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Dilma Silva
    2013-04-12T09:26:18   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:40

    5 vidas é muito pouco e as vidas que ganhamos dos amigos não acumulam, elas somem; tenho que esperar muito tempo pra ter vidas novamente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dilma Silva
      2013-04-12T09:26:18   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:40

      Adiante o relógio do seu smartphone, iPad etc. Para ganhar vidas sem precisar esperar a que seus amigos te enviam.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dilma Silva
      2013-04-12T09:26:18   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:40

      No celular elas acumulam... é só cancelar a mensagem, aí quando suas vidas acabarem, vc abre a mensagem e usa a vida!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • GENY SERRANO
    2013-04-27T00:40:25   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:39

    o problema é que qdo agente empolga só consegue passar a fase se gastar dindim!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • GENY SERRANO
      2013-04-27T00:40:25   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:39

      É só voce arrumar 3 amigos para jogar o Candy aí um vai ajudando o outro e voces vão seguindo em frente.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Frainer
    2013-10-09T23:13:04

    uma diga para voltar a ter as 5 vidas sem precisar esperar os infinitos minutos é só entrar nas propriedades de data do smartphone e alterar para 1 dia a frente... pronto... 5 vidas novinhas instantaneamente... e não perde se retornar à data anterior

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Natacha Almeida
    2013-05-03T18:26:19

    Jogo maldito!!! Não consigo parar de jogar... Ele não é tão fácil assim para ter só 5 vidas de cada vez, deveria ser liberado! É um saco quando você começa a pegar o embalo e as vidas acabam!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário