27/03/2013 08h05 - Atualizado em 27/11/2014 14h22

Como usar o iPhone ou iPad como modem ou roteador Wi-Fi?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Usar o iPhone ou iPad com 3G como roteador Wi-Fi é uma boa saída para quando você precisa acessar alguma coisa no computador, mas não tem nenhuma rede disponível por perto. Caso seu dispositivo esteja com a conexão de dados ativada, usá-lo como modem é a solução mais prática. Parece complicado, mas não é. Veja a seguir como fazer isso.

Confira os melhores modelos de capinha para o iPhone 6

Aprenda a ativar e compartilhar a conexão de dados no iPhone/iPad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Aprenda a ativar e compartilhar a conexão de dados no iPhone/iPad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Aprenda a ativar e compartilhar a conexão de dados no iPhone/iPad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)








Passo 1. Na tela do dispositivo, acesse o item “Ajustes”;

Acessando a opção "Ajustes" no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Acessando a opção "Ajustes" no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Acessando a opção "Ajustes" no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Passo 2. Se a conexão de dados ainda não estiver ativa, toque na opção “Celular”;

Acessando o item "Celular" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Acessando o item "Celular" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Acessando o item "Celular" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Acessando o item "Celular" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


Passo 3. Em “Celular”, toque na chave para ativar a função “Dados Celulares”;

Ativando a opção "Dados Celulares" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Ativando a opção "Dados Celulares" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Ativando a opção "Dados Celulares" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Ativando a opção "Dados Celulares" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


Passo 4. Com a conexão de dados ativa, toque no item “Acesso Pessoal” dentro de “Ajustes” ou até mesmo dentro da tela “Celular”;

Entrando na configuração "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Entrando na configuração "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Entrando na configuração "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Entrando na configuração "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


Passo 5. Em “Acesso Pessoal”, toque na chave para ativar a função de compartilhamento da conexão;

Ativando a opção "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Ativando a opção "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Ativando a opção "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Ativando a opção "Acesso Pessoal" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


Passo 6. Se, ao ativar a função “Acesso Pessoal”, as conexões Wi-Fi e Bluetooth não estiverem ativas, será perguntado se você deseja ativá-las. Se você for usar o acesso através em mais de um equipamento ou usando conexão sem fio, toque na opção “Ativar Wi-Fi e Bluetooth”. Mas se você for usar em apenas um equipamento que tenha entrada USB e tiver um cabo por perto, toque em “Apenas USB”;

Selecionando o tipo de conexão a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Selecionando o tipo de conexão a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Selecionando o tipo de conexão a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Selecionando o tipo de conexão a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


Passo 7. Se for usar conexão sem fio, basta procurar a rede Wi-Fi criada (a senha da rede fica abaixo da opção ”Acesso Pessoal”) no aparelho que deseja conectar. Na conexão Bluetooth, o procedimento é bem parecido, mas essa opção só é recomendada para usuários com computadores da Apple. Já para conexão USB, basta plugar o cabo no gadget e no aparelho que irá se conectar. Vale lembrar que, para que funcione sem complicações, você deve desconectar esse aparelho de outras redes, para que ele use o iPhone ou iPad como caminho padrão de acesso a Internet.

Pronto! Agora você já pode começar a navegar usando seu gadget como modem e sempre que precisar, já sabe como ativá-lo. Se esquecer, é só voltar aqui no TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geysa Silva
    2015-06-22T09:34:10

    dica muito boa, informações precisas!

  • Bruna Spineli
    2014-06-12T12:17:41

    Qual é a senha que eu tenho que digitar para o computador conectar? Não sei a senha

  • Diego Cozzetti
    2013-03-27T17:11:45  

    O Iphone só concorre com o S2. Não é preciso dizer mais nada.

    recentes

    populares

    • Diego Cozzetti
      2013-03-27T17:11:45  

      o iPhone não tem concorrentes. Vc pode entrar em qualquer loja, tem as seções celulares, onde vc encontra Samsung, Motorola, Nokia, e a seção Apple é separada. Isso porque além do hardware melhor, o acabamento do produto é infinitamente melhor, e o sistema operacional iOS então, nem se fala, sem comparações com o lixo do Android.

  • Anderson Pimentel
    2013-03-27T15:35:23  

    Ta de sacas, olha o tutorial para os "inteligentes" usuários do IOS!

    recentes

    populares

    • Anderson Pimentel
      2013-03-27T15:35:23  

      Vai usar seu android podre, malfeito que fica travando toda hora, lixo de OS baseado em linux. Até o Windows Phone é mais estável. Fique aí achando os outros menos inteligentes só porque vc não tem grana pra comprar algum device com iOS.

  • Vitor Camargo
    2013-12-09T09:36:29

    Vai Corinthians!

  • Thiago Souza
    2013-03-28T12:32:06

    Zumbis da samguesuga isso é um tutorial não uma notícia de novidade. existe há anos no iOS. qq esse povinho mequetrefe vem fazer nessas páginas se não curte? deixe quem não sabe aprender.

  • Lazaro Silva
    2013-04-10T08:10:24

    Faltou informar que a partir do Iphone 4 a conexao nao precisa de fio e pode conectar varios micros ao redor na mesma rede do iphone

  • Milena Silva
    2013-03-28T14:42:48

    Eu não sabia e achei interessante. Zé povinho

  • Gustavo Cavalcante
    2013-06-17T08:48:45

    mas como ativo o Acesso Pessoal que vem inativo no iPhone 4S

  • Jonelson Bergamo
    2013-03-28T09:10:40

    Ok pessoal, isso realmente é uma função comum, sem essa baboseira de o meu nokia fazia, ja cansei de fazer isso no meu S3 o razr já isso ou aquilo. Ficar postando pra criticar iphone é coisa de quem se preocupa com ele. Cada um tem o smartphone que quer ou que PODE comprar.

  • Adilson Palha
    2013-03-28T08:36:01

    até o meu motorola xt 390 faz isso kkkk tinha q ser melhor o iphone mais coisas

  • Claudia Kayo
    2013-03-27T11:25:47  

    Isaac, O Sansung faz, o Ching ling faz, mas, quase ninguem sabia como fazer com o iPhone. Como Roteador o Nokia é o melhor, bem mais funcional e fácil. Agora, não tente comparar o sansung com o iPhone, ou vc tem inveja ou...realmente é nulo de massa encefálica.

    recentes

    populares

    • Claudia Kayo
      2013-03-27T11:25:47  

      Tá bom Aline, vou simplificar o que nossa amiga Claudia disse... Massa encefálica é aquilo branco que sai do seu nariz quando está gripada, cuidado pra não ficar sem, muito menos dê 2 espirros em sequência pois pode ficar sem ela em sua cabeça kkk

    recentes

    populares

    • Claudia Kayo
      2013-03-27T11:25:47  

      Aline Souza, se o seu comentário foi um deboche, saiba que o termo "Massa Encefálica" está correto.

  • João Hora
    2013-03-27T21:36:05  

    Grande coisa....também é possivel configurar notebook, netbook com AP....

    recentes

    populares

    • João Hora
      2013-03-27T21:36:05  

      Vc sabe onde eu posso procurar para configurar o meu notebook?

  • Gabriel
    2013-03-27T19:49:04  

    VISHHH olha as novidades do iBug.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2013-03-27T19:49:04  

      que comentario mais iDiota

  • Ginno Guimaraes
    2013-03-27T14:23:16

    A bateria vai que vai quando liga isso.

  • Rodrigo Cancella
    2013-03-27T11:28:00

    e muito mais fácil...kkkk só plugar no USB e marcar como roteador, sem stress...

  • Priscila Santos
    2013-03-28T08:54:17  

    Já estou cansada de fazer isso com o meu Galaxy S3...

    recentes

    populares

    • Priscila Santos
      2013-03-28T08:54:17  

      Então para de fazer para nao se cansar.

  • Giraia
    2013-03-28T08:22:27  

    E O KIKO??????

    recentes

    populares

    • Giraia
      2013-03-28T08:22:27  

      Ele está Kiko mendo seu orificio rugoso, localizado na parte ínfero lombar de sua anatomia.

  • Fabio Andrade
    2013-03-27T19:47:28  

    Quem fala mal do iphone é porque não consegue comprar um

    recentes

    populares

    • Fabio Andrade
      2013-03-27T19:47:28  

      Daniel Hitoshi se vc tem isso tudo da apple e fala mal entao pq compra? Vai comprar um tablet xing-ling

    recentes

    populares

    • Fabio Andrade
      2013-03-27T19:47:28  

      Se você ler bem o que eu respondi, tem uma parte que diz " bastaria você dar um fim nele e comprar outro "melhor"" que subentende que você tem o direito de não estar ão satisfeito mas que está cometendo a burrice de ficar com algo que nao é bom para você.

  • Aleandro Araujo
    2013-03-28T09:42:49  

    Nossa que novidade meu Ace também tem essa funcionalidade... E não é um Ipod

    recentes

    populares

    • Aleandro Araujo
      2013-03-28T09:42:49  

      Caro tapirus terrestris, o aparelho em questão é o iphone e a matéria só é para dar uma orientação para quem não sabia da mesma, não foi feita para dizer que é uma nova funcionalidade.

  • Evaldo Oliveira
    2013-03-27T18:41:04

    Pelo amor de Deus até um jegue sabia disso!!!

  • Roberto Bareboin
    2013-03-27T17:13:51  

    Dizem que aquelas porcarias de smartphones de plástico o roteador nào funciona direito, isso é verdade? Alguem tem um smartphone de plástico só pra confimar?

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-03-27T17:13:51  

      Emerso, todos os smartphones são feitos de alumínio, mas os aparelhos xing-lings são feitos de plástico. Você não sabia?

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-03-27T17:13:51  

      Carlos Sousa smartphone é feito de que ? de aço kkkk e outra qualquer um com android 4.0 da pra fazer isso

  • Isaac Lima
    2013-03-27T11:17:15  

    reportagem ridícula! Meu samsung ace faz isso!

    recentes

    populares

    • Isaac Lima
      2013-03-27T11:17:15  

      Tô até pensando em trocar meu Iphone 4s por um samsung ace...

    recentes

    populares

    • Isaac Lima
      2013-03-27T11:17:15  

      E o tal Isaac Lima se incomodou ao ponto de entrar na notícia pra comentar q o ace dele faz isso.