06/07/2013 06h30 - Atualizado em 06/07/2013 06h30

Como resolver no Android 4.0 o 'Erro ao recuperar informações do servidor'?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você comprou um dispositivo com Android 4.0 e na hora de instalar aplicativos a loja do Google falha exibindo uma mensagem informando que ocorreu um “Erro ao recuperar informações do servidor [RPC:S-5:AEC-0]“, saiba que existe um maneira de contornar esse problema. Acompanhe esse tutorial do TechTudo e saiba como fazer isso.

Passo 1. Abra o item “Configurações” na sua tela de aplicativos;

Abrindo as "Configurações" do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo as "Configurações" do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro de “Configurações”, vá para a área “Dispositivo” e toque no item “Aplicativos”. Em seguida toque na aba “Todos”, que fica no lado direito da tela;

Acessando a aba "TODOS" EM "Aplicativos"  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a aba "Todos" em "Aplicativos" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de “Todos”, procure o item “Estrutura dos serviços da google” e toque nele;

Acessando o item "Estrutura de serviços do Google" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o item "Estrutura de serviços do Google" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela que aparece, toque no botão “Forçar parada”;

Forçando a parada da "Estrutura dos serviços do Google" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Forçando a parada da "Estrutura dos serviços do Google" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Será mostrada uma tela de confirmação, toque no botão “OK”;

Confirmando a parada da "Estrutura dos serviços do Google" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a parada da "Estrutura dos serviços do Google" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. De volta a tela anterior, toque no botão “Limpar dados”;

Iniciando a excluindo de dados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a excluindo de dados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Novamente será mostrada uma tela de confirmação, toque no botão “OK”;

Confirmando a exclusão de dados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a exclusão de dados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Para finalizar, segure o botão de power (desligar) por alguns segundos até que o dispositivo desligue sozinho. Espere 5 segundos e ligue o aparelho novamente.

Pronto. Assim que ligar, vá até o “Play Store” e escolha o seu aplicativo para instalar.

Resolveu o problema? Conte para a gente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Felipe Quintino
    2015-07-25T18:32:31

    Opa, me ajudo muito, obrigado mesmo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonny Freire
    2015-06-29T19:00:47

    Boa noite! Amigo(a), no meu galaxy tab7.0 GT-P6210 não pegou de modo algum, já tentei várias maneiras, vários métodos e nada. Interessante que a internet pega normal, youtube, email, exceto o google play.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samantha Santos
    2015-07-09T11:06:34

    obrigada!! Funcionou direitinho!! 10!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ramon Palopoli
    2015-07-07T21:52:09

    Obrigado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Camila Siebre
    2015-06-29T11:01:01

    muito obrigado,funcionouuuuuuuuuuuuuuuuuu

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauro Rocha
    2015-06-18T10:04:48

    So se for no seu porque no meu Galaxy Y eu atualizei para 5.0 mais não funciona do mesmo jeito....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Filho
    2015-06-04T09:58:02

    Infelizmente comigo não deu certo. Deveria dar certo para versão 2.3.6?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Catia Carolina
    2015-05-21T18:25:36

    valeu funciona mesmo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samuel Santos
    2015-05-20T22:15:49

    Perfeito, funcionou corretamente, obrigado!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauro Moreira
    2014-11-12T11:33:34   , respondido respondido 2015-04-05T09:40:56

    Tem como atualizar ou baixar o whats app sem ser pelo play store ( google play )?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mauro Moreira
      2014-11-12T11:33:34   , respondido respondido 2015-04-05T09:40:56

      Acredito q pelo app Aploide de para baixar

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mauro Moreira
      2014-11-12T11:33:34   , respondido respondido 2015-04-05T09:40:56

      no aptoide

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Karlos Anderson
    2015-03-12T22:44:15

    vlw cara realmente concertou vlw mt obrigado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Allan Santos
    2015-03-10T14:42:45

    Muito boa dica, mesmo restaurando o celular continuou o erro e só resolveu com a dica, valeu.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pâmela Nunes
    2015-03-02T11:44:58

    Meu celular é LG 400 , Mesmo fazendo esse processo não resolveu nada. Esse processo no LG é diferente ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Silvana Santos
    2015-02-11T16:37:38

    O meu deu super certo, está até recuperando tudo automático, muito obrigada!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • George Júnior
    2014-12-04T09:40:58

    Obrigado estava com esse mesmo problema no pc, uso o Start BlueStacks e tava dando esse mesmo erro, problema resolvido.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauro Moreira
    2014-11-12T11:26:45

    Bom dia. Fiz todos os passos como sugerido. Contudo, tudo continuou na mesma. Leio que não sou o único. Meu celular é um LG android modelo E400- F. Tem algo diferente para ele ? Me informaram que só formatando. Ai eu teria que fazer o back up de tudo , com certeza perderei algum dado que queria manter. Aguardo alguma resposta. Agradeço desde já vossa atenção. Cordialmente, Mauro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • John Moreno
    2014-11-07T22:16:30

    e quando não da certo... como faz?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rhenan Ribeiro
    2014-10-19T19:57:17

    No meu caso não deu certo, o play store nem abre mais

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Rodrigo
    2014-10-03T17:55:39

    Nossa Problema Resolvido, Muito Obrigado esses tutorias daqui são demais

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabí Campos
    2014-09-22T13:18:14

    Muito Obrigado fiz o passo a passo e o erro que estava dando foi solucionado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cleverson Dias
    2014-08-07T19:23:16

    Eu fiz isso, mas depois o play store não entra, aparece "resgatar" e se clicar em "resgatar" tem que digitar um codigo, eu tentei digitar a senha aparece "sem conexão".

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ulisses Oliveira
    2014-06-30T13:57:02

    Muito bom esse tutorial vlw

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Santos
    2014-06-29T11:55:36

    bom dia, eu fiz e agora o google play simplesmente não abre, ele fica carregando e não abre...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sergio Henrique
    2014-06-10T07:08:16

    funcionou perfeitamente muto obrigado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Garcia
    2014-03-23T19:01:01

    O que realmente resolve muitas vezes é entrar em configurações fazer buckup e redefinir e configuração original ai ele apaga todos os dados do telefone e fica como novo depois ele restaura seus contatos quando vc conecta a rede , muito bom para telefones que ja estão lento. Se perder algum aplicativo fica fácil baixar de novo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário