Tablet

21/04/2013 09h21 - Atualizado em 22/04/2013 08h39

Como usar o recurso de multijanelas da linha Galaxy?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os principais aparelhos da linha Galaxy, da Samsung (Galaxy Note, Note 2, S3 e S4), ganharam uma nova funcionalidade na última atualização do Android, para a versão 4.1.2. Trata-se do recurso "Multi Windows Manager", conhecido simplesmente como “multijanelas”.

O recurso faz com que a tela do seu aparelho se divida em duas, te dando a opção de executar dois programas simultaneamente. O recurso só funciona com alguns apps compatíveis com a tecnologia, mas a lista é relativamente grande e, certamente, você achará este tutorial bem útil para entender como utilizá-lo. Confira!

Passo 1. Para usar o recurso você deve ativar o "multijanelas" na barra de notificações do seu Galaxy. Deslize o dedo da parte de cima para baixo da tela, abrindo a barra de notificações, e, nas opções principais da barra, mova-a para esquerda. A última opção será o recurso. Toque nela para ativar.

Opção de ativar multijanela fica no menu do Android (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Opção de ativar multijanela fica no menu do Android (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 2. Note que um pequeno símbolo azul foi adicionado ao lado esquerdo da tela do seu Galaxy. Toque e puxe-o para expandir a lista de aplicativos compatíveis já instalados em seu smartphone. Toque no ícone de um deles para abri-lo.

Passo 3. Agora segure e arraste um outro ícone de software para o meio da tela. Ela se dividirá automaticamente, compartilhando a tela, um sobre o outro, dividindo-os por uma linha.

É possível customizar a posição de cada app na tela (Foto: Reprodução/Thiago Barros)É possível personalizar a posição de cada app na tela (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 4. A linha que divide os dois programas, em tom de azul-escuro, pode ser usada para configurar o tamanho que você quer dar para exibição de cada app na tela. Não é preciso usar os dois no mesmo tamanho, por isso é possível usar o espaço que você precisar.

Na imagem abaixo, aumentamos o espaço do Twitter e diminuímos o espaço do YouTube. É possível mover a barra livremente, à gosto.

Passo 5. Note ainda que, abaixo dos ícones de aplicativos, há a opção para “editar”. Use-a para modificar a ordem dos ícones e deixar os que você mais gosta à frente, tornando sua utilização mais prática.

Coloque os apps que você mais gosta em primeiro lugar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Coloque os apps que você mais gosta em primeiro lugar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vera Malagueta
    2013-11-27T23:33:42

    A multijanela do meu sansung galaxy 3 sumiu!!! Não consigo mais desliza-la de cima pra baixo. Como recupero isso??? Por favor me ajudem!!

  • Vinícius N.
    2013-04-21T12:35:18  

    Lembrando que com o root TODOS os aplicativos podem ser adicionados ao recurso multijanelas, até a câmera! Além disso, fatou outra informação: no galaxy note 10.1 o recurso multijanelas funciona também no modo cascata, tal como no windows! Assim, não é necessário que 2 aplicativos ocupem a tela inteira, mas sim pequenas janelas, possibilitando abrir diversos aplicativos ao mesmo tempo, sobrepostos ou não! Simplesmente impressionante! É um dos grandes diferenciais da samsung. Esse recurso funciona muito bem e é extremamente útil. Dá pra usar diversos aplcativos literalmente ao mesmo tempo.

    recentes

    populares

    • Vinícius N.
      2013-04-21T12:35:18  

      legal cara! muito boa suas informações

    recentes

    populares

    • Vinícius N.
      2013-04-21T12:35:18  

      Oi... e como habilito está cascata por favor? E DEPOIS, COMO DESABILITO hehe...

  • Druida Louco
    2013-04-21T11:34:30  

    nao tem jeito , flamengo é uma marca que vende muito mesmo... ate em comerciais de aplicativos para celulares, ta la a nossa bandeira....SRN

    recentes

    populares

    • Druida Louco
      2013-04-21T11:34:30  

      750 milhões em dívidas, solicitando a anulação do jogo contra o duque (1x1) pra TENTAR classificar no tapetão. Nem carioca esse ano viu, sinto muito

    recentes

    populares

    • Druida Louco
      2013-04-21T11:34:30  

      pode até vender, mas gasta 4x vezes mais!

  • Gustavo Volpe
    2013-04-21T21:29:00  

    Melhor recurso que foi agregado, com o 4.1.2!!! Android atingiu a maturidade nesse sistema. Ansioso pelo 4.2, que dizem estar melhor ainda.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-04-21T21:29:00  

      está sim Gustavo opções de comandos de voz pra câmera é muito bom.

  • Pedro Schembri
    2013-04-21T13:44:14  

    Alguém que tenha o S3 NACIONAL ficou com o cel BEM MAIS LENTO depois da atualização? Diz que o importado não sofreu com esse problema.

    recentes

    populares

    • Pedro Schembri
      2013-04-21T13:44:14  

      O meu passou a voar com a última atualização. E a estabilidade eu nunca tive parecida com android.

    recentes

    populares

    • Pedro Schembri
      2013-04-21T13:44:14  

      Pessoal o problema aconteceu com os S3 que tem instalado o Android da Claro e algumas operadoras brasileiras. Coloquei o Android original sem root da Inglaterra e está melhor que nunca. Os S3 com Android desbloqueado sem operadora também estão sem problemas.

  • Maximiliano Emidio
    2013-05-13T17:39:03

    Até agora não consegui atualizar o meu Galaxy Note. ainda usoa a versão 4.0.3

  • Wanderson
    2013-04-27T00:45:46

    hey Thiago Barros sera que vc poderia me ajudar com o meu galaxy da metro pcs daqui dos eua?? pois eu nao encontro na barra de notificacoes a multi window manager, entao pelo que eu estou vendo so se eu fizesse o root que eu teria esta opcao????

  • Paulo Júnior
    2013-04-21T12:00:29

    Bacana, eu não sabia que servia para isso essa barra lateral, show d bola

  • Pedro Filho
    2013-04-21T19:13:34

    Parabéns a Samsung, é um ótimo recurso. Ontem mesmo estava com minha namorada assistindo alguns clips internacionais no YouTube e cantando vendo a letra ao mesmo tempo no vaga lume. Show de bola.