21/06/2013 08h10 - Atualizado em 21/06/2013 08h10

Como desinstalar o iOS 7 beta e voltar para o iOS 6?

João Moura
por
Para o TechTudo

Instalou o iOS 7 beta para conferir as novidades preparadas pela Apple, mas se arrependeu? Como se trata de uma edição de testes, o novo sistema operacional pode ter falhas e problemas de incompatibilidade. Para te ajudar, o TechTudo preparou um passo a passo com tudo o que você precisa para desinstalar o iOS 7 e voltar para o iOS 6 no seu iPhone, iPad ou iPod Touch.

iOS 6 e iOS 7 (Foto: Arte/Divulgação)iOS 7 traz novidades para dispositivos da Apple, mas ainda não está na versão estável (Foto: Arte/Divulgação)

Antes de começar, tenha em mente que, ao fazer o downgrade do seu aparelho, você só será capaz de instalar o iOS 6.1.4 no iPhone 5 e a versão 6.1.3 para iPhone 4S e inferiores. Além disso, você não será capaz de recuperar nenhum jailbreak com blobs salvos. Tendo isso em mente, vamos ao tutorial.

Passo 1. Baixe o firmware mais recente para o seu dispositivo aqui.

Passo 2. Execute iTunes no seu Mac ou PC.

iTunesiTunes será usado para fazer o downgrade da versão do iOS (Foto: Reprodução/iMore)

Passo 3. Conecte seu dispositivo na máquina e  o coloque no modo DFU. Para isso, segure o botão “Power” do iPhone por 3 segundos. Mantendo o botão “Power” pressionado, aperte o botão “Home” do iPhone e mantenha os dois pressionados por 10 segundos. Agora solte o botão “Power”, mantendo o botão “Home” pressionado até que o iTunes mostre uma mensagem que detectou um iPhone em modo de recuperação;

imagem2iTunes detecta automaticamente o iPhone em modo DFU (Foto: Reprodução/iMore)

Passo 4. Agora segure a tecla alt/option (Shift para os usuários de PC) e clique em Restore iPhones no iTunes.

Passo 5. Vá até o arquivo de firmware que você havia baixado para o iOS 6 e clique em "Abrir".

Passo 6. Aguarde o iTunes concluir o procedimento. O iPhone reiniciará normalmente.

iPhone 5, agora com tela de 4 polegadas (Foto: Allan Melo / TechTudo)iPhone reinicia, agora com o iOS 6 novamente (Foto: Allan Melo / TechTudo)

 

Pronto! Agora você pode usar a versão estável do iOS 6. Já se você quiser fazer o procedimento inverso e instalar o iOS 7, confira este tutorial! Se tiver alguma dúvida, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Fernando Campos
    2014-02-01T10:38:03

    Esse tópico deveria ser deletado. Ninguém está conseguindo fazer o que dizem aí, é perda de tempo e, às vezes, de sistema operacional. É um desserviço manter este tópico ativo. No meu caso, deu "Erro 3004". Nem vou perguntar o que é isso porque tenho certeza de que vocês do Techtudo não sabem, e muito menos a correção para esse erro. Por favor, deletem este tópico.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mariane Lourenço
    2013-12-29T23:14:21

    Meu Iphone 4 está com a atualização do iOS 7.0.4, sendo assim dá pra fazer a volta para o iOS 6.1.3 ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliana Rosa
    2013-11-06T15:20:29

    Tentei fazer mais não deu certo Parece a mesma mensagem e agora ele nao ta ligando o que faço?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria Nogueria
    2013-10-15T14:16:22

    Fiz passa a passa, mas meu iphone reinicia, o que devo fazer?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre
    2013-10-02T13:25:58

    baixei quase todos ios 6 firmware e todos deram a mesma coisa: ''O iPhone "iPhone" não pôde ser restaurado porque o arquivo de firmware nao é compativel". E agora qq eu faço??? alguem pode me ajudar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Gomes
    2013-09-28T18:13:49

    Tentei com um IPhone 4 e também não funcionou. Esta dando erro 3194. Voltou a funcionar no IOS 7 apertando simultaneamente os botões Power e Home durante uns 15s.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Barriento
    2013-09-25T18:44:16

    Estou com o Mesmo erro da Lidia ai embaixo , mas meu Iphone é o 4 , e esta dando o erro 3194 , me ajuda ?????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcello Fantinelli
    2013-08-15T22:10:53

    Pq no meu nao funcionou ??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tarik Rahal
    2013-06-21T17:23:56

    PERDE OS DADOS SE FIZER DESSA FORMA ? PQ ESQUECI DE FAZER BACKUP .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yanara Silva
    2013-09-24T09:16:09

    Eu também estou desesperada tentando fazer esse procedimento e não consigo está dando erro já baixei todos firmware do iphone 4 e não dar certo, Me ajudem!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gisele Félix
    2013-06-21T17:15:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:23

    IOS e para qualquer tipo de Iphone?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gisele Félix
      2013-06-21T17:15:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:23

      Nao nao, IOS é só para Celulares da Apple, bem como 3gs,4,4s e 5

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gisele Félix
      2013-06-21T17:15:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:23

      Lucas Barbosa, e o Lumia 800 da Nokia. Deveria ter dito logo isso né.!!hehhe

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo Francisquine
    2013-06-21T14:18:22

    e o urubú rei maior despeitado do mundo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joao Marcos
    2013-06-21T13:22:23   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:22

    irei levar meu celular na assistencia agora pois botei o ios 7 e restaurei por causa de um bug,e agora nao tem como ativar..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Marcos
      2013-06-21T13:22:23   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:22

      nao como ativar pois seu aparelho esta esta registrado para a ios 7 por este motivo nao ativa!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcus Pacheco
    2013-06-21T11:32:34

    Nem foi liberado ainda, só para desenvolvedores. E esta cheio de bugs!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lidia
    2013-09-24T18:09:50   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:21

    eu tenho um IPHONE 5 E fiz tudo certinho, mas também deu o erro 3194, e nao consigo voltar a versao anterior. por gentileza alguem, PODE ME AJUDAR..?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lidia
      2013-09-24T18:09:50   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:21

      tente apertando simultaneamente os botões Power e Home durante uns 15s.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Arnaldo Junior
    2013-09-23T21:51:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:21

    Tá dando a seguinte mensagem de erro: " O Iphone "iPhone" não pôde ser restaurado. A versão deste dispositivo não é válida para a fase solicitada." Já vasculhei a internet tentando solucionar esse erro e nada achei. Alguém me dá uma luz! Valeu!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Arnaldo Junior
      2013-09-23T21:51:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:21

      Eu estou com o mesmo problema e já tentei baixar outros firmwares. Não consegui. Se souber de algo te aviso. abs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Barbra Batista
    2013-08-02T22:29:42   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:20

    valeuzãaaaaaaao, deu certinho ahhaah

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Barbra Batista
      2013-08-02T22:29:42   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:20

      como vc fez pra dar certo?? qual o seu iphone?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Urubu Rei
    2013-06-21T15:25:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:20

    Infelizmente, quem não tem ou não pode ter um produto da Apple, fica morrendo de inveja aqui.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-06-21T15:25:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:20

      Urubú, na está tao caro um Iphone. 750,00 voce compra um 4.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Urubu Rei
    2013-06-21T15:29:07

    Quem pode-pode, mas quem não pode... se Android. hehehe

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Francisquine
    2013-06-21T14:18:02

    ios 7, melhor, mais rápido e melhor desempenho em bateria...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Cunha
    2013-07-26T22:29:11

    tem como voltar ao IOS 6 apos o iphone bloquear sem pagar o pacote developer?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Machado
    2013-06-21T13:58:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:18

    opiniao minha ! o IOS6 e muito mais bonito que o 7

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Machado
      2013-06-21T13:58:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:18

      eu nao fiz e nem farei a atualização para o 7, nao gostei.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Machado
      2013-06-21T13:58:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:19:18

      sim mais bonita mais menos funcional!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Herica Azevedo
    2013-10-06T14:03:41

    Estou tentando fazer os passos acima mais chega no final esta dando o mesmo erro dos outros comentários " 3194" gostaria de uma ajuda para voltar a utilizar o IOS no meu Iphone 5.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Urubu Rei
    2013-06-21T15:17:52

    Tudo que a Apple faz é sempre de excelente qualidade! O grau de inveja determina o quanto a Apple é bem-sucedida.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário