10/05/2013 08h57 - Atualizado em 10/05/2013 08h57

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Entenda o assunto

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

O carregador do seu celular parou de funcionar e você está se perguntando se poderia substituí-lo por um de outra marca? Saiba que há algumas precauções que devem ser tomadas antes reutilizar aquele carregador velho do seu aparelho antigo ou de seu amigo. Para esclarecer suas dúvidas, o TechTudo preparou um tutorial que te mostrará os principais cuidados que devem ser tomados antes de trocar o seu carregador por um “genérico”.

Smartphones podem ser danificados por carregador de outras marcas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Smartphones podem ser danificados por carregador de outras marcas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Passo 1. Tenha em mãos o carregador original do dispositivo. Caso não possua mais o mesmo, busque no site da fabricante as suas especificações. Por meio delas, você poderá comparar os dados da fonte original com a de outra marca. Além disso, é importante verificar se os plugues de ambos os dispositivos, realmente, são compatíveis.

Passo 2. Observe em qual faixa de voltagem o novo carregador opera. Por exemplo, se a rede elétrica de sua casa entrega 110 V, não adianta plugar o carregador necessita de 220 V e vice-versa. Na figura abaixo, o carregador é do tipo bivolt, ou seja, ele opera tanto em 110 como em 220 V. Se o novo carregador for deste tipo, então não haverá riscos quanto ao quesito voltagem.

Carregadores de smartphones trazem informação de voltagem em seu corpo (Thiago Bittencourt/TechTudo)Carregadores de smartphones trazem informação de voltagem em seu corpo (Thiago Bittencourt/TechTudo)

Passo 3. Observe qual a voltagem de saída (output) da fonte antiga e da nova. O seu aparelho pode requisitar, por exemplo, de 5 V e o carregador novo pode estar passando 9 V. Ou seja, o celular estaria recebendo uma carga superior a que ele suporta, podendo até mesmo danificá-lo. Fique atento, compare os carregadores (antigo e novo) e veja se as voltagens de saída são exatamente iguais;

Carregador de smartphones entregam cargas diferentes para os aparelhos (Thiago Bittencourt/TechTudo)Carregador de smartphones entregam cargas diferentes para os aparelhos (Thiago Bittencourt/TechTudo)

Passo 4. Outro ponto importante diz respeito à amperagem do novo carregador. Ou seja, a intensidade da corrente elétrica que ele está fornecendo ao seu aparelho. Por exemplo, se o celular consome uma corrente de 0.15 ampères e o carregador tem a capacidade de enviar 1 A (1000 mA), não haverá problema, pois o mesmo só estaria consumindo uma parte da corrente disponível. Por outro lado, se seu aparelho consumir uma quantidade maior de ampères do que a fonte disponibiliza, isso poderia então prejudicá-la, causando um aquecimento excessivo em seus componentes.

A melhor forma de evitar problemas, é observar com bastante atenção os dois carregadores, e se certificar de que a corrente que o celular precisa é compatível com aquela fornecida pela nova fonte.

image 2Carregador de celulares podem ser utilizados em outros aparelhos, desde que sejam compatíveis (Thiago Bittencourt/TechTudo)

Pronto! Se você verificou esses quesitos e viu que o carregador é totalmente compatível com o seu aparelho, pode usá-lo sem medo. Mas lembre-se, a melhor alternativa é usar sempre produtos originais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mat Bh
    2014-07-04T01:08:11  

    De onde vc tirou bivolt? Se o transformador opera de 100 a 240 entao ele é autovolt.

    recentes

    populares

    • Mat Bh
      2014-07-04T01:08:11  

      Sempre ouvi bivolt, e vi sempre escrito bivolt, na moral vc quer corrigir as pessoas sem saber o que está falando. E Brasil por isso que tá estacionado, ao invés de cuidar do seu umbigo, fica cuidando do umbigo das pessoas.

  • Ricardo Santos
    2016-08-04T09:44:39

    Balela!!!

  • Sheila Lima
    2016-05-08T17:03:22

    Ola, gostaria de saber se tem algum problema eu carregar meu Microsoft lumia 640 XL com carregador do moto g3? Porque o dele mesmo demora carregar

  • Patricia Souza
    2014-05-26T23:40:01

    *encontrar na intenet os dados do carregador da motorola

  • Vitor Fernandes
    2015-09-07T10:01:08

    E sobre o carregador magnético, ele pode estragar o celular?

  • Bruno Rossetto
    2013-05-10T15:19:15  

    Por favor techtudo, se é pra dar nome aos bois, vamos fazer isso de forma correta: Da-se o nome de TENSÃO, a diferença de potêncial elétrico entre dois pontos. A unidade de medida para isso é VOLTS (por isso não existe VOLTAGEM e sim TENSÃO). Da-se o nome de CORRENTE, o deslocamento de cargas elétricas entre dois pontos quando existe diferença de potencial, a unidade de medida para isso é AMPER (por isso não existe AMPERAGEM e sim CORRENTE). Espero ter ajudado...

    recentes

    populares

    • Bruno Rossetto
      2013-05-10T15:19:15  

      Flavio presidenta é uma álavra dicionarizada.

    recentes

    populares

    • Bruno Rossetto
      2013-05-10T15:19:15  

      "Amperagem" e "voltagem" é para matar qualquer engenheiro. Depois disso tudo, só faltou falar em "Watagem" como sinônimo de potência. O português é um idioma tão bonito quando escrito corretamente....

  • Patricia Souza
    2014-05-26T23:43:05

    Você só aceita comentário de macho?

  • Patricia Souza
    2014-05-26T23:38:47

    Só os dois últimos que não pude comparar porque meu carregador antigo está em algum lugar desaparecido há um ano, que não encontro de jeito nenhum. Mas acho que consigo encontrar na internet. Parabéns pela matéria, muito bem escrita, até agora tudo ok com o carregador da samsung antigo no meu motorola.

  • Fabio
    2013-05-10T16:50:57

    Techtudo... demitam o estagiário que escreveu esse absurdo de materia. Vamos estudar o minimo de eletrônica antes de escrever materias como esta.

  • Bruno Rossetto
    2013-05-10T13:27:55

    Por favor techtudo, se é pra dar nome aos bois, vamos fazer isso de forma correta: Da-se o nome de TENSÃO, a diferença de potêncial elétrico entre dois pontos. A unidade de medida para isso é VOLTS (por isso não existe VOLTAGEM e sim TENSÃO). Da-se o nome de CORRENTE, o deslocamento de cargas elétricas entre dois pontos quando existe diferença de potencial, a unidade de medida para isso é AMPER (por isso não existe AMPERAGEM e sim CORRENTE). Espero ter ajudado...

  • Gustavo Josende
    2013-05-29T11:12:40

    eauehauehauehaue os engenheiros e técnicos em eletrônica piram! Aê nerdzada... parou o choro. É voltagem e amperagem meRRRRmo e vocês que arranjem mulher e parem de ficar dando chilique em matéria de nerd.

  • Carlos Silva
    2013-05-18T23:42:16

    putz, tenho um nokia 701 há 2 anos. perdi o carregador original e só carrego a bateria com um da motorola que a amperagem e mais nao sei o que, são tudo o que a materia fala que vai fazer o aparelho explodir. espero que ele nao leia isso, porque até agora, o carregamento é simplesmente PERFEITO! Que materiazinha hein!

  • Dias Junior
    2013-05-10T14:43:55

    Usar o carregador na bateria do carro mesmo com voltagem inferior pode causar algum dano ao aparelho minha bateria 6,5v e o carregador 4v.

  • Rogerio Rossi
    2013-05-10T14:11:58

    Nada a ver esta materia! Totalmente fora e as expliações técnicas não consiz com o que realmente acontece. Pelo amor de DEUS, vamos para de publicar coisas sem embasamente técnico algum! Fica a dica, cada dia que passa este site perde mais credibilidade! Materias nada a ver!! Totalmente fora da realidade!!!

  • Alex Mendes
    2013-05-10T11:54:57

    perdi alguns minutos da minha vida com essa materia inutil

  • Liadar Sousa
    2013-05-10T11:44:23

    falta de assunto.. vai procurar o kifa!!!

  • Wilson Rodrigues
    2013-05-10T09:50:15

    Muito bom!!!

  • Pedro Novas
    2013-05-10T14:43:38  

    Ainda bem que o Iphone não tem este problema.

    recentes

    populares

    • Pedro Novas
      2013-05-10T14:43:38  

      É... aí o pessoal tem q inventar aquela porcaria pra roub..digo, emprestar energia de outro Iphone....

  • Anonimo Nome
    2013-05-10T14:01:41

    Olha, eu tenho um daqueles carregadores veiculares que vem um cabo USB para 10 (sim 10) tipos de aparelho... até hoje, nunca deu problema...

  • Tulio Lima
    2013-05-10T13:27:32

    Aprendi da pior maneira possível. Queimei um E7 da Nokia usando um carregador da Motorola. hahahaha

  • Gustavo Lander
    2013-05-10T11:14:27

    prefiro carregar plugando o usb no micro. =)

  • Andre Luns
    2013-05-10T11:09:42

    Curti a matéria, bem explicada! Eu já tive precauções pois os carregadores da Samsung (veio junto ao Galaxy Y) ficam muito aquecidos se eu usá-los no Motorola (Quench) e no LG (Optimus L5).

  • Vinícius N.
    2013-05-12T13:24:19  

    Não é por nada, mas essa pergunta eu fiz no forum techtudo há um tempo (inclusive, exatamente como está escrito aqui, parece até que vocês se inspiraram nela). O motivo de eu ter feito foi devido à redução do tempo da minha bateria (em um xperia) após usar o carregador do galaxy note. Carreguei até 100%, mas quando a bateria, em uso, chegou a próximo de 20, o celular descarregou instantaneamente... O carregador do xperia é de 5V e 850mAh, o do galaxy é 5V e 2000mAh. Qual o motivo, então, se foi afirmado aqui que é seguro nesse caso?

    recentes

    populares

    • Vinícius N.
      2013-05-12T13:24:19  

      Luiz Fabri, eu tenho um Xperia e ocorria o mesmo problema. Troquei a bateria por uma nova e o problema foi solucionado. Tudo indica que a sua bateria já está no fim da vida útil.

    recentes

    populares

    • Vinícius N.
      2013-05-12T13:24:19  

      Eu, humildemente, discordo de todos voces. A bateria do celular é feita de litio (polimero de). O carregamento dessas baterias exigem não só a tensão como correta, mas também a corrente. Normalmente uma bateria de litio comum deve ser carregada com a corrente que a gente diz ser "1c". Entao, se a bateria dele é de 850mah, deve ser carregada com a voltagem correta e com a CORRENTE em, NO MAXIMO, 850 MAH, ou seja, menos de 1 ampere. Eu duvido que esses celulares tenha um circuito de carregamento microprocessado a ponto de controlar a CORRENTE na entrada. O risco é de incendio, inclusive.

  • Johnson Ferreira
    2013-05-10T11:03:33  

    Prezado Thiago, lí esta matéria na intenção de encontrar o caso que aconteceu comigo, que foi o seguinte: eu tenho um Xperia da Sony e também tenho um carregador da Nokia em casa, mas qdo tento carregar o Xperia, ele trava tudo e não destrava por nada ! Tenho que desligá-lo se quiser carregar com este carregador da Nokia, que tem as mesmas especificações do original da Sony. Porque acontece isto ?

    recentes

    populares

    • Johnson Ferreira
      2013-05-10T11:03:33  

      Bruno Rossetto Tensão = voltagem Corrente = Ampere Tensão X corrente = potência

    recentes

    populares

    • Johnson Ferreira
      2013-05-10T11:03:33  

      Pra ficar fácil: CORRENTE (e não amperagem) do carregador maior do que a necessária para carregar a bateria em questão, SEM PROBLEMAS. CORRENTE (e não amperagem, eu já disse isso né???) do carregador menor do que a necessária para carregar a bateria em questão, SÓ NAO VAI CARREGAR A BATERIA. Simples assim... Diomar, o AMPER é a unidade de medida para CORRENTE e TEM TUDO A VER com a TENSÃO (e não voltagem) O fato de ser BI-VOLT é a capacidade que o carregador tem em entregar a mesma quantidade de elétrons (CORRENTE), independente da TENSÃO.

  • Fernanda Voi
    2013-05-10T13:39:48  

    O MEU GALAXY SII AS VEZES AVISA QUE A VOLTAGEM ESTÁ ALTA,,,AÍ EU RETIRO DA TOMADA... PQ ISSO ACONTECE?

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-05-10T13:39:48  

      Mengãopisanostravecos, e a matéria é idiota..

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi