Jogos simuladores

06/04/2013 09h05 - Atualizado em 06/04/2013 09h05

Minecraft: como deixar seu jogo mais rápido e bonito

Silas Tailer
por
Para o TechTudo

O Minecraft é um sucesso por proporcionar ao jogador a liberdade de criação, o que faz com que cada partida seja único e uma experiência individual. Mas, a liberdade criativa não se estende apenas ao seu modo de jogo, os criadores do game também incentivam a modificação do jogo em si.

Deixe seu Minecraft com gráficos mais polidos (Foto: Silas Tailer / Reprodução)Deixe seu Minecraft com gráficos mais polidos (Foto: TechTudo/Silas Tailer)

Uma das modificações possíveis do jogo é o pacote de textura padrão. Eles irão alterar o visual do jogo, fazendo com que se torne mais bonito. Contudo, ao alterarmos o visual de Minecraft, podemos perder em desempenho. Portanto, é preciso balancear a beleza com desempenho, siga as dicas e deixe seu jogo tunado:

Por padrão, o Minecraft sugere configurações de vídeo para seu computador. Para alterar essas configurações é muito simples, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1 - Com o jogo em sua tela inicial, selecione “Opções” no menu principal.

Menu Principal do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Menu Principal do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Passo 2 - Um novo menu, com novas opções, irá abrir. Selecione a opção “Configurações de Vídeo”.

Menu "Opções" do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Menu "Opções" do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Por padrão o Minecraft anlisa seu hardware e sugere as configurações de vídeo. O desempenho do jogo pode ser observado conforme imagem abaixo:

Configuração de vídeo padrão recomendada pelo Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Configuração de vídeo padrão recomendada pelo Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Para visualizar as informações de desempenho dentro de seu jogo basta pressionar a tecla “F3″ de seu teclado em qualquer modo  de jogo (sobrevivência/criativo).

Passo 3 - Alterar as seguintes configurações:

Gráficos Rápido
Iluminação Suave Off
Anáglifo 3D Off
Partículas Reduzida
Tela cheia Off
Área de Renderização Curta
Desempenho Maximizar FPS
Movimento na Visão Off
OpenGL Avançado On
Nuvens Off
Texturas de Servidor Off
Usar Vsync Off

Ao realizar as alterações citadas, verifique como ficou o desempenho de seu jogo.

Configuração de vídeo do Minecraft modificada (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Configuração de vídeo do Minecraft modificada (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Pronto, seu jogo já está preparado para receber uma melhoria gráfica sem que haja muita perda de desempenho. Como foi dito anteriormente, os pacotes de textura são responsáveis pelo visual do jogo e, portanto, devem ser modificados.

Os pacotes de textura podem ser encontrados rapidamente durante uma pesquisa em seu site de busca preferido, pois não há um repositório padrão para isso. Entretando, alguns deles podem ser encontrados no fórum do jogo.

Para este tutorial utilizaremos o pacote de textura Sphax PureBDCraft. Muitos dos pacotes conterão diversas resoluções diferentes, desde 16×16 até 512×512. Contudo, recomendamos utilizar a de 128×128, e somente aumentar ou diminuir de acordo com o desempenho do jogo:

Passo 1 - Realizar o download do pacote de texturas desejado.

Passo 2 - O arquivo de extensão .zip deverá ser movido para a pasta de texturas do jogo. Para isso, clique no menu “Iniciar” e depois em “Executar”. Informe o caminho %appdata%\.minecraft\texturepacks e pressione a tecla “Enter”, ou botão “OK” para confirmar. Uma nova janela deverá se abrir. Agora verifique na barra de endereços, localizada no topo, se o caminho está correto. Copie ou mova o arquivo para dentro da pasta do jogo.

Passo 3 - Inicie o jogo e selecione “Opções” no menu principal. (Caso tenha dificuldades em encontrar a opção, verificar a primeira imagem deste tutorial)

Passo 4 - Dentro do menu Opções, selecione “Pacotes de Textura”.

Menu: "Pacote de Textura" do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Menu: "Pacote de Textura" do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Passo 5 - Pode-se verificar que a opção Default está selecionada e um novo item com o nome do pacote escolhido deverá aparecer logo abaixo. Clique no nome do pacote de textura que deseja utilizar, espere até ele estar selecionado, e depois vá em “Concluído”.

Menu de seleção de pacotes de textura do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Menu de seleção de pacotes de textura do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Pronto! Agora seu Minecraft ganhou um visual novo e está preparado para que você se aventure em um mundo mais bonito.

Comparativo entre os pacote de textura do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Comparativo entre os pacote de textura do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Comparativo entre os pacote de textura do Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vitor Galvao
    2013-04-07T16:17:40  

    Sério, Techtudo, vocês não recomendaram baixar o Optifine? Meu FPS melhorou 100% desde que eu baixei.

    recentes

    populares

    • Vitor Galvao
      2013-04-07T16:17:40  

      Vitor Galvao, durante a criação deste tutorial, testei o Optifine. Não obtive resultados expressivos para incluir neste tópico. Contudo, concordo que o Optifine lhe proporcione um nível de configuração muito mais granular e específico do que o padrão.

    recentes

    populares

    • Vitor Galvao
      2013-04-07T16:17:40  

      Eai,o seu ps3 ainda é tão bom assim???

  • Paulo Magalhães
    2013-04-06T11:14:20  

    Ridiculo esse jogo sou mais meu ps3 com tecnologia avançada e graficos ultramegapoderosos!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Magalhães
      2013-04-06T11:14:20  

      Gustavo Henrique Don't feed the Troll, sério, vcs não perceberam que ele está tentando "trollar"?

    recentes

    populares

    • Paulo Magalhães
      2013-04-06T11:14:20  

      Paulo Magalhães cara tu e mesmo um desenformado o minecraft vende mais de 20 milhoes de copias originais (muinto mais com as piratas) e o ps3? nem xega aos pes desse jogo super famoso e com otima jogabilidade O seu grafico nao muda em nada nao e por ter um grafico ruim q nao é bom.

  • Filipe Capela
    2013-04-07T12:25:17

    Esse aí foi o primeiro que eu tive, mas não uso mais texture packs.

  • Jeferson Luis
    2013-06-24T03:17:30

    nao curto instalar texture packs, muda muito a cara do jogo

  • Eduardo Antonio
    2013-04-08T01:16:05

    rodo minecraft com tudo no maximo, com texture pack de 128x128, o jogo e otimo, of graficos sao boms e rodo tudo com 152fps usando placa nvidia, nao tenho problemas de lag, mas uma boa recomendaçao e botar o render no normal, o fps no maximo, graficos rapidos, o jogo roda uma beleza e voce ainda aproveita uma boa parte dos graficos