26/04/2013 12h31 - Atualizado em 26/04/2013 12h32

Como liberar espaço na memória de seu Android?

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Seu smartphone ou tablet anda meio pesado e você não sabe como liberar mais espaço no Android? Calma, em algumas etapas e com passos muito simples é possível fazer uma limpeza no seu dispositivo. Para te ajudar, o TechTudo preparou este tutorial com algumas dicas e passos para que você faça uma verdadeira faxina no seu dispostivo.

Etapa 1. Visualize o consumo da memória

Antes de começar a liberar o espaço em seu dispositivo Android, é aconselhável que você verifique quais são os dados que mais consomem a memória. Alguns apps, como o SanDisk Memory Zone, DiskUsage e Storage Analyser, oferecerem bons recursos para organizar e visualizar sua memória. Porém, é possível fazer isso também pelo próprio menu de configurações.

Passo 1. Acesse o menu configurações do seu Android

Androis pode trazer menu "Configurações" na tela inicial ou de aplicativos (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)Androis pode trazer menu "Configurações" na tela inicial ou de aplicativos (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

Passo 2. Selecione “Armazenamento” e veja as informações sobre os dados em seu dispositivo, diferenciadas pelo tipo de arquivos em sua memória e por legendas coloridas.

Android diferencia os tipos de dados do celular na aba de "Armazenamento" (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)Android diferencia os tipos de dados do celular na aba de "Armazenamento" (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

Etapa 2. Desinstale alguns apps

Baixar aplicativos no Android é fácil e pode ser feito rapidamente, porém isso gera um acúmulo com o tempo. Sendo assim, é bom checar quais games e programas ainda são necessários e deletar aqueles mais antigos e pouco usados.

Passo 1. Selecione a opção “Aplicações” no menu de “Configurações” de seu aparelho.

Android lista aplicativos instalados através da aba "Aplicações" (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)Android lista aplicativos instalados através da aba "Aplicações" (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

2. Selecione o aplicativo e aperte a opção “Desinstalar”.

Android exibe informações dos apps selecionados e a opção desinstalar (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)Android exibe informações dos apps selecionados e a opção desinstalar (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

Etapa 3. Mova os apps para o cartão de memória

- Androids antigos

Passo 1. Caso seu Android seja uma versão anterior à 4.0 Ice Cream Sandwich, acesse o menu “Configurações” e toque na aba “Aplicações”;

Androids antigos oferecem a opção de mover aplicativos para cartão de memória (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)Androids antigos oferecem a opção de mover aplicativos para cartão de memória (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

Passo 2. Selecione a opção “Mover para o cartão SD”.

- Versões recentes

Em versões modernas do Android, o envio de apps para o cartão de memória só pode ser feito em dispositivo que tenham realizado root. No entanto, é possível fazer isso de outra maneira.

Passo 1. Conecte seu aparelho ao computador e copie seus apps do dispositivo;

Conecte seu dispositivo no computador, e transfira manualmente os aplicativos da seu memória para o cartão SD (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)Conecte seu dispositivo no computador, e transfira manualmente os aplicativos da seu memória para o cartão SD (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

Passo 2. Cole os arquivos na pasta do cartão de memória.

Etapa 4. Limpe o cache de aplicativos

Os dados do tipo cache são utilizados para obter uma velocidade de acesso informações online de maneira mais rápida. Portanto, não pense duas vezes antes de excluir a memória cache de apps que você não acesse muito ou que não contenham informações pessoais importantes.

Passo 1. Ainda na opção “Aplicações”, no menu de “Configurações”, escolha apps pouco utilizados ou irrelevantes;

Android oferece a opção de limpeza de cache de aplicativos (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)Android oferece a opção de limpeza de cache de aplicativos (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

Passo 2. Na janela do aplicativo, toque no botão “Limpar cache”.

Aperte "Limpar cache" (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)Android exclui cache de aplicativos reunidos na aba aplicações (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

Etapa 5. Retire fotos e vídeos do seu dispositivo

Tablets e smartphones ajudam a registrar seu momento com fotos e vídeos. No entanto, com o tempo, os arquivos de imagens se acumulam e ocupam boa parte da memória dos aparelhos. Então, é melhor fazer uma limpeza do seu dispositivo. Há duas opções para isso:

- Backup na nuvem

Passo 1. Acesse o aplicativo “Galeria” e selecione os álbuns ou fotos que você deseja mover;

Android oferece a opção de salvar fotos e vídeos diretamente na núvem (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)Android oferece a opção de salvar fotos e vídeos diretamente na núvem (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

Passo 2. Compartilhe sua imagem ou vídeo pela nuvem, selecionando uma das opções no ícone de compartilhamento, como o Picasa ou aplicativos mais específicos como o Dropbox e Skydrive.

Android possui vários métodos de compartilhamento de fotos e vídeos (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)Android possui vários métodos de compartilhamento de fotos e vídeos (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

- Salve os arquivos no seu computador

Passo 1. Conecte seu dispositivo ao computador pelo cabo USB.

Conecte-se ao computado por USB (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)Conecte-se ao computado por USB (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)

Passo 2. Copie as fotos automaticamente na opção “Importar imagens e vídeos” ou explore as pastas de seu aparelho até encontrar os arquivos desejados e, em seguida, faça uma cópia para o seu PC.

Clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo e selecione "Importar imagens e vídeos" (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro) (Foto: Clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo e selecione "Importar imagens e vídeos" (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro))Clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo e selecione "Importar imagens e vídeos" (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)

Pronto! Com esses passos, o seu dispositivo ficará com a memória bem menos carregada e poderá ter um bom aumento de perfomance. Não esqueça de repetir esse procedimento com o tempo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Fernando Bazi
    2014-06-27T14:27:41

    tenho sansung trend lite porque o real racing fala que o dispostivo nao e compativel oque tenho que fazer?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Camila Santos
    2014-05-13T12:47:56

    A opção "mover para cartão SD" fica invisível. O que fazer?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alan Pereira
    2014-03-21T11:13:50

    Quero uma explicação para o meu L& p07 da lg, nao consigo mover aplicativo para o cartao sd, me ajudem por favor

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Japonesaichi
    2013-04-26T14:49:31   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:24

    Quero um eficiente para a memória ram, fica um monte de APPs rodando sem estarem em uso e mesmo forçando o fechamento eles abrem novamente. Já usei tanto o nativo quanto inúmeros Killers mas nada “resolve”. OS. Tenho um Milestone 2 com Android 2.3 ou seja um smart bem velhinho se comparado aos modernos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-04-26T14:49:31   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:24

      Ontem consegui deletar os apps nativos como Titanium backup root. Consegui deletar as porcarias vindas da Samsung e da operadora. Realmente, senti diferença :D

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-04-26T14:49:31   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:24

      Quando eu tive o S3 fiz acesso root, limpei os programas da Samsung, ficou muito bom, mas tem mais uma dica, instalar o program link 2sd, ele joga todos os programas instalados para o cartão ainda "engana" o aparelho como se estivesse instalado nele, a memória RAM fica muito mais muito boa.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Henrique A
    2013-08-23T11:52:24   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:23

    Android sempre vai travar!!! Samsung então nem se fala!!! Instala um custom firmware ou então vai pro ios de vez!!! =D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Henrique A
      2013-08-23T11:52:24   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:23

      Raphael concordo contigo... Mas o pessoal da samsung bem que podia caprichar um pouquinho mais no android deles!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Henrique A
      2013-08-23T11:52:24   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:23

      Temos que dar um crédito aos desenvolvedores do Android. Temos duas situações de um sistema operacional aberto: 1) As empresas de telefonia ou de outras marcas personalizam da maneira que quiser, desta forma podem ser incorporados problemas de estabilidade no SO. 2) Os desenvolvedores criaram um SO adaptável para diversos dispositivos, diferente do IOS que os criadores devem se preocupar apenas com 3 aparelhos e ser um SO fechado. O pessoal da Motorola tem feito um trabalho bom nos aparelhos deles. Eu já tive IOS e hoje tenho um S2. Sou especialista em TI e formação em desenvolvimento.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Sandro Alvares
    2013-06-14T14:03:11

    Parabens tutorial e gostei!! Ajudou muito... nem curti a programa 1Trap Cleaner e Cleaner Master.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Japonesaichi
    2013-04-26T17:57:51   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:23

    Android se mostra uma porcaria mais uma vez… O malware Android utilizado rouba dados privados de smartphones infectados, incluindo agenda de endereços e histórico de mensagens, e manda essas informações a servidores de comando e controle. Acredita-se que este é o primeiro ataque direcionado deste tipo que utiliza de maneira completa e funcional um malware para o Android e que é especificamente voltado para os aparelhos móveis das vítimas em potencial.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-04-26T17:57:51   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:23

      John Ricarte, acho que o Siri só gravou meus palavrões em português. Não sei falar inglês, mau falo ou escrevo o português direito. Então, se a Apple guardou alguma coisa, foi meus palavrões. Vou pedir uma copia dos meus palavrões em DVD para a Apple. Aí vou jogar no YouTube pra você ouvir. Cara, tem palavrões que você nunca ouviu na sua vida! Tem coisa cabeluda! Depois eu te passo o link, ok John? Fica com Deus.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-04-26T17:57:51   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:23

      Android é lixo de sistema da Microsorft, cheio de vírus e tela azul da morte!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Helyezer Pereira
    2013-07-08T00:26:46

    Obrigado! graças a suas dicas meu android 2.3 ta novinho de novo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário