18/03/2013 12h10 - Atualizado em 18/03/2013 12h10

Veja como visualizar rapidamente arquivos ocultos no Finder do Mac OS X

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

Arquivos ocultos podem ser criados no Mac OS - ou em outros sistemas operacionais baseados no Unix - para evitar que determinados itens sejam exibidos no Finder. Armazenar dados temporários de programas ou esconder do usuário documentos que não seriam de seu interesse são algumas opções de uso deste serviço.

Os arquivos escondidos através deste recurso têm o nome iniciado em "." e os procedimentos mais utilizados para se visualizá-los podem parecer complicados, por envolverem uma série de comandos no terminal. Neste tutorial, o TechTudo vai ensinar a utilizar o aplicativo Invisibility Toggler, que permite exibir e ocultar os documentos ocultos no Finder, de forma prática. Para utilizar o programa, basta seguir estes simples passos:

Passo 1. Faça o download do aplicativo Invisibility Toggler. Salve o arquivo InvisibilityToggler.dmg.zip em algum lugar, como, por exemplo, na sua pasta de Transferências;

Salvando o aplicativo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Salvando o aplicativo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. Clique duas vezes no arquivo InvisibilityToggler.dmg.zip. Aparecerá o arquivo InvisibilityToggler.dmg na sua pasta. Dê um clique duplo sobre ele para instalar o aplicativo.

Descompactando o instalador e clicando no arquivo dmg (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Descompactando o instalador e clicando no arquivo dmg (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 3. Serão apresentados os termos de uso. Clique em  “Agree” para aceitar. O aplicativo fará as configurações necessárias.

Termos de serviço (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Termos de serviço (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 4. Em seguida, será aberta uma tela do Finder com o ícone do Invisibility Toggler e um atalho para a pasta de programas. Arraste o ícone e solte na pasta de aplicativos, onde está escrito “drag here to install to Applications”.

Arrastando o aplicativo para a pasta de aplicativos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho) (Foto: Arrastando o aplicativo para a pasta de aplicativos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho))Arrastando o aplicativo para a pasta de aplicativos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 5. Para demonstrar o funcionamento do software, é criado um arquivo oculto, no exemplo chamado de “.techtudoOculto” e situado na pasta Techtudo. Antes de executar o aplicativo, ela é apresentada da seguinte forma:

Pasta na configuração padrão do Finder, sem exibir arquivos ocultos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho) (Foto: Pasta na configuração padrão do Finder, sem exibir arquivos ocultos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho))Pasta na configuração padrão do Finder, sem exibir arquivos ocultos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 6. Para executar o programa, clique no Launchpad e, em seguida, no ícone do Invisibility Toggler;

Executando o aplicativo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Executando o aplicativo (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 7. O Finder será automaticamente reiniciado e, ao conferir a pasta Techtudo, podemos ver o seguinte:

Arquivo oculto exibido no Finder (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Arquivo oculto exibido no Finder (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Pronto! Agora você visualizar e abrir o arquivo oculto, que passa a ser exibido no Finder, sem o uso de comandos complicados. Para escondê-los novamente, basta executar o aplicativo.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ivellen Loyola
    2013-07-06T01:43:10

    Poxa que complicação... Basta ir no Terminal e digitar: $ defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles -bool true . Pronto! Só reiniciar a sessão e pronto!