25/06/2013 15h20 - Atualizado em 25/06/2013 18h53

Como jogar Buraco, a versão para Android do popular game de cartas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Buraco é um dos mais famosos jogos de cartas entre os brasileiros. Por conta do seu grande sucesso, ele ganhou diversas versões digitais. Uma é o Buraco para Android, que está disponível em edição gratuita, e vem fazendo bastante sucesso entre os usuários do sistema operacional móvel do Google. Neste tutorial, o TechTudo ensina a jogar o game, confira:

Faça agora o download de Buraco

Buraco está disponível gratuitamente no Google Play (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Buraco está disponível gratuitamente no Google Play (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Entenda as regras do jogo

O primeiro passo é entender a dinâmica do buraco. No início do jogo, são formadas duas duplas e cada pessoa recebe 12 cartas. O objetivo é formar sequências. O usuário deve “baixar” o jogo, ou seja, colocar na mesa, quando tiver três ou mais cartas de um mesmo naipe. Assim, seu parceiro poderá completar a sequência até que ela chegue até as sete cartas, formando a chamada “canastra”.

As cartas “2″ funcionam como coringas e podem ser usadas no lugar de qualquer carta, mas “sujam” as canastras, impedindo que o usuário “bata” ao fim do jogo. Ganha quem pontuar mais – cada carta tem um valor, que varia de 5 a 15, enquanto canastras limpas valem 200 e sujas 100. Se o usuário completar uma sequência com Ás a Rei do mesmo naipe, ganha 500. Se for de Ás a Ás, soma mil pontos.

Instalando e jogando

Passo 1 – Para iniciar o game, toque em “Novo Jogo”. Na tela seguinte, se o game estiver em versão paga, há a opção de alternar número de jogadores e nível de dificuldade. Para os usuários do Buraco Grátis, é possível alterar somente as configurações e a interface.

Buraco Grátis não permite configurar nível ou número de gamers (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Buraco Grátis não permite configurar nível ou número de gamers (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 2 – Em opções, é possível trocar a ordem de distribuição das cartas, a criação do lixo automático, editar regras pré-definidas e números de pontos mínimos, além ainda de configurar a presença do “joker”, permitir canastras de 500 e 1000 e as condições para o usuário bater e encerrar o jogo. Em interface, a questão é mais visual, com compactação de jogos, jogos na horizontal e exibição de dicas.

Buraco tem opções de customização bem vastas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Buraco tem opções de customização bem vastas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 3 – Após customizar tudo, toque em “jogar” para dar início ao game. As cartas vão ser embaralhadas e distribuídas. É hora de iniciar a partida!

Passo 4 – Para comprar uma carta, seja do lixo (descartadas pelos oponentes) ou as do monte, basta tocar nela. Depois, é só olhar o que está na mão, fazer o jogo, baixar (caso tenha uma sequência) e então jogar uma fora – basta escolher o que menos se encaixa, tocar nela e depois no lixo. Então, a vez é passada para o próximo jogador.

Jogo é bastante fluido, rápido e simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Jogo é bastante fluido, rápido e simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 5 – Depois, é só aguardar os rivais jogarem, acompanhar os movimentos e então fazer uma jogada. Ela inicia com a compra de uma carta do lixo ou do monte, adicionando-a a uma das sequências na mesa, formando uma nova, ou então simplesmente deixando-a na mão.

Passo 6 - Para expandir um jogo que esteja na mesa com muitas cartas, é só segurar o dedo em cima dele. Assim, é possível ver se a canastra está limpa ou suja e saber qual carta pode ser posicionada nela. Quando a canastra é suja, há uma barra cinza. No caso de uma limpa, uma barra verde ficará por cima das cartas.

Canastra suja não serve para ganhar jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Canastra suja não serve para ganhar jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Passo 7 – Ao terminar as cartas que tem na mão, o usuário pega o morto, com mais onze cartas – a não ser que seu parceiro já tenha pego. O jogo acaba quando um gamer “bate”, ou seja, encerra todas as cartas da mão – depois de pegar o morto – ou quando as cartas do monte acabam. Os pontos de cada dupla ficam exibidos, respectivamente, nos cantos inferior direito e superior esquerdo.

Veja dicas de jogos e apps para Android.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Callazzans
    2013-06-25T21:53:12  

    Gosto muito desse jogo, inclusive tenho a versão paga. Só precisa melhorar a IA.

    recentes

    populares

    • André Callazzans
      2013-06-25T21:53:12  

      Concordo plenamente! O jogo é bom demais, mas a IA deixa muito a desejar. Não aguento mais ganhar de 5000 a 600...

    recentes

    populares

    • André Callazzans
      2013-06-25T21:53:12  

      Recomendo uma versão melhor que essa, o Buraco Jogatina! Tem bem mais avaliações positivas.