Sistemas Operacionais

03/06/2013 17h06 - Atualizado em 03/06/2013 17h08

Como criar um disco de recuperação do Windows 8

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Windows 8 conta com uma ferramenta para a criação de um disco de recuperação que permite, inclusive, copiar a unidade do HD para o pen drive. Dessa forma, é possível excluir a partição e liberar um espaço considerável no disco. Nos passos abaixo, veja como abrir e usar o utilitário.

Passo 1. Abra a tela iniciar do Windows 8, digite “unidade de recuperação”, selecione “Configurações” e clique sobre o primeiro resultado;

Abrindo utilitário para criação de disco de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abrindo utilitário para criação de disco de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso queira criar uma cópia da unidade de recuperação, selecione “Copie a partição de recuperação do computador para a unidade de recuperação” – essa opção encontra-se disponível apenas em computadores com Windows 8 de fábrica;

Copiando unidade de recuperação do HD para o pen drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Copiando unidade de recuperação do HD para o pen drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Antes de clicar em “Avançar”, insira um pen drive vazio – ou tenha certeza de que ele não armazena nenhum documento importante, pois tudo será apagado. Se você optou por copiar a partição de recuperação do computador, será necessário um pen drive de 16 GB ou mais, dependendo do tamanho da partição. Caso contrário, 256 MB é o suficiente;

Passo 4. Para evitar confusão, mantenha apenas o pen drive que será utilizado para criar o disco de recuperação conectado ao computador. Nesse caso, selecione a única opção que aparecerá na lista e avance;

Selecionando pen drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Selecionando pen drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Conforme comentamos no terceiro passo, o pen drive será formatado. Clique em “Criar” para continuar e aguarde até que os arquivos sejam copiados;

Criando disco de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando disco de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, clique em “Concluir” para finalizar o assistente.

Disco criado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Disco criado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Agora, se estiver precisando de espaço no HD, você poderá excluir a partição que o fabricante deixa para a recuperação do computador. Por outro lado, deve-se tomar muito cuidado para não perder o pen drive.

Sobrou alguma dúvida sobre Windows 8? Pergunte no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Americancap
    2016-08-05T13:36:14

    Depois de criar a unidade no pendrive poderei usar ele normalmente depois?

  • Leonardo Chiaratti
    2013-07-30T17:12:53  

    OK, Otimo tutorial. Mas é possivel recuperar o Win8, para um novo HD? Caso o antigo HD tenha danificado, posso iniciar uma instalação nova (recuperada) a partir deste pendrive ou DVD? No momento não estou conseguindo.

    recentes

    populares

    • Leonardo Chiaratti
      2013-07-30T17:12:53  

      cara ai é melhor vc usar um programa de criação de imagens de HD como o acronis true imagem, mas a imagem deve ser feita com o HD funcionando. Dependendo do defeito, vc pode tentar acessar o HD com um live CD para fazer backup dos seus arquivos, antes de tentar solucionar o problema do HD. (apesar que o certo é vc ter backup dos seus arquivos em outro lugar)

  • Edson Curtolo
    2013-08-15T16:10:58

    Gostaria de Criar no DVD e não no Pendrive. Só que não consigo, ele não aparece a opção de criar em CD/DVD. Como faço para habilitar isto?