28/07/2013 10h16 - Atualizado em 28/07/2013 10h16

Como melhorar o sinal da TV digital

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

Comprou uma TV com Receptor Digital, mas não consegue um bom nível de sinal? O TechTudo preparou uma matéria especial com algumas dicas para que você saiba como melhorar o nível do seu sinal digital. Confira.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Sinal digital pode sofrer interferências de acordo com localização da TV (Foto: Reprodução/Leonardo Rodrigues)Sinal digital pode sofrer interferências de acordo com localização da TV (Foto: Reprodução/Leonardo Rodrigues)

Antes de comprar qualquer produto relacionado ao conteúdo do sinal digital, seja uma TV ou equipamentos para recepção, é importante que o consumidor confira se a embalagem do produto contém o selo DTV (mesmo da imagem da matéria).

Este selo garante que o produto está de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assim, a recepção do sinal deve manter o desempenho esperado após a instalação. Dentre os fabricantes que utilizam o selo, pode-se citar: Antenas Castelo, AOC, Century, Elsys, H-Buster, LG, Panasonic, Philips, Samsung, Semp Toshiba, Sony, Tec Toy, Tele System e Visiontec - de acordo com o site oficial da TV Digital. Além do selo, é importante também se existe algum ponto de interferência ao redor de sua casa que atrapalhe a passagem de sinal, algo como um prédio ou morro. Dessa forma, talvez seja necessário instalar uma antena externa em sua residência para melhorar nível de recepção do sinal digital.

Antena externa 

Dependendo da cidade onde você mora, distância da torre de transmissão, características locais e redondezas, uma antena externa pode ser necessária para melhorar o sinal recebido pela TV.

É importante estudar as características da região, saber a direção das torres de transmissão e localizar possíveis pontos de bloqueio do sinal para escolher uma antena adequada. Em geral, uma antena UHF com pelo menos 10 elementos e banda plena deve resultar em uma boa recepção do sinal digital. Além disso, é importante instalar a antena em um ponto alto no telhado da residência (ou topo de um prédio), apontando-a na direção das torres de transmissão.

Cabos 

Entre a antena externa e o aparelho de TV deve ser utilizado um cabo de boa qualidade. Técnicos, normalmente, optam por cabos coaxiais para UHF com pelo menos 70% de malha. Um cabo coaxial é formado por um fio central envolvido por um material isolante e uma malha trançada, que serve para bloquear interferências externas.

Os modelos de cabos coaxiais mais utilizados em instalações são o RGC-59 e o RG-6. Estes modelos são encontrados em lojas especializadas e, em geral, garantem boa qualidade para recepção do sinal digital.

Ao visitar uma loja especializada em antenas, não esqueça de adquirir todo o material necessário para a sua instalação, como mastros, estais, suporte e fixadores para telhado. Caso tenha dúvidas, recomenda-se ainda procurar um antenista para analisar os requisitos de sua instalação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sanderson Oliveira
    2014-01-11T20:48:23

    Essas dicas são uma piada, como se todos fossem retardados, todos sabem que o cabo coaxial é o melhor e a antena externa capta melhor o sinal, isso é fato, tenho o melhor cabo coaxial e a melhor antena possível e o sinal digital continua uma porcaria, única solução pra resolver o problema do sinal é morar perto da antena de transmissão ou comprar um amplificador de sinal.

  • Paulo Valadão
    2015-05-17T17:25:25

    Me ajuda a resolver esse problema, o sinal hd está bem, só que aparece pontos, igual dos canais analógicos,só que esses pontos aparece nas cores azul, marrom, vermelhas, e quando a imagem e rápida, fica embaçada.

  • Isaias Ferreira
    2013-07-28T17:03:04

    Nick Ellis deve estar com os bolsos cheios, não tem outra explicação deixar uma 'matéria' dessa entrar no TechTudo e ainda ganhar destaque na página principal, lamentável........

  • Jean Carlos
    2013-07-28T16:52:29

    No Paraná a RPC TV Oeste, perde para as concorrentes na qualidade do sinal, até para a Rede Vida, que pega normal. Deveriam melhorar a qualidade da transmissão digital já que o sinal da parabólica é bloqueado e a tv terrestre da globo não pega de jeito nenhum. Investir em mais uma antena, será que resolverá?

  • Eliane Santos
    2013-07-28T19:00:14

    olhar digital isto sim e informação sobre tecnologia

  • Bismark Lenon
    2013-12-14T15:51:15

    perdi meu tempo pra lê isso ! é melhor pesquisar no yutube como fazer uma antena caseira !

  • Leonardo Araujo
    2013-07-28T17:57:42

    procura no big dicas

  • Eliane Santos
    2013-07-28T18:55:54

    muiiiito esclarecedor!

  • Wmarc
    2013-07-28T17:24:40

    yes, mudou a minha vida....ufa.

  • Jose Carneiro
    2013-07-28T19:14:44

    Matéria feita para ignorantes neste assunto! Matéria tão esclarecedora que pede no final para consultar um técnico.

  • ERIVALDO SOUSA
    2013-07-28T18:28:01

    Já tinha visto muita coisa ruim no TECH TUDO "O TechTudo preparou uma matéria especial com algumas dicas para que você saiba como melhorar o nível do seu sinal digital. Confira." Esta matéria especial, se não sabe não se mete cara. Tenha santa paciência.

  • Anderson Rodriguez
    2013-07-28T18:27:02

    O problema das TVS novas nao é com o sinal digital e sim com os analogicos que são horriveis nessas tvs.

  • Mario Abreu
    2013-07-29T05:45:52

    a materia todinha se resume em chame um tecnico em antena, kkkkkkkkkkkkk

  • Fabio Maiche
    2013-07-29T02:27:53

    Recomendo uma anteda da ProEletronic, Pro Hd 1040 Barata e boa. Fuja das internas e daquelas capte que custam o olho da cara.

  • Leandro Zille
    2013-07-28T19:25:04

    Tá, agora a parte que explica como melhorar o sinal vai ser digitada? pq só diz o que precisa ter para utilizar o Dtv... santa paciência. Pensem bem antes de colocar matéria de estagiário... Fora que: DTV, ou pega bem, ou mais ou nenos, ou não tem sinal.

  • Sandro Botelho
    2013-07-29T11:52:55

    Nada como o bom e velho bom bril.

  • Cristiane Leal
    2013-07-29T10:03:43

    Sinceramente, eu achei que com essa tal tecnologia digital estaríamos livres daquelas antenas ridículas em cima dos telhados e a briga para captar sinal, mas pelo jeito permanece a briga, até porque se o problema for morro e prédio, estamos lascados.

  • Jefferson Domingues
    2013-07-29T02:16:16

    Mas que porcaria de matérias hein? Estou esperando as dicas, porque se a pessoa não souber fazer isso que foi explicado pode morrer hahahahaha

  • Paulo Casa
    2013-07-29T00:25:06

    Que coisa ruim essas explicações, mas vamos entender que o cara que explica não sabe kkkkkkkkk a explicação de dele e mais ou menos com a placa no jardim para proteger a grama . NÃO PISE NA GRAMA SE NÃO SOUBER LER PERGUNTE AO GUARDA

  • George Ribeiro
    2013-08-01T09:31:18

    Que matéria ridícula! E eu achando que era algo útil, pkp, se é pra escrever porcaria melhor nem escrever! Quer fazer algo que preste? Mostre os tipos de antenas que existe quais as melhores e também sugira equipamentos que possamos saber onde fica o satélite, afinal não temos bola de cristal! SUPER INÚTIL ESSA MATERIA, MELHOR DELETAR E FAZER UMA QUE PRESTE!

  • Cidadão Brasileiro
    2013-07-29T09:54:20

    Nossa! Muito fraca a matéria, qualquer estagiário de engenharia faria melhor! Achei que ia dar dicas sobre as inúmeras configurações que os aparelhos possuem de ajuste de imagem!

  • Jeferson Roden
    2013-07-29T09:43:26

    tem que melhorar a programação primeiro, depois a imagem.

  • Vanderlei Pinto
    2013-07-29T08:53:32

    Eu usava um cabo e uma metade de uma latinha de cerveja em cada ponta pegava de boa. Agora comprei uma super antena e nada. Acho que minha tv quer a cerveja de volta.

  • Ronivaldo Santos
    2013-08-04T00:35:19

    pronto agora vou comprar minha tv de 65polegadas 3D que custa 9mil reais..graças a estas informações que ninguém sabia !!!

  • Marcos Fontana
    2013-07-29T08:32:14

    Tech tudo, não tem nada!!!!!!!!!!! matéria sem sentido nenhum, qualquer um sabe disso.....Faça jus ao site que esta hospedado....Conteúdo pobre sem assunto....