22/05/2013 08h15 - Atualizado em 22/05/2013 08h15

Hardware do Xbox One em um PC gamer; como fazer e quanto custa

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft revelou o Xbox One, seu novo console que medirá forças no mercado com o PlayStation 4, da Sony. Em termos de hardware, o novo videogame da empresa se mostra extremamente parecido com o PS4, mostrando que boa parte dos rumores sobre suas capacidades de processamento estavam corretos. Neste tutorial, vamos listar componentes para que você possa, em casa, montar um PC que tenha capacidade similar ao Xbox One.

Veja o que rolou no anúncio do Xbox One, da Microsoft.

Configurações do Xbox One (Foto: Reprodução/Microsoft)Configurações do Xbox One (Foto: Reprodução/Microsoft)

Como não sabemos exatamente as especificações do Xbox One em números, optamos por estimativas do hardware presente no console. Embora, no papel, o Xbox One tenha o poder de um PC gamer mediano, vale lembrar que por serem máquinas dedicadas a jogos, os consoles acabam tendo performance melhor. Quem defendeu esse argumento, recentemente via Twitter, foi John Carmack, da Id Software: “consoles rodam jogos duas vezes melhor do que PCs com hardware equivalente”.

Processador com oito núcleos, vastos 4 GHz de clock, é o escolhido para o PC (Foto: Divulgação)Processador com oito núcleos (Foto: Divulgação)

- Processador

Não existe hoje uma APU que ofereça uma GPU tão capacitada para PCs. Por conta disso, vamos montar nossa máquina com um processador normal.

Sugestão: AMD FX 8350, com oito núcleos Vishera, clock na casa dos 4 GHz e preço perto dos R$ 600.

 

 

- Placa de vídeo

Quando foram lançados, PS3 e Xbox 360 tinham hardwares que superavam qualquer PC gamer do mercado. Hoje, a situação é diferente. Os dois novos consoles se mostram equiparáveis a um computador gamer mediano: o PS4 tem GPU no nível de uma Radeon HD 7870 e o Xbox One a uma Radeon HD 7790.

A Microsoft, assim como a Sony, foi bem economica ao falar sobre as modificações que criou na Radeon, a placa gráfica do Xbox One. Mas levando em conta a promessa de que o console rodará Call of Duty: Ghosts a 60 FPS, podemos presumir a placa ideal para o nosso PC.

Geforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho (Foto: Reprodução) (Foto: Geforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho (Foto: Reprodução))Geforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho (Foto: Reprodução)

Sugestão: EVGA Geforce GTX 660. Pode ser encontrada no Brasil com preços a partir de R$ 800. Ou opções AMD puro sangue, como as Radeons às quais os novos consoles se equiparam.

- Placa-mãe

Consoles não fazem overclock e, por conta disso, nossa placa pode ser mais simples e mais barata. Como o processador que adotamos exige soquete AM3+, podemos escolher uma vasta variedade de modelos no mercado.

Sugestão: Gigabyte GA970-A-D3. Ótima placa em custo x benefício, com quatro slots de memória e dois slots PCIe 2.0. Preço na casa dos R$ 350.

- Memórias

Embora muito parecidos, Xbox One e PlayStation 4 têm uma diferença relevante: os padrões de memória. Enquanto o PS4 tem 8 GB de RAM em GDDR5, o Xbox One conta com 8 GB de RAM em DDR3.

Xbox One (Foto: Divulgação)Xbox One terá hardware parecido com o do PS4 (Foto: Divulgação)

GDDR5 é um padrão mais avançado e mais rápido de memória, o que dá vantagem ao PS4 nesse quesito. Mas na prática, a tendência é que os jogos rodem bem nos dois consoles, a despeito dessa diferença. Em relação ao Xbox One, a memória DDR3 tende a fazê-lo mais acessível por ser mais barata.

Outra vantagem, ao menos no nosso exercício, é que não existem pentes GDDR5 para você usar no computador, o que faz do Xbox um console mais similar aos PCs.

Sugestão: Dois pentes de 4 GB da G.Skill da série Ripjaws, encontrados no Brasil na casa dos R$ 250.

- Disco rígido

O Xbox One será lançado com um disco rígido de 500 GB. A Microsoft não falou nada sobre a velocidade do dispositivo e sua marca.

Sugestão: HD 500 GB da Seagate, com 7200 RPM e 16 MB de cache. Preço médio de R$ 145.

Forza 5 (Foto: Divulgação)Monte uma máquina para jogar Forza 5, um dos games divulgados para o Xbox One (Foto: Divulgação)

- Blu-Ray

Segundo a Microsoft, o novo Xbox terá um leitor de Blu-Ray e DVD que será pouco usado, pois os games serão transferidos para o disco. Sendo assim, para nosso PC inspirado no novo console da Microsoft, vamos escolher um drive combo comum da LG.

Sugestão: LG WH14NS40K encontrado a preços na casa dos R$ 300.

- Placa de rede

A placa-mãe que escolhemos dispõe de porta ethernet, mas se você quiser conectar o computador usando Wi-Fi, será necessário comprar uma placa dedicada para isso. A boa notícia é que esse tipo de componente não é caro.

Sugestão: Atheros Ar5b97 com faixa de preço na casa dos R$ 60.

PREÇO TOTAL: R$ 2.755.

Tabela das especificações do Xbox One (Foto: TechTudo)Tabela das especificações do Xbox One (Foto: TechTudo)

 

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Carlos Andrade
    2013-05-22T22:44:56

    E o resto? Precisa de um bom gabinete, fonte de alta capacidade, mouse e teclado apropriados. Acho que passa, tranquilamente, da casa dos 3,3 mil reais. O Xbox sai mais barato.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wlysses Pereira
    2013-05-22T22:04:27

    Pessoal do Techtudo, vocês tem que levar em consideração que 8gb em PCs é diferente de 8gb em consoles. Não se esqueçam que o PS3 tinha só 512mb de memoria unificada, um pc com apenas 256mb pra ram e 256mb de gpu não faz o que o PS3 faz. E tem ainda a questão do S.O. que pra um PC de jogos é Windows, que pesa mais ainda na maquina.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cleber Penha
    2013-05-22T19:59:19

    Jogo desde os primordios.. sou da epoca da pre-historia

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Trevisan
    2013-05-22T18:57:49

    Nossa. Tenho um X360 aqui, rodo jogos quase atuais com ótimos gráficos. Não sou abismado por gráfico ultra high tec, mas gosto sim de um game belo e bem feito aos moldes de Batman AC, Bioshock e Assassins Creed. Porém o Xbox One, me deixou abismado. Eu sabia que não iriam mostrar jogos, mas a Microsoft está tentando mudar o conceito de video-game, o que eu não acho certo. Nada como um ótimo controle, uma televisão 1080p ou mais potente e um ótimo video-game para rodar, por exemplo o PS3 ou o X360.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Souza
    2013-05-22T18:25:00

    Claro comprando os periféricos e fonte e gabinete mencionado vamos ai gastar mais um pouco, supor 3.300 total , porem não vamos achar que será só converter o Dolar ou a libra que é o preço, o que mais encarece um produto desses são os impostos, então não vamos achando que R$ 1.200 vai ser o preço dele até porque esse é o preço atual dos antecessores.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Aguillar
    2013-05-22T18:17:34

    Está de sacanagem afirmar uma coisa dessas!! Pirei quando li isso: "Quando foram lançados, PS3 e Xbox 360 tinham hardwares que superavam qualquer PC gamer do mercado."

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ronivaldo Santos
    2013-05-22T18:17:23

    faltou fonte,gabinete,teclado, mouse, controle, cam....e acho que é so !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dick Vigarista
    2013-05-22T17:32:30

    Compre tudo isso e tente ligar a maquina... ops faltou a fonte (e demais periféricos)....tsc tsc tech tudo...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Teodoro
    2013-05-22T17:30:51

    Legal monte PC sem fonte kkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tiago Moreno
    2013-05-22T17:19:34

    Reportagem para NERD, vão ler um livro (não vale RPG, olha lá), ao invés de ficar horas e horas na frente de um PC. Arrumar uma namorada REAL (virtual tmb não cola) é uma boa pedida.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marlon Oliveira
    2013-05-22T15:15:40

    Ps4 esta na Frente em Hardwere...Na memoria e placa grafica ele esta na frente n temos especializaçoes do processador ainda so sabemos q tem 8 nucleos...Sistema de refrigeraçao e talz n sabemos muitas coisas pra julgar com certeza ainda mais pelo visto ps4 esta a frente

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thomas Thurbano
    2013-05-22T14:46:07

    Esse xbox one já vai nascer desatualizado. Meu pc é muito mais potente. Porque não colocaram SSD no lugar do HDD? (eu sei, por causa do preço).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonio Carvalho
    2013-05-22T17:57:32

    Vamos ter bons jogos para os pcs atuais.A ditadura xbox 360 e ps3 vão acabar aos poucos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Barretao2012
    2013-05-22T17:49:13

    materia pra tirar a intençao de alguem comprar um pc excelente que é muito mais util, vao intubar os trouxa que comprar isso agora no preço que vier.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Cosati
    2013-05-22T13:51:05

    Boa a reportagem. Pesquisando preços, dá para montar uma máquina dessas gastando menos. O gravador de blu-ray por exemplo já se acha na faixa de 200-230 reais. Como já disseram, faltou a fonte de alimentação, que deve ser de pelo menos 500W reais, e os periféricos (teclado, mouse, cx som, monitor, joystick,etc). Mesmo assim, dá para montar uma máquina superior a qualquer console com menos de R$3000,00, lembrando que o PC terá inúmeras outras utilidades além de jogar games. Mas falando nos consoles, o PS4 está muuuito superior ao Xbox One, que tem um processador gráfico mediano.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Rodrigues
    2013-05-22T13:26:53

    Errei ai em baixo quis dizer ( PS 4 )

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michely Bastos
    2013-05-22T13:26:34

    após a revelação do console, as ações da Microsoft na Bolsa de Nova York caíram e, curiosamente, as ações da Sony subirem mais de 9%. kkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • To Doidao
    2013-10-08T03:09:49

    Mano, esse cara posta umas coisas ridículas na moral mesmo onde você pega essas informações? Onde que a GPU se equivale a uma 7870 ? UHEAUHEAHEAU é pra dar risada né.. 7770 se quis dizer..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Cosati
    2013-05-22T14:06:19

    Como a Microsoft lança um console para durar pelo menos uns 5 anos no mercado usando um processador gráfico mediano? Deveria ter colocado já uma placa gráfica melhor, como fez a Sony no PS4, pois a HD 7870 deste é muito superior à HD 7790 do Xbox One. Daqui a uns dois anos, os jogos lançados para o PS4 fatalmente terão melhores gráficos que os mesmos jogos lançados para o Xbox. Resta saber o preço dos dois consoles, para avaliar qual terá o melhor custo-benefício. Mas não tenho dúvidas que nenhum console barrará o PC em custo-benefício.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliano Palmeira
    2013-05-22T13:24:36

    Estou seguindo o mestre Jack Sparrow, a escolha dele é minha escolha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Rocha
    2013-05-22T12:57:20

    Uso o 8350 2xGTX550ti 16GB DDR3 to de bouas.. e nem gastei isso tudo.. E esqueceram de adicionar no valor a Fonte para essa placa..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Oliveira
    2013-05-22T12:32:33

    Olha, se a placa do novo XBOX for o equivalente a HD7790 ficou bem fraquinho se comparado ao PS4, não sou fanboy nem de um nem de outro pois tenho PC, e com uma HD 7970, só minha opinião. PS4 bem acima do XBOX

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Acleriston Silva
    2013-05-22T12:05:22

    ta loko so o tempo e o dinheiro que agente vai gastar pra fazer isso tudo, é bem melhor compra o xbox mesmo e sai mais barato.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristiano Lemos
    2013-05-22T11:11:54

    Dois pentes?!?! pode ser um pente fino e uma escova? Coloca dois módulos de memória! kkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Lopes
    2013-05-22T11:06:51

    Uma HD Radeon 7950 acho que no caso seria melhor, daria mais folego para o pc e a economia seria de 300 reais, perderia em fps mas a diferença não seria muito grande.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário