19/05/2013 06h30 - Atualizado em 19/05/2013 11h15

Aprenda como mover apps do Android para o cartão de memória

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Se você precisa mover aplicativos Android do armazenamento interno do seu celular para o cartão de memória, não se preocupe. Com apenas algumas medidas simples, é possível economizar espaço no seu smartphone e garantir que o sistema rode mais liso. Para te ajudar, o TechTudo preparou este tutorial sobre como transferir seus apps para o cartão microSD.

Passo 1. Este passo a passo foi feito em um Galaxy S3, mas é provável que versões mais recentes do Android tenham um funcionamento muito semelhante. Clique na aba “Apps” do seu celular e navegue até encontrar a opção “Meus Arquivos”.

Mudança começa na aba Meus Arquivos do Android (Foto: Reprodução Thiago Barros)Mudança começa na aba Meus Arquivos do Android (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Passo 2. Neste menu, toque em “Todos os arquivos”.

Aqui, você gerencia tudo que tem no seu celular (Foto: Reprodução Thiago Barros)Aqui, você gerencia tudo que tem no seu celular (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Passo 3. Agora você tem duas opções: “sdcard0″, que é a memória interna do S3, e o “extSDcard”, o seu cartão de memória. Toque na memória do celular.

Aqui, você vê os apps instalados no celular (Foto: Reprodução Thiago Barros)Aqui, você vê os apps instalados no celular (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Passo 4. Escolha a pasta do programa que você quer enviar para o cartão e selecione a opção “mover” que fica no ícone de três linhas no canto superior da tela, ao lado de uma lixeira.

Selecione a opção para mover o programa desejado (Foto: Reprodução Thiago Barros)Selecione a opção para mover o programa desejado (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Passo 5. Você será direcionado para uma tela igual à do Passo 3. Desta vez, porém, tocará na opção do cartão externo.

Selecione o cartão externo e toque em mover aqui (Foto: Reprodução Thiago Barros)Selecione o cartão externo e toque em mover aqui (Foto: Reprodução Thiago Barros)

Passo 6. Toque em “mover aqui” após abrir o diretório do cartão externo.

Processo demora alguns segundos (Foto: Reprodução Thiag Barros)Processo demora alguns segundos (Foto: Reprodução Thiag Barros)

Pronto! Seu aplicativo foi movido com sucesso! Agora você pode liberar mais espaço na memória interna do seu smartphone cada vez que precisar.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Fernanda
    2014-10-22T00:52:01

    Nao entendo nadaaaa.nao existe ninguem pior q eu p essas coisas :( nao tenhompaciencia tb

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nicolas Torres
    2014-09-20T19:55:08

    Muito Obrigado!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Campos
    2014-08-26T09:29:14

    Não funciona! Move as pasta, apaga todo o conteúdo das mesmas e, quando reinicia-se o aparelho, as pastas , vazias, continuam na memória interna e as outras pastas vazias no sd card.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jackleine Raimundo
    2014-05-26T21:05:47   , respondido respondido 2014-08-04T18:08:33

    Boa noite, eu preciso muito de uma ajudinha. Bom o tutorial foi excelente. Porem na pasta "Meus arquivos" só possui pastas que automaticamente já estão no cartão sd. Só que, possui varias pastas como do Facebook, WhatsApp entre outros, que não estavam no cartão sd, mais aparece nesta pasta do proprio cartao. Estou bem confusa, preciso de uma ajudinha urgente, já deletei quase todos meu apps e o aparelho ainda se encontra com espaço insuficiente. O modelo do meu aparelho é o Galaxy GT-I5510T Android 2.3.6 Agradeço desde já. Obrigado!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jackleine Raimundo
      2014-05-26T21:05:47   , respondido respondido 2014-08-04T18:08:33

      Olá! Usei o tutorial no tablet no meu caso, tive que arrastar para mover pro cartão de memória... talvez funcione assim pra você.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gleidison Silva
    2014-07-19T15:54:59

    Muito bom... Andei lendo uns outros post e nada era tão simples quanto a esse post. Vlw

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria Reissilva
    2014-07-10T21:40:52

    VALEU ! A DIAS TENHO TENTADO ;MAS SO AGORA COM SUA AJUDA CONSEGUI !!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Walace Junior
    2014-06-26T20:57:48

    Obrigado pela dica....Já deu certo!!!! Minha memória estava cheia demais....agora sim ta SHOW!!! Tenho um LG Optimus D685 Brigaduuuuu

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ana Bissoli
    2014-05-27T13:22:35

    Tenho um Galaxy S Duos, de acordo com o tutorial a transferência foi realizada mas, quando vou em configurações - gerenciador de aplicativos - e clico no aplicativo que movi para o SD, aparece - cartão SD 0,00MB, logo, acredito que o aplicativo não foi movido. Alguém pode confirmar se foi ou não? O aparelho continua lento da mesma forma...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogério Carvalho
    2014-05-17T18:53:11

    Funcionou no meu Galaxi pocket neo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Oliveira
    2014-04-29T17:09:23

    Meu celular é o S Duos e funcionou... mt boa a dica e ótimo site!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rody Duarte
    2014-04-13T22:56:39

    Ótimo,fiz agora e deu certo boa dica Galaxy Trend Lite.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Evandro Martins
    2014-03-11T23:13:52

    Bom noite, eu até que tentei mas tenho um Xperia Sp, com atualização 4.3 que com esse tutorial não funciona, espero que exista outra forma, se alguém souber por favor me ajude, más mesmo assim obrigado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Santos
    2014-03-07T08:50:58

    Vou tentar agora mais dez de já agradeso

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Regy Stos
    2013-05-30T07:01:57   , respondido respondido 2014-03-01T02:14:52

    Adorei, fiz e deu certo. Valeu a dica. O meu cel é o S3 mini.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Regy Stos
      2013-05-30T07:01:57   , respondido respondido 2014-03-01T02:14:52

      No meu funfou..

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Regy Stos
      2013-05-30T07:01:57   , respondido respondido 2014-03-01T02:14:52

      Agora que eu vi aqui. Burrice isso. Você abre o aplicativo e o arquivo volta pro lugar....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Paulo Paiva
    2014-01-13T12:07:11

    como sempre, o melhor site pra se resolver tudo da maneira mais correta e facil. Obrigado!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renata Gomes
    2014-01-07T09:35:40

    Fui fazer esses passos no GALAXY Y S5360b não consegui pois os passos são diferente. Por favor mande um novo tutorial para GALAXY Y s5360b

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elias M.n
    2013-12-29T20:33:26

    tentei no lg optimus l7 dual, depois de ter movido o fifa 14 pro sd, executei ele, entao c iniciou o download do jogo tudo de novo na pasta q ele estava anteriormente (na memoria interna)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gleydson Freitas
    2013-08-05T23:52:15

    Não consegui fazer no Galax y duos. Pode ensinar, pois não tem aquelas opções do galaxy S3.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Lima
    2013-05-31T20:36:39   , respondido respondido 2013-12-01T02:02:46

    Funcionou no L7 II

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2013-05-31T20:36:39   , respondido respondido 2013-12-01T02:02:46

      Sério? Vou tentar no meu

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Cristiano Cadastro
    2013-11-20T10:22:11

    Copiar não é o problema, o problema é manter as atualizações também no cartão de memória, pois no galaxy y as atualizações dos aplicativo vão para memória interna, alguem ja conseguiu mandar as atualizações para o cartão também?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Novais
    2013-06-18T15:09:02

    Tem como fazer no galaxy s duos?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Cardoso
    2013-05-19T12:56:32

    Fiz no meu Android 4.1. O problema é que não dá pra achar todos os apps que a gente quer nesses arquivos. Nem se procurar nas pastas ocultas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Alves
    2013-05-20T15:56:27

    não consigo fazer no meu celular lg405f dual alguem sabe?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Aparecido
    2013-05-20T11:25:11

    Eu nem sei onde sao instalados os aplicativos... da para configurar para que sejam instalados direto no cartão externo??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Araujo
    2013-05-19T15:31:21   , respondido respondido 2013-10-30T11:12:17

    pessoal não consigo mover os apps no motorola razr i alguem pode me ajudar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucas Araujo
      2013-05-19T15:31:21   , respondido respondido 2013-10-30T11:12:17

      Arthur Bucci Ai você terá que mexer no Rooms do aparelho. Só que não recomendo pois pode perder a garantia do aparelho. Só dar uma procurada no google que vc acha vários tutoriais.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucas Araujo
      2013-05-19T15:31:21   , respondido respondido 2013-10-30T11:12:17

      Rafael Rosa: tem outra maneira de enviar apps para o cartão de memoria de um galaxy s4?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário