Editores

22/05/2013 06h00 - Atualizado em 22/05/2013 06h00

Aprenda como fazer o efeito Cut Out no Gimp

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Seguindo as instruções deste tutorial, você aprenderá a fazer o Cut Out no Gimp. Ele serve para destacar uma imagem, deixando uma foto em preto e branco com apenas uma parte colorida.

Efeito Cut Out feito no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Efeito Cut Out feito no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 1. Abra o editor e dê um Ctrl+O para localizar a imagem. Selecione a desejada e clique em “Abrir”;

Box para abrir imagem no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Box para abrir imagem no Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Selecione a ferramenta vetor e contorne a área que você deseja manter a cor;

Seleção feita com a ferramenta vetor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seleção feita com a ferramenta vetor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Clique no botão “Seleção a partir do vetor”, localizado no lado esquerdo da tela;

Destaque para botão que transforma vetor em seleção (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para botão que transforma vetor em seleção (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Agora abra o menu “Selecionar” e clique em “Flutuar”. Ao fazer isso, você irá criar uma camada flutuante. Para transformá-la em uma camada real, clique no ícone “Criar camada”;

Camada flutuante sendo convertida em camada real (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Camada flutuante sendo convertida em camada real (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Dê um clique sobre a camada que você quer que fique em preto e branco, que neste exemplo é a fotobase.jpg;

Passo 6. Abra o menu “Cores” e selecione “Dessaturar”. Na janela que será aberta, marque a pré-visualização e escolha a opção que mais lhe agradar. Pressione “Ok”;

Janela "Dessaturar" com pré-visualização (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela "Dessaturar" com pré-visualização (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Está pronto! Basta salvar a imagem, que ficará como a do início deste tutorial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Ítalo
    2013-05-22T15:19:25

    Boa.....