Sistemas Operacionais

08/05/2013 17h23 - Atualizado em 08/05/2013 17h23

Como ativar o scroll com dois dedos no touchpad no Ubuntu

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O recurso de fazer scroll com dois dedos permite ao usuário tocar em qualquer parte do touchpad para fazer a tela subir ou descer. Ou seja, acaba com a limitação do movimento a uma região específica do trackpad, facilitando a vida de quem usa o notebook.

Este recurso é pouco usado no Ubuntu, mais porque alguns usuários não o conhecem do que por questões de preferência. Para ajudar essas pessoas, o TechTudo preparou esse tutorial, em que explica como ativar a rolagem com dois dedos neste sistema operacional Linux. Siga os passos abaixo:

Passo 1. Clique na opção “Configurações do sistema” (o ícone da engrenagem na barra de lançamento do Ubuntu);

Acessando a "opção "Configurações do sistema" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a "opção "Configurações do sistema" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro de “Configurações do sistema”, clique na opção “Mouse & Touchpad”;

Acessando a "opção “Mouse & Touchpad” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a "opção “Mouse e Touchpad” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela que se abrir,  procure pela opção “Touchpad”. Se ela não estiver ativa ("On"), clique no botão "Off", localizado do lado direito para ativá-lo;

Área de ajustes do Touchpad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Área de ajustes do Touchpad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Agora, marque a opção “Rolagem com dois dedos“, clicando na caixinha ao lado da opção;

Ativando a "opção “Rolagem com dois dedos” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando a "opção “Rolagem com dois dedos” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você já pode usar os dois dedos para fazer a rolagem da tela no Ubuntu sempre que precisar.

Ainda tem dúvidas sobre sistemas operacionais baseados em Linux? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares