20/06/2013 10h04 - Atualizado em 20/06/2013 10h04

Como criar atalhos personalizados para itens do menu do Mac OS X

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

No Mac OS X, quase todas as funções dos aplicativos podem ser acessadas por teclas de atalho. Alguns recursos, no entanto, não têm uma combinação de teclas definida ou possuem uma fora do usual. Para resolver esses problemas, siga os passos deste tutorial.

Passo 1. Localize o item na barra de menus para o qual deseja definir um atalho no teclado. Como exemplo, criaremos um atalho para “Ferramentas, Ajustar Tamanho…”, do aplicativo “Pré-Visualização”;

Definindo item que terá atalho criado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Definindo item que terá atalho criado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Abra as “Preferências do Sistema”. Você pode fazer isso no menu Apple, na pasta de aplicativos, ou, em alguns casos, fixado na Dock;

Acessando configurações do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando configurações do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Clique em “Teclado”;

Preferências do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Preferências do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na aba “Atalhos de Teclado”, clique em “Atalhos de Aplicativos”. Logo abaixo, clique sobre o botão representado por um “+” (sinal de mais) para adicionar um novo atalho;

Criando atalho personalizado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando atalho personalizado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Adicione os dados do atalho que deseja criar, como o aplicativo, o título do menu e o atalho desejado. Escreva o nome exatamente como ele é exibido (inclusive com pontos, letras maiúsculas e caracteres especiais, se houver). As teclas de atalho não precisam ser exclusivas, mas se elas já estiverem em uso, o comando antigo deixará de funcionar;

Configurando atalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando atalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, clique em “Adicionar” e retorne ao aplicativo para saber se o atalho foi configurado.

Atalho criado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Atalho criado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Seguindo os passos acima você poderá definir teclas de atalho para as funções mais usadas e aumentar a sua produtividade.

Ainda tem dúvidas sobre o Mac OS X? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares