TechTudo

16/09/2013 08h53 - Atualizado em 16/09/2013 13h23

Aprenda a usar a nova rede social para universitários Passei Direto

Karla Soares
por
Para o TechTudo

O Passei Direto é uma rede social para universitários criada por dois estudantes da PUC-Rio para conectar alunos de todo o país. Pelo site é possível interagir com outros estudantes e compartilhar exercícios, resumos e outros trabalhos. O TechTudo te ensina a usar a rede, onde é possível adicionar amigos, trocar materiais de estudo e ganhar pontos à medida que outros membros curtem arquivos e informações enviados por você. Confira!

Saiba como nasceu o Passei Direto, uma iniciativa de universitários cariocas

Página inicial do Passei Direto (Foto: Reprodução/Karla Soares)Página inicial do Passei Direto (Foto: Reprodução)

Passo 1. Na tela inicial do site é possível fazer o cadastro do endereço de e-mail ou logar com nome de usuário e senha do Facebook. Devem ser fornecidos dados como o nome da universidade e curso. O sistema automaticamente envia um e-mail de boas vindas.

O correio traz uma mensagem com os dez mandamentos da rede social. Entre eles está recomendar arquivos, ajudar outros usuários, não fazer perguntas repetidas. E, como ninguém é de ferro, recomendações sobre paquera, sem deixar os estudos de lado.

No fim da mensagem, há um link para acesso direto ao site passeidireto.com;

Ao se cadastrar no PD, o usuário recebe um e-mail de boas vindas com link para acesso direto à sua conta (Foto: Reprodução/Karla Soares)Ao se cadastrar no PD, o usuário recebe um e-mail de boas vindas com link para acesso direto à conta (Foto: Reprodução)

Passo 2. Ao ser direcionado para a página inicial do Passei Direto, o usuário recebe boas vindas e é convidado a fazer um pequeno tour pela ferramenta. São dadas orientações para acesso rápido a funções como a adição de disciplinas, respostas e envio de arquivos;

Um pop-up convida o usuário a fazer um pequeno tour pela ferramenta (Foto: Reprodução/Karla Soares)Um pop-up convida o usuário a fazer um pequeno tour pelo site do Passei Direto (Foto: Reprodução)

Ao lado da foto do avatar é possível clicar e ser redirecionado a um resumo do perfil na rede. Entre as informações mostradas estão o número de arquivos, lista de comentários enviados, disciplinas em que está inscrito, número de contatos, além de informações acadêmicas e profissionais e o nível do usuário na rede social. Todas as informações podem ser editadas.

Na aba do perfil são inseridos dados sobre fluência em língua estrangeira, experiências profissionais e acadêmicas(Foto: Reprodução/Karla Soares)Na aba do perfil são inseridos dados sobre fluência em língua estrangeira, experiências profissionais e acadêmicas(Foto: Reprodução)

Logo abaixo, em “Nível” o clique leva a um resumo que dá dicas para usar a gamificação a favor do usuário. Aí entra o momento “competição” na rede. Quanto mais recomendações, arquivos enviados, perguntas e respostas bem qualificadas, maior a chance de mudar de nível e chegar a “oráculo”.

No menu de gameficação, o sistema dá dicas de como aumentar a participação no PD e chegar a oráculo (Foto: Reprodução/Karla Soares)No menu de gamificação, o sistema dá dicas de como aumentar a participação no PD e chegar a oráculo (Foto: Reprodução)

Passo 3. Adicione disciplinas que podem ser escolhidas na listagem do curso mostrada pelo sistema. Ao clicar na marcação verde “cursando” a disciplina é adicionada à lista. Na mesma aba podem ser acessadas disciplinas escolhidas pelo usuário. Há também opção para criação de outras;

No menu de disciplinas estão listadas todas as matérias do curso do usuário, além das disciplinas escolhidas por ele no PD (Foto: Reprodução/Karla Soares)No menu de disciplinas estão listadas todas as matérias do curso do usuário, além das disciplinas escolhidas por ele no PD (Foto: Reprodução)

Passo 4. Envie arquivos. Ao clicar em arquivo, no menu superior esquerdo, é possível enviar o material de estudo a ser compartilhado com outros usuários;

Ao enviar o conteúdo de estudos, o usuário tem a opção de organizá-lo em pastas (Foto: Reprodução/Karla Soares)Ao enviar o conteúdo de estudos, o usuário tem a opção de organizá-lo em pastas (Foto: Reprodução)

Escolha onde deseja salvar o arquivo e clique em enviar. Na próxima tela é o momento de organizar as informações referentes ao arquivo com adição de título, categoria e palavra-chave.

O conteúdo pode ganhar nome, categoria (aulas, anotações, provas, trabalhos e exercícios), descrição e palavra-chave (Foto: Reprodução/Karla Soares)O conteúdo pode ganhar nome, categoria (aulas, anotações, provas, trabalhos e exercícios), descrição e palavra-chave (Foto: Reprodução)

Passo 5. Faça buscas. No menu superior, que lembra bastante a barra de busca do Facebook, é possível buscar nomes de contatos, disciplinas e universidades. O próprio sistema sugere novos amigos por meio do “Talvez você conheça”.

Similar ao Facebook, a busca do PD identifica outros alunos, universidades, cursos e materiais para estudo. A lista de contatos pode ser turbinada por meio do Talvez Você Conheça (Foto: Reprodução/Karla Soares)Similar ao Facebook, a busca do PD identifica outros alunos, universidades, cursos e materiais para estudo. A lista de contatos pode ser turbinada por meio do Talvez Você Conheça (Foto: Reprodução)

Passo 6. Pergunte. Uma das formas de ganhar ponto e conquistar o “oráculo” é fazendo boas perguntas que podem ganhar curtidas de outros usuários. Basta apertar o botão “Fazer pergunta” e formular uma questão. As respostas em destaque aparecem primeiro.

No menu de perguntas estão catalogadas as mais populares e as feitas pelo usuário (Foto: Reprodução/Karla Soares)No menu de perguntas estão catalogadas as mais populares e as feitas pelo usuário (Foto: Reprodução)

Tem alguma dúvida sobre o Passei Direto? Acesse o Fórum do TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Tiago Alvarenga
    2013-09-17T21:03:37

    Gostei, vamos fazer o teste agora pra ver se é bom mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário