TechTudo

16/05/2013 10h18 - Atualizado em 16/05/2013 10h18

Como trocar mensagens pelo Hangouts, novo app de bate-papo do Google

Thiago Barros Para o TechTudo

O Google unificou as suas plataformas de troca de mensagens e criou o Hangouts, apresentado durante o Google I/O nesta quarta-feira (15). O aplicativo, que faz conversas de textos e vídeos entre duas ou mais pessoas, já pode ser baixado gratuitamente para Android e iPhone.  Para te ajudar a usar o serviço, o TechTudo preparou este tutorial com tudo o que você precisa para trocar mensagens pelo Hangouts.

Passo 1. A imagem abaixo mostra a tela principal do Hangouts. Para iniciar uma conversa, o usuário precisa passar o dedo na tela ou tocar no ícone “+”. Feito isso, a lista de contatos da sua conta do Google será mostrada na tela. O aplicativo destaca os amigos com que você conversa com maior frequência, mas todas as pessoas da lista vão aparecer ao deslizar o dedo de baixo para cima na tela.

Deslize o dedo para expandir a lista de amigos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Deslize o dedo para expandir a lista de amigos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 2. Para convidar pessoas para um hangout, seja individual ou de grupo, basta só tocar no rosto do(s) usuário(s) que devem ser chamados. Na aba inferior, é só escolher entre mensagem de texto ou vídeo para começar o hangout.

Estas são as telas de convidar usuários para bater papo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Estas são as telas de convidar usuários para bater papo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 3. Em seguida, você será direcionado para a janela de bate-papo. Seja ela com a vídeo chamada (à esquerda na imagem abaixo) ou então com o de envio de textos. Para conversar por vídeos, é só aguardar todos se conectarem. Na parte inferior, há um menu com as opções configurar microfone, volume, fechar vídeo chamada ou trocar a câmera que está filmando. Nas conversas por textos, o layout é idêntico ao do WhatsApp, onde tudo o que é preciso é escrever e enviar, na parte inferior.

Estas são as telas de bate-papo do Hangout (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Estas são as telas de bate-papo do Hangout (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 4. Na janela de bate-papo, além de mandar mensagens de texto, o usuário tem a opção de inserir emoticons. Para isso, basta clicar no ícone de um bonequinho sorridente do lado direito ou enviar fotos, clicando no ícone de uma câmera do lado esquerdo. Na parte superior, há ainda a opção de começar um bate-papo por vídeo, caso você deseje no meio do papo.

Na janela de conversa, é possível enviar emoticons e fotos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Na janela de conversa, é possível enviar emoticons e fotos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 5 – Por último, basta visualizar na página principal do Hangouts as conversas que foram realizadas. A interface é bem semelhante ao visual do WhatsApp.

Interface das mensagens é semelhante ao visual do WhatsApp (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Interface das mensagens é semelhante ao visual do WhatsApp (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Pronto! Agora você já pode conversar no Hangouts, o novo aplicativo do Google. Para se conectar, é necessário ter uma conta do Google, ou seja, um cadastro no Gmail, Orkut, YouTube, Google+ ou qualquer outro serviço da companhia. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de fazer uma pergunta no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Gabriel Silva
    2013-05-16T18:06:01

    E não vai ter mais a praticidade do messenger acoplado ao Gmail? Vou ter que baixar uma coisa à parte? Podiam manter o Gtalk mesmo com esse aplicativo...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Everton Sr
    2013-05-16T17:44:52

    A google com certeza vai corrigir em breve a questão de saber se a pessoa tá online, offline, ocupado ou ausente! Não tem lógica eu usar somente um hangou(novo e definitivo mensageiro instantâneo da google) com pessoas que nem sei se tá online.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diogo Vianna
    2013-05-16T12:55:12

    Estranho no meu iPhone está funcionando ok mas no Nexus 4 nao funciona ainda.. e já verifiquei no google plus que mostra o Hangouts substituindo o Gtalk..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Celso Hashimoto
    2013-05-16T10:33:21

    Só achei que a mostra de contatos que estão Online / Offline ficou meio vago. Esse negócio de 'esmaecer' os contatos offline não ficaram claros. Acho que poderiam adicionar a velha bolinha verde/cinza...Fora isso, to curtindo bastante o app. :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nicolau Fawkes
    2013-05-17T09:30:09   , respondido respondido 2013-10-01T10:10:37

    Google não desenvolve para Windows Phone, e quando a Microsoft faz apps dos serviços do Google para o WP eles não gostam e mandam tirar do ar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nicolau Fawkes
      2013-05-17T09:30:09   , respondido respondido 2013-10-01T10:10:37

      Se a Microsoft não tirasse da Google sua fonte de renda, seria diferente. Você desenvolve uma plataforma que te dá dinheiro, vem outro e disponibiliza sua plataforma sem lhe dar a comissão, o que você quer? A versão para iOS não tinha adds? Blz, mas a Apple tinha um contrato com a Google, o que não aconteceu com a Microsoft.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade