17/04/2013 16h58 - Atualizado em 18/04/2013 13h33

Como personalizar o menu do botão direito no Mac OS X?

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

Os menus secundários do Mac OS X são aqueles que aparecem quando clicamos com o botão direito do mouse ou do trackpad sobre algum item exibido na tela. Eles existem para facilitar a vida dos usuário, mas, muitas vezes, acabam apresentando algumas opções desnecessárias. É possível, no entanto, organizar a "casa" e personalizar estes menus, determinando exatamente o que deve ser exibido. O TechTudo preparou este tutorial que ensina a como configurar estes comandos em poucos passos.

Passo 1. Identifique as opções indesejadas. No exemplo dado neste tutorial, serão removidos alguns atalhos do SVN, um aplicativo de controle de versões que instalou algumas opções no menu secundário do Finder;

Passo 2. Ao clicar em qualquer arquivo ou pasta com o botão direito no Finder, pode-se observar as opções “Update from SVN”, “Open in SmartSVN” e “Commit to SVN”. Como estas opções quase nunca são utilizadas, elas serão removidas;

Opções indesejadas no menu secundário (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Opções indesejadas no menu secundário (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 3. Para remover as opções indesejadas, clique na maçã no topo superior da tela e, em seguida, em "Preferências do Sistema";

Abrindo as preferências do sistema (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Abrindo as preferências do sistema (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 4. Nas preferencias, clique em "Teclado";

Selecione as opções de teclado (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Selecione as opções de teclado (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 5. Na aba "Atalhos de Teclado", selecione a opção "Serviços". Na nova tela, estarão presentes as opções dos menus secundários.

Selecionando os serviços (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Selecionando os serviços (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 6. Para ver as opções do Finder, navegue até a seção "Arquivos e Pastas";

Selecionando Arquivos e Pastas (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Selecionando Arquivos e Pastas (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 7. Desmarque a caixinha das opções que você deseja remover.

Desmarcando as opções indesejadas (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho) (Foto: Desmarcando as opções indesejadas (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho))Desmarcando as opções indesejadas (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Pronto! Agora as opções indesejadas foram removidas do menu do Finder e você terá um menu secundário organizado de acordo com a sua necessidade.

Ainda tem dúvidas sobre o Mac OS X? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares