23/05/2013 08h30 - Atualizado em 23/05/2013 08h30

Como entrar no Windows 7 e 8 pelo ‘Modo de Segurança’

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A opção “Modo de segurança” é muito útil em situações problemáticas do Windows e embora ela possa ser acessado pressionando a tecla F8 no Windows 7, isso não funciona no Windows 8. Se você precisa fazer o sistema mostrar automaticamente uma opção para iniciar em “Modo de segurança”, acompanhe esse tutorial do TechTudo..

Copiando a opção de inicialização padrão

Antes de começar, é necessário copiar a opção de inicialização padrão para depois modificá-la,  preservando a opção original.

Passo 1. No Windows 7, clique no menu iniciar e digite “cmd” (sem as aspas) na caixa de pesquisa. Depois, clique com o botão direito em “cmd” e escolha a opção “Executar como administrador” no menu que aparece. Se for solicitada a senha do administrador, digite-a ou apenas confirme a autorização;

Executando o prompt de comando do Windows 7 como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o prompt de comando do Windows 7 como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. No Windows 8, aponte o mouse para o canto superior direito da tela e quando a barra lateral aparecer, escolha a opção “Pesquisar”;

Iniciando a pesquisa do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a pesquisa do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela de busca, digite “cmd” e aguarde até o resultado;

Digitando na pesquisa do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando na pesquisa do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Clique com o botão direito do mouse sobre o item que aparecer na parte mais à esquerda da tela. Surgirá uma barra com algumas opções na seção inferior do display. Clique no item “Executar como Administrador”;

Executando o prompt de comando do Windows 8 como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o prompt de comando do Windows 8 como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se for solicitada a senha do administrador, digite-a ou apenas confirme a autorização;

Autorizando a execução do prompt de comando no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a execução do prompt de comando no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Já dentro do prompt, tanto do Windows 7 como do 8, digite a seguinte o comando “bcdedit /enum /v” (sem as aspas) e tecle “Enter”;

Executando comando do prompt do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando comando do prompt do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Serão exibidas diversas informações sobre o sistema. Localize o item “Gerenciador de Inicialização do Windows” e copie a informação referente ao “identificador”;

Localizando a informação sobre o identificador de boot (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Localizando a informação sobre o identificador de boot (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Faça uma cópia deste identificador. Para isso, digite o comando a seguir e tecle “Enter”. Aqui, você deve colocar a informação do identificador entre as chaves, no lugar da palavra “identificador”.

bcdedit /copy {identificador} /d “Modo de seguranca”

Copiando identificador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Copiando identificador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Configurando o boot

Feita a cópia, é hora de configurar a nova opção de boot para que apareça na inicialização do Windows.

Passo 1. Pressione a tecla do Windows junto com a tela “R”. Na nova janela, digite “msconfig.exe” (sem as aspas) e depois clique no botão “OK”;

Executando msconfige.exe (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando msconfige.exe (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Uma nova janela se abrirá. Clique na aba “Inicialização do Sistema”;

Acessando a aba "Inicialização do Sistema" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a aba "Inicialização do Sistema" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na aba “Inicialização do Sistema”, selecione opção que começa “Modo de seguranca”. Marque a caixa “Inicialização segura” e também, o item “Tornar permanente todas as configurações de inicialização”. Para confirmar as alterações, clique no botão “OK”;

Alterando a opção de boot copiada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Alterando a opção de boot copiada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Será exibida uma mensagem de alerta, clique no botão “Sim” para confirmar;

Confirmando as alterações efetuadas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando as alterações efetuadas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Uma tela solicitando a reinicialização do sistema será exibida, confirme clicando no botão “Reiniciar”;

Confirmando a reinicialização do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a reinicialização do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na reinicialização, o menu de opções do Windows será mostrado antes da tela login e exibirá a nova opção que foi configurada;

Menu de inicialização do Windows 7 e 8 mostrando a nova opção (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Menu de inicialização do Windows 7 e 8 mostrando a nova opção (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora sempre que precisar, basta escolher essa nova opção e entrar no modo de segurança.

Ainda tem dúvidas sobre o Windows? Pergunte no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Danilo Santos
    2014-04-22T17:35:09

    Olá! Bem fiz todo o procedimento do tutorial e resolvi meu problema no computador, só que, o computador nao volta a inicializaçao normal! Fica só em modo de segurança. O meu windows é o 8.1 por favor me ajudem a reverter isso!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dayane Carvalho
    2014-01-25T18:36:06

    Boa Tarde o meu quando cheguei no passo 3 nao aparece a frase do modo segurança para clica-lá e agora ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ademir Filho
    2013-07-20T15:37:53

    Certo, entendi! Mas como fazer para voltar o Windows ao normal?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • William J
    2013-05-23T12:04:25

    Edivaldo Brito, muito bom essa materia, obrigado por compartilhar essa otima informação.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Perez
    2013-05-23T11:31:42

    Ótimo tutorial. Dia desses estava procurando uma solução para esta situação. Obrigado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauro Sókrates
    2013-05-23T11:15:35

    Acho que o nome da matéria deveria ser "Como acrescentar a opção 'Modo de Segurança' no boot do Windows 7 e 8".

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário