22/07/2013 10h02 - Atualizado em 22/07/2013 10h04

Saiba como escolher um processador para cada tipo de necessidade

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Encontrar o computador ideal para cada tipo de usuário passa, necessariamente, pela escolha do processador. Para não cometer erros em sua próxima aquisição, conheça mais sobre os perfis de cada tipo de CPU e os usos mais adequados para eles. Separamos os perfis por três grupos: máquinas para trabalhos escolares e internet, computador multimídia e um PC gamer.

Escolher bem evita desperdício de dinheiro e impede de comprar um superPC para digitar trabalhos, ou comprar uma máquina modesta e tentar rodar os jogos recentes, enquanto renderiza algum vídeo. Embora seja menos determinante em aparelhos mais poderosos, o processador ainda é um elemento central ao se classificar as capacidades de trabalho de qualquer computador.

Computador para trabalhos escolares e navegar na Internet

Se você não exige muito do PC, um Celeron resolve todos os seus problemas (Foto: Divulgação)Celeron resolve seus problemas (Foto: Divulgação)

Digamos que a necessidade do usuário seja mais básica: seu computador precisa rodar editores de texto e de imagens mais simples e navegar pela internet. Para dar conta destas tarefas, que são mais simples, há opções entre máquinas que carreguem processadores dual-core, com velocidades na cada dos 2 GHz.

Caso prefira Intel, são os computadores dotados dos processadores Celeron, Core i3 e, os mais raros, Pentium. No caso da AMD, fique de olho nas APUs de dois núcleos, normalmente com nomenclatura A4. Nesta faixa, o que você precisa são de modelos básicos: eles dão conta do recado e custam bem menos.

Uso moderado de recursos multimídia

APUs são uma opção interessante para computadores e notebooks com vocação mais multimídia (Foto: Divulgação)APUs são uma opção interessante (Foto: Divulgação)

Para quem precisa usar editores de texto, navegar pela internet e, eventualmente, assistir a algum filme ou série pelo computador, se faz necessário um processador um pouco mais capacitado, para que tudo funcione sem solavancos.

Neste nicho intermediário, o usuário pode escolher entre modelos de Core i5, caso prefira a Intel. A linha da AMD tem uma variedade um pouco maior: são as APUs da linha A6, na maioria dos casos quad-core, assim como os concorrentes Core i5. De uma maneira geral, o que se procura aqui são processadores de quatro núcleos com clocks a partir dos 2.5 GHz.

Jogos, edição de vídeo e de conteúdo em 3D

Série Core i7, da Intel, e FX, da AMD, disputam o bolso dos entusiastas e gamers (Foto: Divulgação) (Foto: Série Core i7, da Intel, e FX, da AMD, disputam o bolso dos entusiastas e gamers (Foto: Divulgação))Série Core i7, da Intel, e FX, da AMD, disputam
o bolso dos entusiastas e gamers
(Foto: Divulgação)

Neste caso, falamos de um consumidor exigente, que depende da máquina mais poderosa possível. Os processadores Intel mais interessantes nesse aspecto são os Core i7 (se a ideia é só jogar, o Core i5 2500K pode ser uma ótima ideia em virtude do preço menor).

Em termos de AMD, a variedade é ainda maior: o consumidor pode optar por uma APU, o que significa escolher algum modelo A10. Ou ir pela via mais convencional, no caso dos desktops, e investir em algum dos processadores FX: alguns deles chegam a ter oito núcleos e 5 GHz de clock, construídos a partir da arquitetura Piledriver.

Quer saber qual é o melhor processador para sua placa-mãe? Pergunte no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Elizeu Pieri
    2013-11-21T13:06:43

    o Gabriel Tavares ta certíssimo, meu i5 com placa de video d g force gtx 650 2 gb com memoria ran de 6 gb da conta de tudo quanto for jogo da atualidade é máquina pra varios anos ainda.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Plinio Rafael
    2013-10-08T17:48:27

    olha que o Core i3 é um ótimo processador hein! dá conta do recado de mto jogo em configurações médias sem problema nenhum... computador básico pra internet e editor de texto são os pentiums e celerons da nova geração.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Lopes
    2013-07-26T19:00:11

    Meu próximo PC vai ser um A-10, mas com arquitetura kaveri. Acredito que essas apus vão vir com suporte a DDR4, ai sim! Mas boa matéria! Têm que colocar mais conteúdo amd, acho que processadores acelerados são o futuro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Tavares
    2013-07-26T09:07:52

    Prezados, essas dicas estão completamente fora de escala. Nenhum computador básico precisa de um processador de 2 GHz. Somente os computadores de entusiastas realmente utilizam um i7. A grande maioria dos jogos é facilmente rodada em um computador intermediário, de i5 - na verdade, o maior gargalo no desempenho dos jogos de alto nível é a placa de vídeo. Sugiro fortemente uma revisão na matéria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michael Yoo
    2013-07-26T01:24:43

    Concordo com o Ronan Dias, parem de colocar estagiários para fazer matérias.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliano Palmeira
    2013-07-24T19:16:55

    Meu A8-5600k dá conta de tudo recomendo a todos comprei por 204 reais

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jimmy Penedo
    2013-07-23T12:55:35

    No final do terceiro paragrafo você quis dizer "casa" em vez de *cada*.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ronan Dias
    2013-07-23T14:48:41   , respondido respondido 2013-10-01T10:31:15

    essas dicas são muito fracas, montar uma maquina requer muito mais que um processador, requer uma combinação de hardware para um excelente desempenho de acordo com o que se esta adquirindo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ronan Dias
      2013-07-23T14:48:41   , respondido respondido 2013-10-01T10:31:15

      mas o artigo fala só de processadores. Quer ler algo realmente concreto, pegue um livro.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ronan Dias
      2013-07-23T14:48:41   , respondido respondido 2013-10-01T10:31:15

      O artigo é a respeito da escolha de processadores, não de montagem de um computador.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário