Sistemas Operacionais

17/08/2013 12h00 - Atualizado em 05/04/2018 14h13

Como usar o rastreador de celular do Google

Taysa Coelho
por
Para o TechTudo

O Google oferece uma ferramenta de rastreamento de celular, chamada “Encontre meu dispositivo”. O serviço permite localizar o endereço onde o smartphone ou tablet Android ou Chromebook se encontra. Para isso, é necessário que o dispositivo esteja conectado a uma conta do Google através de um app, como o Gmail ou YouTube.

O recurso permite realizar outras ações remotamente, como fazer com que o dispositivo toque mesmo se estiver no modo silencioso, bloquear o telefone inserindo uma mensagem na tela inicial e, ainda, excluir todos os dados. Confira nos passos abaixo como usar todos os recursos do rastreador de celular do Google.

[marca] Galaxy S8 4 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Aprenda a rastrear o seu celular Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O que o Google tem feito para tornar o Android mais seguro

Passo 1. Faça o login em sua conta ao acessar a página de algum serviço do Google, como busca, Drive, Maps, YouTube, etc. Normalmente, a opção pode ser encontrada na parte superior direita da tela.

Faça o login em sua conta do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Faça o login em sua conta do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2.  Após realizar o login, clique sobre o ícone de menu para acessar as opções do Google. Então, escolha a opção “Minha conta”.

Acesse as opções da sua conta do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Acesse as opções da sua conta do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Na página “Minha conta”, role a tela para acessar o recurso “Encontrar seu smartphone”.

Acesse o recurso "Encontrar seu smartphone" do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Acesse o recurso "Encontrar seu smartphone" do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. O seu disposito móvel conectado a uma conta do Google será listado. Caso apareça mais de uma opção, clique sobre aquela que deseja encontrar.

Clique sobre o dispositivo que deseja que o Google encontre (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Clique sobre o dispositivo que deseja que o Google encontre (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 5. O serviço irá solicitar que você insira novamente a senha, por medida de segurança.

Insira novamente sua senha do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Insira novamente sua senha do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 6. Na tela seguinte, clique sobre a opção “Localizar”.

Clique na opção "Localizar" disponível no serviço do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Clique na opção "Localizar" disponível no serviço do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 7. Mais uma vez, para assegurar que você é o proprietário do dispositivo, o serviço solicita que senha seja inserida.

Insira novamente sua senha do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Insira novamente sua senha do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 8. Na página “Encontre meu dispositivo”, aguarde enquanto o serviço busca o smartphone. Em seguida, ele exibirá no mapa o local onde ele se encontra, bem como a rede na qual está conectado e o status da bateria. Se o celular estiver desligado, a ferramenta mostra onde ele foi encontrado pela última vez.

O Google informa onde o aparelho foi visto pela última vez (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)O Google informa onde o aparelho foi visto pela última vez (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 9. Caso ache que perdeu o telefone dentro de casa, o recurso “Reproduzir som” é bastante útil para essas ocasiões. Clique na opção e o dispositivo começará a tocar, mesmo que esteja no modo silencioso.

O serviço do Google permite que aparelho toque mesmo no modo silencioso (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)O serviço do Google permite que aparelho toque mesmo no modo silencioso (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


Passo 10. O dispositivo tocará por até cinco minutos. Ao encontrá-lo, basta pressionar o botão para desbloquear a tela do dispositivo. Caso não o encontre e queira finalizar o processo, clique em “Parar de tocar”.

O Google permite que o dispositivo toque por até cinco minutos (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)O Google permite que o dispositivo toque por até cinco minutos (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 11. O “Encontre meu dispositivo” também permite bloquear o celular remotamente. Para isso, clique em “Bloquear”

O serviço do Google permite bloquear o dispositivo remotamente (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)O serviço do Google permite bloquear o dispositivo remotamente (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 12. É possível inserir uma mensagem para ser usada na tela de bloqueio e incluir um número de telefone para que, caso alguém encontre o celular, entre em contato. Escreva o texto desejado e digite o número de telefone, se quiser. Conclua o processo clicando em “Bloquear”.

É possível inserir uma mensagem de bloqueio através do serviço do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)É possível inserir uma mensagem de bloqueio através do serviço do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

A tela do celular será bloqueada como exibido abaixo.

Tela bloqueada pelo Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Tela bloqueada pelo Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 13. Caso o usuário não encontre o smartphone, ainda existe a possibilidade de apagar, remotamente, todas as informações vinculadas à conta do Google no dispositivo. Para isso, clique em “Limpar”.

Também é possível apagar os dados associados à conta do Google remotamente (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Também é possível apagar os dados associados à conta do Google remotamente (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 14. Em seguida, confirme a escolha ao clicar no botão “Limpar”.

Clique em "Limpar" (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Clique em "Limpar" (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 15. Por fim, confirme a decisão. Se o dispositivo estiver off-line, a limpeza começará na próxima vez que ficar on-line.

Confirme que deseja limpar os dados relativos à sua conta do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Confirme que deseja limpar os dados relativos à sua conta do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Josimar Seguros
    2018-06-01T17:26:20

    NÃO aparece, mostra apenas: Localização desativada

  • Rodrigol Silva
    2017-11-03T08:55:03

    Esse serviço é meio ridiculo, se vc perde ou é roubado, ao acessar o site ele solicita autenticação e verificação do seu aparelho.. se vc perdeu ou foi roubado.. como vc vai verificar???

  • Neto Jabour
    2016-08-01T10:06:03

    Mas se o cel for roubado, claro que vão desligar ele, então não terá Internet e GPS ligados, então só da pra bloquear mesmo

  • Rhaniel Fernandes
    2014-03-17T10:19:28

    No caso se a pessoas que encontrou o celular conseguir acessa-lo , se ela excluir todos os meu dados colocando os dela .. e assim logando sua acc no google .. ainda sim eu posso rastrear ?

  • Wagno Braga
    2017-02-21T08:36:25  

    Não serve de nada, o aparelho tem que estar conectado com a internet e tem que estar com o localizador (mapa) ligado. A primeira coisa que o ladrão faz quando rouba é tirar o chip e desligar..... O ideal seria localizar sem internet mesmo estando o cel ligado mesmo que com outro chip. Tempo perdido.

    recentes

    populares

    • Wagno Braga
      2017-02-21T08:36:25  

      Outra coisa , todo ladrão saber resetar o aparelho...

  • Jones Silva
    2016-09-24T05:49:59  

    Se retirarem meu chip, ainda assim consigo localiza-lo?

    recentes

    populares

    • Jones Silva
      2016-09-24T05:49:59  

      Só funciona se depois de roubado o ladrão ligar na internet, deixar o localizador ativado e não apagar as configurações originais rs Serve de alguma coisa ??

    recentes

    populares

    • Jones Silva
      2016-09-24T05:49:59  

      Concordo com vc

  • Diogo Machado
    2017-01-14T11:56:46

    Testei agora e funciona bem.Localizou e tocou direitinho.Gostei.

  • Eduardo Andrea
    2016-12-08T17:36:53

    Não funciona...não toca e nem faz nada.

  • Thamires Souza
    2016-11-28T16:43:47

    Quero bloquear meu aparelho para minguem fazer ligacao q fui robada e um j7 Samsung

  • Janderson Gutierrez
    2016-05-26T16:29:18

    é bom, para deixar escondido dentro do carro em caso de roubo. so comprar um barato com android. vai ser de grande utilidade

  • Hudson Carvalho
    2016-09-17T09:52:55

    Tem fazer um fazerr algum registro of-line q quando estiver oline verificar o trajeto ?

  • Cristina Felix
    2016-03-04T23:33:27

    quero localizar o meu q perdi

  • Joel Beik
    2016-06-17T11:04:37

    Ótimo serviço, funciona bem.

  • Francis Peixoto
    2013-08-20T09:01:24  

    de q serve rastrear um celular android ? só achar ele e depois jogar no lixo..kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Francis Peixoto
      2013-08-20T09:01:24  

      kkkkkkkkkk.. morro de rir com esses comentários, incrível é que comprei o meu Iphone parcelado em 2x e não em 12 e outra, eu não sou rico, sou trabalhador como todo mundo daqui, acho que a única diferença é que gosto de coisas que prestam, pode ser até 5 mil reais, desde q o produto vale o preço eu compro sim, o dinheiro é meu com ele faço o que eu quiser, se eu ganho mais ou menos do que os outros não importa, o que importa é q o valor q eu ganho é o ql eu corri atrás pra ganhar.

    recentes

    populares

    • Francis Peixoto
      2013-08-20T09:01:24  

      Todo mundo que eu conheço, que tem iPhone, reclama. E a maioria, já trocou por um aparelho com sistema Android. E o mais incrível, é que todos os meus amigos nerds, tem android. Incrível a arrogância das pessoas em sempre querer criticar a "coisa" do outro. Importante é funcionalidade e não NOME!

  • Rodrigo Digão
    2016-03-10T11:25:05

    Quero localizar aparelho robado

  • José Silva
    2015-09-16T11:24:39

    Quer rastrear o tee

  • Ju Favaratto
    2015-09-15T09:21:14

    Esqueci meu celular em casa e achei que tivesse perdido.Acionei esse serviço e encontrei o aparelho. Amei!

  • Thayrine Lima
    2015-06-12T16:49:58

    Ruim disso tudo, é que você precisa ter credito e internet...se não, não adianta porcaria nenhuma!

  • Neto Lima
    2014-03-08T15:15:57  

    eu fui a saltado e levarão meu celula e um LG L5 ele tem estalado um RASTREADOR GPS mais a a seguradora fala que nao tem como rastrear o aparelho pq ele nao ta dando sinal segundo eles e pq o aparelho esta desligado isso e possivel no era para ele tar dando sinal mesmo desligado ...

    recentes

    populares

    • Neto Lima
      2014-03-08T15:15:57  

      Não, neste caso nao tem como. Na verdade este sistema é para a google nos rastrear, pq só pega ladrao burro, nao especializado.

    recentes

    populares

    • Neto Lima
      2014-03-08T15:15:57  

      pelo numero de imei acha sim... basta entrar em contato com o site da policia civil ou ir em uma delegacia digital que os caras acham na ora

  • Beatriz Peca
    2014-03-02T21:21:40  

    Precisava urgente como saber a ultima localização, o meu aparece que a última localização foi ontem 01 de Março, porque hj está desligado, poderia me informar como faço pra saber a localização de ontem? Existe esse histórico? onde? Como acessar?

    recentes

    populares

    • Beatriz Peca
      2014-03-02T21:21:40  

      se fosse o avast anti furto vc saberia, ele apresenta uma listagem completa quando liga ou desliga o aparelho.

  • Gustavo Fonseca
    2015-04-14T10:27:45  

    Se hipoteticamente o celular foi roubado e o meliante trocou o email de acesso do celular e pois o dele. Ainda é possível rastrear o aparelho mesmo com o email do sujeito ?

    recentes

    populares

    • Gustavo Fonseca
      2015-04-14T10:27:45  

      é melhor instalar o avast anti furto, ele mostra o ip do aparelho, e o ip da ultima conexao, assim vc pode rastrear pelo ip, tem o comodo anti furto, mas nao testei, e tem o airdroid e o pray. mas para funcionar completo tem que comprar a licença dos dois ultimos... mas tem outros na play store que acham e ativam até o gps sem a pessoa saber. o do avast sem ser a conta premio nao mostra o local no mapa. mas dizem que o comodo anti furto mostra, mas ainda vou testar.

  • Paulo
    2015-04-19T12:50:47  

    Estou usando o Wemp Locator, tem muito mais recursos que esse do google. dá pra fazer backup, excluir os dados, tem também um mapa de crimes que mostra quais locais perigosos da sua cidade, os proprios usuários fazem as denuncias.

    recentes

    populares

    • Paulo
      2015-04-19T12:50:47  

      VALEU PELA DICA, ESSE NAO VALEU DE NADA, ESSE APP DO GOOGLE NAO TE DÁ NEM A POSIÇAO DO CELULAR AO TEU LADO

  • Cristiane Albuquerque
    2015-03-27T11:39:55

    Há poucos dias percebi q qdo acesso o gerenciador de dispositivo pelo PC pra ver onde deixei meu celular. Percebi agora q abre uma notificação no dispositivo(celular) falando: local do dispositivo compartilhado. E q qdo abro essa notificação, abre na página na página de ajuda do google p/ ativar ou desativar o gerenciador. A pergunta é: como faço p/ desabilitar essa notificação no dispositivo pq se aparecer a notificação q foi acessado o gerenciador, o serviço perde o sentido. Pois se eu perder o aparelho e a pessoa q achar e não quiser devolver vai saber q estou tentando localizar o aparelho.

  • Josué Silva
    2014-12-15T21:46:08  

    existe algum programa que localiza em modo off-line? pois todos os que eu conheço é necessario estar com a internet ligada e quase todos com o GPS Ligado.

    recentes

    populares

    • Josué Silva
      2014-12-15T21:46:08  

      Ainda não conheço tecnologia que consiga enviar dados pela internet estando off-line. Nem tecnologia que envie a localização do aparelho sem ter os dados desta localização (nesse caso, o dado do GPS).

  • Joe Max
    2014-09-16T11:03:06

    Perfeito. Funciona 100%. Praticamente igual o Icloud.