27/03/2013 08h05 - Atualizado em 27/11/2014 14h22

Como usar o iPhone ou iPad como modem ou roteador Wi-Fi?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Usar o iPhone ou iPad com 3G como roteador Wi-Fi é uma boa saída para quando você precisa acessar alguma coisa no computador, mas não tem nenhuma rede disponível por perto. Caso seu dispositivo esteja com a conexão de dados ativada, usá-lo como modem é a solução mais prática. Parece complicado, mas não é. Veja a seguir como fazer isso.

Confira os melhores modelos de capinha para o iPhone 6

Aprenda a ativar e compartilhar a conexão de dados no iPhone/iPad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Aprenda a ativar e compartilhar a conexão de dados no iPhone/iPad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Aprenda a ativar e compartilhar a conexão de dados no iPhone/iPad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)








Passo 1. Na tela do dispositivo, acesse o item “Ajustes”;

Acessando a opção "Ajustes" no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Acessando a opção "Ajustes" no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Acessando a opção "Ajustes" no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Passo 2. Se a conexão de dados ainda não estiver ativa, toque na opção “Celular”;

Acessando o item "Celular" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Acessando o item "Celular" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Acessando o item "Celular" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Acessando o item "Celular" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


Passo 3. Em “Celular”, toque na chave para ativar a função “Dados Celulares”;

Ativando a opção "Dados Celulares" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Ativando a opção "Dados Celulares" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Ativando a opção "Dados Celulares" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Ativando a opção "Dados Celulares" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


Passo 4. Com a conexão de dados ativa, toque no item “Acesso Pessoal” dentro de “Ajustes” ou até mesmo dentro da tela “Celular”;

Entrando na configuração "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Entrando na configuração "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Entrando na configuração "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Entrando na configuração "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


Passo 5. Em “Acesso Pessoal”, toque na chave para ativar a função de compartilhamento da conexão;

Ativando a opção "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Ativando a opção "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Ativando a opção "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Ativando a opção "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


Passo 6. Se, ao ativar a função “Acesso Pessoal”, as conexões Wi-Fi e Bluetooth não estiverem ativas, será perguntado se você deseja ativá-las. Se você for usar o acesso através em mais de um equipamento ou usando conexão sem fio, toque na opção “Ativar Wi-Fi e Bluetooth”. Mas se você for usar em apenas um equipamento que tenha entrada USB e tiver um cabo por perto, toque em “Apenas USB”;

Selecionando o tipo de conexão a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Selecionando o tipo de conexão a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Selecionando o tipo de conexão a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Selecionando o tipo de conexão a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


Passo 7. Se for usar conexão sem fio, basta procurar a rede Wi-Fi criada (a senha da rede fica abaixo da opção ”Acesso Pessoal”) no aparelho que deseja conectar. Na conexão Bluetooth, o procedimento é bem parecido, mas essa opção só é recomendada para usuários com computadores da Apple. Já para conexão USB, basta plugar o cabo no gadget e no aparelho que irá se conectar. Vale lembrar que, para que funcione sem complicações, você deve desconectar esse aparelho de outras redes, para que ele use o iPhone ou iPad como caminho padrão de acesso a Internet.

Pronto! Agora você já pode começar a navegar usando seu gadget como modem e sempre que precisar, já sabe como ativá-lo. Se esquecer, é só voltar aqui no TechTudo. 


  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Bruna Spineli
    2014-06-12T12:17:41

    Qual é a senha que eu tenho que digitar para o computador conectar? Não sei a senha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Cozzetti
    2013-03-27T17:11:45   , respondido respondido 2013-12-09T09:41:37

    O Iphone só concorre com o S2. Não é preciso dizer mais nada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diego Cozzetti
      2013-03-27T17:11:45   , respondido respondido 2013-12-09T09:41:37

      o iPhone não tem concorrentes. Vc pode entrar em qualquer loja, tem as seções celulares, onde vc encontra Samsung, Motorola, Nokia, e a seção Apple é separada. Isso porque além do hardware melhor, o acabamento do produto é infinitamente melhor, e o sistema operacional iOS então, nem se fala, sem comparações com o lixo do Android.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Anderson Pimentel
    2013-03-27T15:35:23   , respondido respondido 2013-12-09T09:39:01

    Ta de sacas, olha o tutorial para os "inteligentes" usuários do IOS!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Pimentel
      2013-03-27T15:35:23   , respondido respondido 2013-12-09T09:39:01

      Vai usar seu android podre, malfeito que fica travando toda hora, lixo de OS baseado em linux. Até o Windows Phone é mais estável. Fique aí achando os outros menos inteligentes só porque vc não tem grana pra comprar algum device com iOS.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vitor Camargo
    2013-12-09T09:36:29

    Vai Corinthians!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Souza
    2013-03-28T12:32:06

    Zumbis da samguesuga isso é um tutorial não uma notícia de novidade. existe há anos no iOS. qq esse povinho mequetrefe vem fazer nessas páginas se não curte? deixe quem não sabe aprender.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lazaro Silva
    2013-04-10T08:10:24

    Faltou informar que a partir do Iphone 4 a conexao nao precisa de fio e pode conectar varios micros ao redor na mesma rede do iphone

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Milena Silva
    2013-03-28T14:42:48

    Eu não sabia e achei interessante. Zé povinho

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Cavalcante
    2013-06-17T08:48:45

    mas como ativo o Acesso Pessoal que vem inativo no iPhone 4S

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonelson Bergamo
    2013-03-28T09:10:40

    Ok pessoal, isso realmente é uma função comum, sem essa baboseira de o meu nokia fazia, ja cansei de fazer isso no meu S3 o razr já isso ou aquilo. Ficar postando pra criticar iphone é coisa de quem se preocupa com ele. Cada um tem o smartphone que quer ou que PODE comprar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adilson Palha
    2013-03-28T08:36:01

    até o meu motorola xt 390 faz isso kkkk tinha q ser melhor o iphone mais coisas

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudia Kayo
    2013-03-27T11:25:47   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:40

    Isaac, O Sansung faz, o Ching ling faz, mas, quase ninguem sabia como fazer com o iPhone. Como Roteador o Nokia é o melhor, bem mais funcional e fácil. Agora, não tente comparar o sansung com o iPhone, ou vc tem inveja ou...realmente é nulo de massa encefálica.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Claudia Kayo
      2013-03-27T11:25:47   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:40

      Tá bom Aline, vou simplificar o que nossa amiga Claudia disse... Massa encefálica é aquilo branco que sai do seu nariz quando está gripada, cuidado pra não ficar sem, muito menos dê 2 espirros em sequência pois pode ficar sem ela em sua cabeça kkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Claudia Kayo
      2013-03-27T11:25:47   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:40

      Aline Souza, se o seu comentário foi um deboche, saiba que o termo "Massa Encefálica" está correto.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • João Hora
    2013-03-27T21:36:05   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:39

    Grande coisa....também é possivel configurar notebook, netbook com AP....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Hora
      2013-03-27T21:36:05   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:39

      Vc sabe onde eu posso procurar para configurar o meu notebook?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gabriel
    2013-03-27T19:49:04   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:39

    VISHHH olha as novidades do iBug.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2013-03-27T19:49:04   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:39

      que comentario mais iDiota

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ginno Guimaraes
    2013-03-27T14:23:16

    A bateria vai que vai quando liga isso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Cancella
    2013-03-27T11:28:00

    e muito mais fácil...kkkk só plugar no USB e marcar como roteador, sem stress...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Priscila Santos
    2013-03-28T08:54:17   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:38

    Já estou cansada de fazer isso com o meu Galaxy S3...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Priscila Santos
      2013-03-28T08:54:17   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:38

      Então para de fazer para nao se cansar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Giraia
    2013-03-28T08:22:27   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:38

    E O KIKO??????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Giraia
      2013-03-28T08:22:27   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:38

      Ele está Kiko mendo seu orificio rugoso, localizado na parte ínfero lombar de sua anatomia.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabio Andrade
    2013-03-27T19:47:28   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:38

    Quem fala mal do iphone é porque não consegue comprar um

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabio Andrade
      2013-03-27T19:47:28   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:38

      Daniel Hitoshi se vc tem isso tudo da apple e fala mal entao pq compra? Vai comprar um tablet xing-ling

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabio Andrade
      2013-03-27T19:47:28   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:38

      Se você ler bem o que eu respondi, tem uma parte que diz " bastaria você dar um fim nele e comprar outro "melhor"" que subentende que você tem o direito de não estar ão satisfeito mas que está cometendo a burrice de ficar com algo que nao é bom para você.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Aleandro Araujo
    2013-03-28T09:42:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:37

    Nossa que novidade meu Ace também tem essa funcionalidade... E não é um Ipod

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Aleandro Araujo
      2013-03-28T09:42:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:37

      Caro tapirus terrestris, o aparelho em questão é o iphone e a matéria só é para dar uma orientação para quem não sabia da mesma, não foi feita para dizer que é uma nova funcionalidade.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Evaldo Oliveira
    2013-03-27T18:41:04

    Pelo amor de Deus até um jegue sabia disso!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Bareboin
    2013-03-27T17:13:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:37

    Dizem que aquelas porcarias de smartphones de plástico o roteador nào funciona direito, isso é verdade? Alguem tem um smartphone de plástico só pra confimar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-03-27T17:13:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:37

      Emerso, todos os smartphones são feitos de alumínio, mas os aparelhos xing-lings são feitos de plástico. Você não sabia?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-03-27T17:13:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:37

      Carlos Sousa smartphone é feito de que ? de aço kkkk e outra qualquer um com android 4.0 da pra fazer isso

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Isaac Lima
    2013-03-27T11:17:15   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:36

    reportagem ridícula! Meu samsung ace faz isso!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Isaac Lima
      2013-03-27T11:17:15   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:36

      Tô até pensando em trocar meu Iphone 4s por um samsung ace...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Isaac Lima
      2013-03-27T11:17:15   , respondido respondido 2013-10-30T11:13:36

      E o tal Isaac Lima se incomodou ao ponto de entrar na notícia pra comentar q o ace dele faz isso.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário