TechTudo

03/06/2013 13h00 - Atualizado em 29/07/2013 09h40

Como gravar a voz do Google Tradutor

Raquel Freire Para o TechTudo

Para gravar o áudio do Google Tradutor, você pode escolher entre dois procedimentos: uma opção mais prática e outra que leva mais tempo para ser concluída. No método mais fácil, a voz do Tradutor é armazenada rapidamente, mas o som perde a qualidade original e não pode ter a extensão do arquivo alterada. Já no processo mais elaborado, o áudio é totalmente preservado e pode ser salvo no formato que você preferir. Confira neste tutorial do TechTudo como usá-los e grave a voz das traduções feitas pela ferramenta do Google.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Passo 1. Antes de começar a gravação, é preciso configurar seu sistema operacional para captar os sons.

Passo 2. Abra o Google Tradutor e digite o texto na caixa da esquerda, escolhendo nos botões localizados em cima o idioma para o qual ele será traduzido;

Exemplo de frase digitada no Google Tradutor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Exemplo de frase digitada no Google Tradutor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Se você quer salvar a voz do tradutor e não precisa de um áudio perfeito, o jeito mais fácil de gravar é pelo “Gravador de Som” do próprio Windows. Para acessá-lo, vá em “Iniciar” > “Acessórios” > “Gravador de Som”. Será aberta uma pequena janela, como a que aparece ao lado do caminho para o programa;

Caminho para Gravador de Som do Windows e janela do programa (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Selecione o Gravador de Som do Windows e abra a janela do programa (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Pressione o botão “Iniciar Gravação” do Gravador de Som e, em seguida, clique na caixinha de som “Ouvir” correspondente ao idioma desejado no Google Tradutor;

Gravador de Som gravando o áudio do Google Tradutor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Gravador de Som gravando o áudio do Google Tradutor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Quando a parte que você quiser já tiver sido falada pelo Google Tradutor, clique em “Interromper Gravação”, no Gravador de Som. Automaticamente será aberta uma janela para salvar o arquivo. Escolha o diretório e clique em salvar.

Para manter a qualidade do áudio original e salvá-lo em qualquer formato, siga os passos abaixo:

Passo 6. O processo acima vai deixar uma parte “em branco” tanto antes quanto depois da fala, além de apresentar baixa qualidade de som. Para corrigir esses defeitos, escolha o segundo método, feito através do Audacity. Se você ainda não possui o programa, faça o download.

Passo 7. Ao abrir o Audacity, deixe a configuração dos dispositivos de entrada e saída da seguinte forma: o anfitrião de áudio deve estar como “Windows DirectSound”; o dispositivo de saída como “Driver de som primário”; o dispositivo de entrada como “captura de reprodução” – pode ser que no seu computador esta opção apareça como “Mixagem estéreo”; e os canais de entrada como “2 (Estéreo) Canais de entrada”. Veja a tela configurada na figura abaixo;

Tela inicial do Audacity configurada para melhor captura do som do sistema operacional (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela inicial do Audacity configurada para melhor captura do som do sistema operacional (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Agora clique no botão “Gravar”, representado pelo círculo vermelho, e clique no ícone “Ouvir” do Google Tradutor. Quando terminar o áudio, pressione “Parar”, botão com um quadrado amarelo no meio;

Representação no Audacity do áudio capturado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Representação no Audacity do áudio capturado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Selecione o trecho do áudio que você quer, dando um clique com o botão esquerdo do mouse e arrastando-o até o ponto desejado (da mesma forma como se seleciona um texto). Para ajudar nessa tarefa, aperte o play até localizar a parte exata. Quando o trecho desejado estiver selecionado, dê um “Ctrl + C”;

Trecho do áudio selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Trecho do áudio selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. Vá em “Ficheiro” > “Novo” e dê um “Ctrl + V” para colar o trecho selecionado;

Trecho selecionado colado em nova janela do Audacity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Trecho selecionado colado em nova janela do Audacity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 11. Abra novamente o menu “Ficheiro” e selecione “Exportar”. Defina o nome e extensão do arquivo e clique em “Salvar”.

Tem dúvidas sobre o Google Tradutor? Comente no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade