30/04/2013 10h00 - Atualizado em 27/02/2014 13h14

Descubra o quanto de memória RAM é usado por extensões do Firefox

Marcela Vaz
por
Para o TechTudo

Ao fazer o download de complementos para o Firefox, a memória RAM do computador é usada para armazená-los. A maioria das extensões ocupa espaço não significativo, mas há exceções. Por isso, é importante estar a par destes números para monitorar a capacidade de armazenamento da máquina.

A extensão about:addons-memory, que precisa de 845.2 KB para ser instalada, é a ferramenta responsável por mostrar quanto cada plugin consome de memória. Aprenda neste tutorial a descobrir o quanto do hardware está sendo usado e, assim, a administrar melhor a sua máquina.

Passo 1. Baixe o plugin about:addons-memory no TechTudo Download;

Passo 2. Com a página da extensão aberta, clique em “add to Firefox”;

Adicione a extensão "about:addons-memory" ao Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)Adicione a extensão "about:addons-memory" ao Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Passo 3. Na caixa de diálogo que abrir, clique em “Instalar” e aguarde a finalização do processo. Esta extensão não requer reiniciação do navegador;

Instalação da extensão "about:addons-memory" ao Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)Instalação da extensão "about:addons-memory" ao Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Passo 4. O complemento não cria atalho na página inicial do navegador para ser acessado. Além disso, ao abrir a pasta de complementos do Firefox, é possível visualizar todas os plugins instaladas, inclusive o “about:addons-memory”. No entanto, diferente das demais extensões, esta não disponibiliza o botão “opções” para ser utilizada. Portanto, é preciso copiar o nome do complemento (about:addons-memory), colar no local de endereçamento da web e usar a tecla Enter para efetuar a busca;

Busca por resultados do complemento "about:addons-memory" com dados da memória RAM ocupada por extensões do Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)Busca por resultados do complemento "about:addons-memory" com dados da memória RAM ocupada por extensões do Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Passo 5. Feito isso, surgirá uma tabela com o tamanho em bytes e a porcentagens de todas as extensões do Firefox. Desta forma, é possível saber o quanto cada uma ocupa da memória RAM do seu computador e poderá excluir aquelas que mais prejudicam a capacidade de armazenamento;

Memória RAM usada por extensões do Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)Memória RAM usada por extensões do Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Passo 6. Para remover os complementos indesejados, vá até a página inicial do Firefox e clique sobre o ícone de uma casa, localizada na parte superior direita da tela;

Para acessar a página inicial do Firefox, clique no ícone da casinha (Foto: Reprodução/Marcela Vaz) (Foto: Para acessar a página inicial do Firefox, clique no ícone da casinha (Foto: Reprodução/Marcela Vaz))Para acessar a página inicial do Firefox, clique no ícone da casinha (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Passo 7. Em seguida, clique na pasta “Complementos”, que surgirá na parte de baixo do navegador;

Complementos do Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz) (Foto: Complementos do Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz))Complementos do Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Passo 8. Na página que abrir, selecione a opção “Extensões” para desativar e excluir os plugins indesejados.

Página de gerenciamento de extensões do Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz) (Foto: Página de gerenciamento de extensões do Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz))Página de gerenciamento de extensões do Firefox (Foto: Reprodução/Marcela Vaz)

Pronto! Agora você já sabe como ver o quanto as extensões pesam em sua máquina e, se quiser, como deletá-las.

Ainda tem dúvidas sobre o seu navegador favorito? Pergunte no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares