15/09/2013 11h00 - Atualizado em 15/09/2013 11h00

Como configurar o Automator do Mac OS para extrair textos de arquivos PDF

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Que tal extrair textos de arquivos PDF de maneira fácil? Crie no Automator, um dos mais importantes softwares nativos do sistema Mac OS, um novo fluxo automático e torne isso possível. Aprenda a configurar e seja capaz de extrair textos de arquivos digitalizados em PDF.

Como inserir uma assinatura em arquivos PDF usando o Mac OS

Como configurar o Automator do Mac OS para extrair textos de arquivos PDF (Foto: Reprodução/ARS Technica)Como configurar o Automator do Mac OS para extrair textos de arquivos PDF (Foto: Reprodução/ARS Technica)

Passo 1. Abra o Automator e escolha a opção “Aplicativo” para criar um novo fluxo de trabalho;

Criando um fluxo de trabalho de aplicativo no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Criando um fluxo de trabalho de aplicativo no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Em “Biblioteca”, selecione a opção “PDFs”. Em seguida, clique e arraste a opção “Extrair Texto de PDF” para a janela ao lado, como indicado na imagem abaixo;

Definindo um fluxo de trabalho para arquivos PDF no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Definindo um fluxo de trabalho para arquivos PDF no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Defina todas as opções para este fluxo de trabalho do Automator. Caso queira personalizar este serviço, é possível modificar o tipo de arquivo de saída (1), definir o local para salvar o arquivo de texto gerado (2), definir um nome para o arquivo que será gerado (3) e definir que esta ação seja visível quando executada. Para este tutorial personalizamos apenas a opção “Mostrar esta ação quando o fluxo de trabalho for executado” no Automator;

Definindo as configuração de extração de texto em arquivos PDF no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Definindo as configuração de extração de texto em arquivos PDF no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Salve o fluxo de trabalho clicando em “Arquivo” e, em seguida, em “Salvar”;

Salvando a extração de texto de arquivos PDF no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Salvando a extração de texto de arquivos PDF no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Dê um nome para este fluxo de trabalho. Para este tutorial escolhemos “Extrair texto de arquivo PDF” (1). Feito isso,  salve este arquivo na pasta “Aplicativos” (2), e, em seguida, clique em “Salvar” e feche o Automator;

Salvando a extração de texto de arquivos PDF no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Salvando a extração de texto de arquivos PDF no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Agora que você criou e salvou o fluxo de trabalho, ele poderá ser acessado a qualquer momento em sua pasta de aplicativos. Para isso, escolha o arquivo PDF que deseja extrair o texto e clique sobre ele com o botão direito do mouse. Na opção “Abrir Com”, escolha a opção “Outro…”, que abrirá a pasta “Aplicativos”;

Abrindo o arquivo PDF com o fluxo de trabalho criado no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Abrindo o arquivo PDF com o fluxo de trabalho criado no Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 7. Busque o fluxo de trabalho que você acabou de criar e selecione-o para, então, clicar na opção “Abrir”, exatamente como mostrado na imagem abaixo;

Selecionando o fluxo de trabalho criado com o Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Selecionando o fluxo de trabalho criado com o Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Pronto! O Automator criou um arquivo .txt contendo somente o texto do arquivo PDF.  Vale lembrar que um fluxo de trabalho do Automator é criado apenas uma vez. Ou seja, este fluxo está salvo na sua pasta de aplicativos e você poderá utilizá-lo novamente quando quiser.

O texto do arquivo PDF foi extraído pelo Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/ Marvin Costa)O texto do arquivo PDF foi extraído pelo Automator do Mac OS (Foto: Reprodução/ Marvin Costa)

Quer saber como fazer anotações em PDF? Descubra no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Telka Baiocchi
    2013-11-02T17:28:09

    Consegui criar o arquivo, mas ficou em branco...não deve ser para todas versões do OS, sabe me dizer qual é?