Editores

10/06/2013 07h25 - Atualizado em 02/04/2014 09h26

Como melhorar a definição da imagem com o Gimp

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

É possível melhorar a definição de uma imagem com o Gimp, um dos mais completos editores de imagem gratuitos. Além de aumentar a visibilidade dos contornos em áreas desfocadas, disfarçando áreas "pixeladas", o procedimento ainda confere cores vivas e fortes  - mantê-las ou alterá-las fica a critério do usuário, já que o editor tem uma vasta gama de recursos.

Foto com definição melhorada pelo Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Foto com definição melhorada pelo Gimp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 1. Abra o Gimp. Dê um Ctrl+O para localizar a imagem desejada e clique em “Abrir”;

Tela inicial do Gimp com imagem carregada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela inicial do Gimp com imagem carregada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Acesse “Filtros” > “Realçar” > “Máscara de Desaguçar”. Na janela que aberta, deixe Raio = 90; Quantidade = 2; Limiar = 0 (você pode alterar esses valores de acordo com o nível de desfoque da sua imagem original). Pressione o botão “Ok”;

Janela da Máscara de Desaguçar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela da Máscara de Desaguçar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Perceba que os contornos ficaram mais definidos, mas a cor da foto também mudou. Se o resultado lhe agradar, basta salvar a imagem. Caso contrário, abra o menu “Cores” e selecione a opção “Curvas…”;

Passo 4. Mexa na curva dos canais “Valor”, “Verde”, “Vermelho” e “Azul” até obter a coloração desejada – para isso, marque a caixa “pré-visualizar”. Quando concluir, dê “Ok”;

Janela da curva de cor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela da curva de cor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Vá até o menu “Arquivo” e selecione “Exportar”. Localize o diretório onde será armazenado o arquivo, digite o nome, escolha o formato e clique no botão “Exportar”. Defina a qualidade da imagem e dê “Ok”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares