11/06/2013 11h25 - Atualizado em 11/06/2013 12h21

Faça downgrade do iOS e deixe o iPhone mais rápido com versões antigas

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O iOS 7, apresentado pela Apple nesta segunda-feira (10), substituirá o iOS 6 nos próximos meses. Porém, se você prefere uma versão mais antiga do sistema da Apple, basta fazer um downgrade do seu iPhone, iPad ou iPod Touch. O processo exige certo esforço, mas promete deixar o seu gadget mais rápido. Para te ajudar, o TechTudo preparou um tutorial com tudo o que você precisa para instalar uma versão antiga do iOS no seu iPhone:

Como fazer o iPhone durar anos e não alguns meses? (Foto: Reprodução/Flickr/Creative Commons) (Foto: Como fazer o iPhone durar anos e não alguns meses? (Foto: Reprodução/Flickr/Creative Commons))iPhone pode ser restaurado para as versões antigas do iOS (Foto: Reprodução/Flickr/Creative Commons)

Antes de começar, porém, é preciso estar atento a alguns detalhes. Em primeiro lugar, se você tiver um dispositivo com processador A4 (iPhone 3GS e iPhone 4) com o iOS 6, é possível fazer o downgrade para a versão 5, desde que você tenha salvo os chamados blobs SHSH — uma espécie de assinatura única — quando usava essa versão mais antiga. Se você não tiver os blobs salvos no Cydia ou computador, não será possível fazer o rebaixamento.

No aparelho testado nesse tutorial, só foi possível voltar para o iOS 5.1.1 e depois de voltar, ao tentar subir para a versão 6 só é possível ir para a 6.1.3 (ou seja, adeus jailbreak). Portanto, analisem bem antes de fazer o processo.

No processo a seguir, será mostrado como criar um arquivo de personalizado do iOS antigo e inserir o blobs SHSH direto nesse firmware, antes de instalá-lo no iTunes. É preciso, porém, deixar claro que esse processo deve ser feito por sua conta e risco. O TechTudo não se responsabiliza pelas consequências do processo. Ciente disso, vamos ao tutorial.

Passo 1. Baixe o Redsn0w para Mac ou Windows e salve o aplicativo;

Passo 2. Depois de baixar, descompacte o aplicativo em uma pasta;

Redsn0w deve ser extraído na pasta de sua preferência (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Redsn0w deve ser extraído na pasta de sua preferência (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Passo 3. Baixe a firmware do iOS 5.1.1 aqui e salve em uma pasta;

Passo 4. Conecte o iPhone ao computador e coloque-o no modo "DFU". Para isso, segure o botão “Power” do iPhone por 3 segundos. Mantendo o botão “Power” pressionado, aperte o botão “Home” do iPhone e mantenha os dois pressionados por 10 segundos. Agora solte o botão “Power”, mantendo o botão “Home” pressionado até que o iTunes mostre uma mensagem que detectou um iPhone em modo de recuperação;

iPhone em modo DFU localizado pelo iTunes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)iPhone em modo DFU localizado pelo iTunes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Vá para a pasta onde foi descompactado o Redsn0w e execute-o como administrador;

Executando o Redsn0w como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Redsn0w como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na tela inicial do programa, clique na opção “Extras” e, na próxima tela, clique no botão “SHSH blobs”;

Acessando a opção "Extras" e "SHSH blobs" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Extras" e "SHSH blobs" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na tela seguinte, clique na opção “Stitch”. Quando o programa entrar na próxima tela, clique no botão “IPSW”;

Acessando a opção "Stitch" e "IPSW" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Stitch" e "IPSW" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Na janela que aparece, vá para a pasta onde está o firmware que você baixou. Clique nele e depois no botão “Abrir”;

Abrindo o firmware baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o firmware baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Se você tem o SHSH salvo no PC, clique no botão “Local” e na janela que aparece, vá para a pasta onde está o arquivo. Clique nele e depois no botão “Abrir”;

Selecionando o arquivo SHSH para inserir para inserir no arquivo iPSW (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o arquivo SHSH para inserir para inserir no arquivo iPSW (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Se o SHSH do seu aparelho foi guardado no Cydia clique em “Cydia”.

Clicando em "Cydia" para inserir o SHSH no arquivo iPSW (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Cydia" para inserir o SHSH no arquivo iPSW (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. O programa tentará baixar o SHSH correspondente à versão do firmware no Cydia e se ele não encontrar, emitirá um alerta. Se isso ocorrer, significa que não é possível fazer o downgrade para essa versão;

Erro que ocorre quando o programa não encontra o SHSH para a firmware no Cydia (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Erro que ocorre quando o programa não encontra o SHSH para a firmware no Cydia (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 12. Se o programa encontrar o SHSH, apenas aguarde ele gerar o arquivo IPSW (ele irá inserir o blobs SHSH nesse arquivo). Quando terminar, ele exibirá uma mensagem informando onde gravou o arquivo. Anote o endereço e clique no botão “OK” da mensagem;

Redsn0w confirmando que gerou um arquivo IPSW (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Redsn0w confirmando que gerou um arquivo IPSW (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 13.  Clique no botão “Back” duas vezes e em seguida clique no botão “Pwned DFU”;

Clicando na opção "Pwned DFU" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando na opção "Pwned DFU" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 14. Vá para o iTunes. Segure a tecla “Shift” (no Windows) ou a tecla “Option” (no Mac) e clique no botão “Restaurar iPhone…”. Na tela que surgir, vá para a pasta onde foi criado o arquivo customizado da firmware e clique nele e depois no botão “Abrir”;

Restaurando o iPhone com o firmware personalizado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Restaurando o iPhone com o firmware personalizado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 15. Aparecerá uma mensagem informando que ocorreu o "erro -1". O iPhone estará no modo de recuperação, mostrando o símbolo do iTunes e o cabo. Apenas clique em “OK” para fechar a tela da mensagem;

iTunes exibindo "erro -1" após restauração (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)iTunes exibindo "erro -1" após restauração (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 16. Vá para o Redsn0w e clique no botão “Extras” e, na tela seguinte, na opção “Recovery fix”;

Acessando a opção "Extras" e "Recovery fix" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Extras" e "Recovery fix" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 17. Coloque o aparelho em DFU novamente seguindo o quarto passo. O programa irá reconhecer e depois reiniciar o iPhone.

Pronto! Após reiniciar seu iPhone, basta apenas configurá-lo. Se você ainda tiver alguma dúvida, faça uma pergunta para os usuários do Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Bruno Mello
    2014-01-02T15:47:07   , respondido respondido 2014-03-16T19:24:17

    Amigos, Estou com um grande problema. Comprei um Iphone 4s e ele veio com o ios7.0.4, porém não estou conseguindo acessar a internet 3g da TIM. Já tentei vários procedimentos sugeridos na net, mais nada funciona.Também já entrei em contato com a operadora e ele me informou que está tudo ok, em relação ao chip. Estou pensando em fazer um downgrade para ver se funciona. O que acham? ou existe outra alternativa para resolver o meu problema. Obs: Não consigo acesso no apn

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Bruno Mello
      2014-01-02T15:47:07   , respondido respondido 2014-03-16T19:24:17

      Vai em uma loja física da tim que o problema será solucionado. Tive o mesmo problema e que pelo 0800 nunca tive solução. Abri uma reclamação na loja e em um prazo de 3 dias uma atendente da tim me ligou e falou que o meu chip estava bloqueado para acesso a internet e que já estava solucionado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leandro Portinari
    2014-03-16T19:20:37

    Tô vendo que esse tópico é de 2 meses atrás, mas eu tenho uma correção a fazer na matéria acima exposta pela Globo. Todos os procedimentos estão corretos, exceto o fato de baixar o arquivo ipsw da internet. Este aquivo é fundamental que seja do próprio aparelho o qual se quer fazer o downgrade, se for um baixado da internet o procedimento não irá para frente. Concluíndo: Se vc não tiver salvo o arquivo ipsw do seu aparelho, será impossível fazer o downgrade. O ipsw é a indentidade do seu dispositivo apple e não existem 02 iguais..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo
    2014-01-23T13:36:00

    ola gostaria de sabe ser tem como fazer o downgrade no iphone 5s para ios 7 pois ele esta na ios 7.0.4 alguem sabe por favor me informe

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Oliveira
    2014-01-02T12:43:43

    As pessoas que reclamam que da apple, é porque não sabem realmente mexer no iphone, o sistema android, nao so android mas todos os celulares da samsung e lg, todos que possuem esse sistema, são lixo, com exceção da nokia, os aparelhos da aplle foram feitos para pessoas que entendem e sabem manusear, não se meta a comprar o iphone e se não sabe mexer e depois ficar criticando, nunca vi celular melhor que o iphone.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Urubu Rei
    2013-06-11T21:23:22   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:32

    Chupa Android! Mas chupa com camisinha pra não passar vírus pro meu iPhone 5.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-06-11T21:23:22   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:32

      Flamenguista com Iphone 5. Ou é traficante ou é roubado!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Milton Junior
    2013-06-11T22:01:34   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:31

    Não me admira a Tech Tudo fazer uma matéria que vai contra os princípios da Apple. Ensinar usuários leigos a fazer downgrade é perigoso em vários sentidos. É sempre recomendado ter o aparelho com a última versão do software.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Milton Junior
      2013-06-11T22:01:34   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:31

      QUEM ESTÁ SENDO BABA OVO aqui???? O cara ta certo sim, ensinar esse troço aqui?? NOTA ZERO!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Milton Junior
      2013-06-11T22:01:34   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:31

      Gustavo Volpe, assim como conheço usuários do 3GS que disseram que o aparelho melhorou em questão de desempenho e a bateria continua com o consumo padrão. Não há problema em fazer downgrade, o que nosso colega quis dizer é que trata-se de um processo que põe em risco o funcionamento do aparelho. Publicar esse tutorial e uma página como o Techtudo, é infantil, inútil e prejudicial ao usuário leigo. Qualquer outra mensagem ou erro que apresentar diferente do descrito nesse tutorial, fará com que a pessoa não tenha referência alguma para corrigir seu problema.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Renato Azevedo
    2013-06-11T21:42:14   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:31

    O Android é um bom sistema, mas os asiáticos estão estragando a imagem do sistema da americana Google! As porcarias dos aparelhos asiáticos (Samsung, LG, HTC, Sony) todos instáveis, sem qualidade, de plástico e feios, estão queimando o filme do sistema americano! Android é sistema de pobre.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Azevedo
      2013-06-11T21:42:14   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:31

      PARA MODISMOS E POSTAGENZINHAS...TUDO BEM!!! AGORA PARA TRABALHAR E PRODUZIR...HTC E BLACKBERRY SÃO INSUPERÁVEIS!!! É FATO!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Azevedo
      2013-06-11T21:42:14   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:31

      prefiro meu s4...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Estaley Costa
    2013-06-12T09:09:11   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:30

    Tenho um iPhone 4s o aparelho é maravilhoso, porém não é um aparelho simples e prático, começa que tudo que tu quer fazer nele tem que ser pelo LIXO chamado ITUNES, por isso estou vendendo o meu e voltando para Samsung que é um aparalho simples e prático.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Estaley Costa
      2013-06-12T09:09:11   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:30

      Uso meu iPhone há 1 ano direto, só que pra mim o iTunes deixa muito a desejar, e não é só pra mim meu camarada, tenho amigos que falam que sofrem do mesmo mal do iTunes, você tem que deixar de ser esse tipo de fã que defende com unhas e dentes a Apple. Não defendo nem um nem o outro e para mim a Apple está deixando a desejar neste momento, não é nada simples o iPhone. Android é outro lixo, porém simples. E nenhum momento falei que o aparelho é ruim muito pelo contrário é muito melhor que qualquer Samsung o APARELHO.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Estaley Costa
      2013-06-12T09:09:11   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:30

      HAHAHAHAHAHA Até parece! Desculpa esfarrapada usada pelos usuários de Android. Esse lance de depender do iTunes morreu no iOS 5, além de que o aplicativo de lixo não tem nada. Por quanto está vendendo o seu iPhone 4S que não é simples e prático?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernanda Voi
    2013-06-11T21:27:09   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:29

    Burro é aquele simpatizante da Samsung que tenta te explicar as coisas exatamente do jeito que ele não conseguiu entender direito. Também tem os desprovidos de inteligência: Aqueles que não reconhecem ou admitem a superioridade tecnológica da Apple e ainda atiram pedras.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-06-11T21:27:09   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:29

      Fernanda Voi é dessas patricinhas que se não tiver mastigadinho o que cada função faz no sistema, se perde. Por isso não entende o Android.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-06-11T21:27:09   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:29

      A Apple respeita seus clientes no mundo todo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Joao Neto
    2013-06-11T21:28:35   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:26

    A Samsung não pode fazer algo melhor, então ela cópia o que é bom da Apple. Os asiáticos não tem nenhuma criatividade, eles só sabem fazer arroz e chip eletrônico. A Samsung não tem nem competência pra fazer o próprio sistema opcional! Sem saída, ela tem que usar o sistema operacional da americana Google. Vergonha!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2013-06-11T21:28:35   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:26

      Tizen, noob.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Mauro Takashi
    2013-06-11T21:32:51   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:25

    Comprei um Samsung Galaxy S3, mas depois de uma semana uso ele desligou sozinho e nunca mais ligou. Levei na autorizada da Samsung e fui comunicado que não dava cobertura. Não fiz nada além de carregar a bateria no carregador da Samsung. Estou na justiça aguardo uma solução da Samsung até hoje. CHEGA!!! NUNCA MAIS COMPRO ESSA DESGRAÇA! Estou usando meu antigo Nokia N95 e aguardando a resposta. Desculpem o meu desabafo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mauro Takashi
      2013-06-11T21:32:51   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:25

      Estranho, justo depois dos 07 dias de garantia contra defeito de fabricação, ele deu defeito??? To achando que tu foi mexer sem saber e subiu com o aparelho!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mauro Takashi
      2013-06-11T21:32:51   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:25

      6

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Helder Makiuchi
    2013-06-11T21:48:33   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:24

    tinha iphone agora tenho um galaxy s4 e uso um plano 4G ntt docomo com 7Gb de dados, a velocidade de download chega a 30Mbps e com seguro total do aparelho oferecido pela operadora, ao contrário da apple que fica vendendo aquela porcaria de apple care e quando vc precisa do seguro... não importa se o seu iphone tem uma semana de uso, eles te darão um refurbished, recondicionado...afff ah, e a operadora que oferece o iphone aqui, a softbank é a pior em sinal 4G do japão...ótima escolha da apple pra variar

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Helder Makiuchi
      2013-06-11T21:48:33   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:24

      No Japão tudo funciona aqui no Brasil nao entao esse teu comentário e inútil

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabio Rodrigues
    2013-06-11T13:54:07   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:24

    Legal a techtudo incentivando a fazer jailbreak. Vão tomar um belo de um processo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabio Rodrigues
      2013-06-11T13:54:07   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:24

      Que coisa ridícula esses fanboys revoltados. E citam android até em matéria sobre downgrade do ios. É muito amor... hahahaahahahahahahahahahahahahahahahha

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabio Rodrigues
      2013-06-11T13:54:07   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:24

      Chupa Android! Mas chupa com camisinha pra não passar vírus pro meu iPhone 5.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jeferson Santos
    2013-06-11T15:17:24   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:23

    Techtudo é ridicula!!!!! Esse procedimento serve apenas para fazer downgrade isso não significa q seu iPhone vai ficar mais rapido! Pelo contrario a cada nova atualização o iOS fica mais rapido mais segura e com menos bug, ou seja, muito provavelmente vc vai fazer um downgrade para continuar a usar Jailbreak mas sem duvida seu iPhone estara mais lento do q a versão mais atual do iOS.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-06-11T15:17:24   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:23

      Meu amigos que tem iphone 3gs reclamaram que piorou com o ios6, ficou mais pesado e piorou o desempenho. Esse tutorial é pra essas pessoas.... se tu não é uma delas, que bom. Não vejo motivo pra revoltas.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • EDIVIR DELLAPINA
    2013-06-11T16:37:58   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:22

    Tá bom, agora façam por favor uma matéria sobre como instalar a versão ios7beta, ou seja, para os que querem um upgrade, e assim manter seus aparelhos atualizados com o novo ios, isso seria muito mais interessante...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • EDIVIR DELLAPINA
      2013-06-11T16:37:58   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:22

      existem métodos não oficiais

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • EDIVIR DELLAPINA
      2013-06-11T16:37:58   , respondido respondido 2013-10-30T10:24:22

      Paga a licença de developer da apple que vc consegue

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Isaias Ferreira
    2013-06-11T20:02:51

    kkkkk fazendo tutorial para o iPhone usando o Windows? Mais um falido que gosta de ostentar a maça mordida no lombo do celular. O Cris Dias ta precisando aumentar o 'salário' dos pseudos jornalistas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Albuquerque
    2013-06-11T16:28:02

    Sem noção mesmo...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Osvaldo Grosso
    2013-06-11T13:03:51

    ahahahaha esse tutorial vai bombar nos proximos meses...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Gomes
    2013-06-12T10:10:23

    Android Mostra assim: "Opção Wifi" IOS mostra assim: "Opção WiFi. Acione esta opção caso você possua uma rede wifi disponível." Só quem gosta de IOS é quem não tem capacidade mental pra usar Android.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • William Axel
    2013-06-12T08:44:28

    meu deus e ainda tem pessoas que acreditam que fazer isso deixa seu iphone mais rápido coitados

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciano Ribeiro
    2013-06-12T00:02:43

    afffffffff,, que besteira . é essa ..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alberto Castro
    2013-06-11T21:11:50

    IDIOTÍCE ESSE ARTIGO... MEU DEUS, NAO TINHAM OUTRO MODO PARA DESANIMAR AS PESSOAS DE USAR O IOS 7?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogerio Bailao
    2013-10-04T17:21:15

    mas tem como eu fazer o download desse shsh blobs??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Carvalho
    2013-06-11T23:33:11

    Concordo com vc Fernanda voi .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Monsenhor Razão
    2013-06-11T21:20:53

    Se você tem um aparelho da Samsung e alguém te chamar de burro, não ligue, mas continue pastando. Obrigado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário