21/04/2013 07h00 - Atualizado em 22/04/2013 08h40

Como renomear arquivos e pastas no Mac OS X?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Renomear arquivos no Mac OS X não é uma tarefa difícil, mas usuários novatos podem se atrapalhar um pouco com os comandos do sistema. Para ajudar quem está com dificuldade, TechTudo preparou este tutorial, que demonstra as duas formas possíveis de alterar o nome de pastas e arquivos.

O modo mais rápido e fácil

Passo 1. Abra o Finder clicando no ícone em detaque na figura abaixo, localizado no ínicio da Dock;

Abrindo o Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Selecione o arquivo ou pasta a ser renomeado. Neste tutorial usaremos o documento "Ipad_manual_do_usuario";

Selecionando o arquivo a ser renomeado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o arquivo a ser renomeado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Pressione a tecla “Enter”. Assim, o nome torna-se editável e pode ser alterado;

Nome do arquivo fica editável após teclar "Enter" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nome do arquivo fica editável após teclar "Enter" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Digite o novo nome do arquivo ou pasta;

Alterando o nome do arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Alterando o nome do arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Pressione a tecla “Enter” novamente para confirmar a alteração.

O modo mais demorado e complicado, porém, mais completo

A vantagem desta segunda opção está no fato de que o usuário pode visualizar diversos detalhes e, assim, ter certeza que está alterando o item certo.

Passo 1. Abra o Finder;

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta a ser renomeado. Um menu irá se abrir. Escolha a opção “Obter Informações”.;

Selecionando a opção "Obter Informações" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção "Obter Informações" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na nova janela, clique dentro do quadro localizado abaixo de “Nome e Extensão” e modifique o nome do arquivo ou pasta (cuidado para não alterar a extensão, caso ela esteja sendo exibida, no caso abaixo é ".pdf");

Alterando o nome do arquivo na janela"Obter Informações" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Alterando o nome do arquivo na janela"Obter Informações" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Pressione a tecla “Enter” ou simplesmente feche a janela de informações, para confirmar a alteração.

Pronto! Agora você já pode dar o nome que quiser a seus arquivos e pastas e, se precisar mudar por algum motivo, não terá mais dificuldade para alterá-lo.

Ainda tem dúvidas sobre o Mac OS X? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raquel
    2014-10-26T23:52:48

    Ola Edivaldo, obrigada pela dica. Tinha lido em outro site essas duas maneiras também. Porém, alguns arquivos consegui e outros não. Alguns arquivos consigo facilmente pela tecla ENTER alterá-los, como voce explicou acima. Outros, quando seleciono a tecla enter, não acontece nada. No entanto, quando vou na opção do botão direito, consigo alterar, mas quando dou enter ou simplesmente fecho, o arquivo não muda de nome. Ele aparece alterado na opção do botão direito, consigo visualizar a alteração desta forma, mas quando dou enter, ele continua da mesma maneira anterior...

  • Marco Pereira
    2014-07-18T20:53:28

    É ISSO AI XARÁ, ASSINO EMBAIXO!

  • Marco Pereira
    2013-09-30T13:55:29

    IEHA!! Por estes quase ninguém e que estou aqui visitando este topico!!! logo sempre usando o sistema Windows, é normal que nos "afronte'', coisas básicas como esta!! neste sistema operacional, valeu a dica!, e logo não é como no windows, meu colega (falando besteira) a baixo!!

  • Rander Pereira
    2013-04-21T09:17:16

    WOW, sei que quase ninguém no Brasil usa OS X, mais essa dica é um pouco ridícula não? É como no Windows, clique duas vezes segurando o segundo um pouco...simples...espero que comecem a dar dicas de algo mais desconhecido como Automator, AppleScript, Terminal...etc