22/03/2013 13h07 - Atualizado em 22/03/2013 13h07

Veja como detectar e remover o trojan ‘Yontoo’ do seu Mac OS

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

A companhia de segurança Dr. Web anunciou a descoberta de um novo ataque com um cavalo de troia desenvolvido para a plataforma Mac OS. Neste "ataque", sites maliciosos podem enganar o usuário e convencê-lo a instalar um plug-in que se integra aos navegadores e apresenta propagandas na tela.

O malware, chamado de “Yontoo”, se passa por um player de mídias, um gerenciador de downloads ou algum outro plug-in requisitado pelos sites maliciosos para a execução de um determinado conteúdo. Ao clicar no link, o usuário é redirecionado para uma página que pede a execução de um programa falso, chamado de "Twit Tube". Este programa instala um plug-in em navegadores populares no Mac OS como o Safari, o Chrome e o Firefox. O “Yontoo” realiza o monitoramento do comportamento dos usuários e apresenta uma série de propagandas e pop-ups durante a navegação na Web.

Neste tutorial, o TechTudo vai ensinar como verificar se o “Yontoo” está instalado e como proceder para removê-lo. Para verificar e retirar o trojan, siga estes simples passos:

Passo 1. Para verificar se o trojan está instalado na biblioteca compartilhada entre os usuários do Mac, primeiramente abra uma janela do Finder, o gerenciador de janelas do Mac OS.

Abrindo o Finder na dock do Mac OS X (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Abrindo o Finder na dock do Mac OS (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. Em seguida, navegue através do Finder para as seguintes pastas: primeiro, clique no símbolo do seu HD. Em seguida, clique em Biblioteca. E depois em "Internet Plug-Ins". Verifique se o “Yontoo” está na pasta. Em caso positivo, remova o arquivo selecionando-o, clicando com o botão direito, e movendo-o para a lixeira.

Buscando o trojan na Biblioteca Comum do Mac (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Buscando o trojan na Biblioteca Comum do Mac (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 3. O segundo lugar possível é na biblioteca que está no espaço do usuário que está logado no sistema. Para acessá-la, clique em uma janela do Finder para que ele fique em primeiro plano.

Passo 4. No menu superior, clique em “Ir”. Para habilitar o acesso a Biblioteca do usuário, com as opções de “Ir” abertas, aperte a tecla "Option" do teclado. O atalho para a Biblioteca do Usuário aparecerá entre os links para “Pasta pessoal e “Computador”.

Selecionando a Biblioteca do Usuário, que é ocultada por padrão (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Selecionando a Biblioteca do Usuário, que é ocultada por padrão (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 5. Clique no link para a Biblioteca do Usuário. Dentro da pasta, navegue para a pasta "Internet Plug-Ins". Verifique se o “Yontoo” está na pasta. Em caso positivo, remova o arquivo selecionando-o, clicando com o botão direito e movendo o arquivo para a lixeira.

Buscando o trojan na Biblioteca do usuário (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Buscando o trojan na Biblioteca do usuário (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 6. Esvazie a lixeira. Para isso, clique com o botão direito na dock, em cima do ícone da lixeira e opte por "Esvaziamento Seguro do Lixo". Agora basta reiniciar o navegador e o seu Mac estará livre desta ameaça!

Esvaziando a lixeira e excluindo o trojan, caso ele esteja instalado (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Esvaziando a lixeira e excluindo o trojan, caso ele esteja instalado (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Pronto! Agora você já como checar e remover o malware "Yontoo" do seu Mac OS!


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  • Paulo Cesar
    2013-03-22T17:38:14

    virus no Mac... quem diria... sinal dos tempos...

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