01/09/2013 07h45 - Atualizado em 01/09/2013 07h45

Como descobrir a operadora de um número celular?

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Quer gastar seus bônus de ligação mas não sabe quem tem número na mesma operadora? O TechTudo separou cinco ferramentas que podem ajudar! Mesmo com portabilidade, é possível descobrir com estes apps qual é a companhia telefônica de determinados números, sejam eles fixos ou móveis. E não se preocupe: tem versão deles para todos os sistemas operacionais mais populares.

Qual é o sistema movel mais seguro? Comente no Fórum do TechTudo!

1. Qual Operadora? (Android)

Screenshots do programa "Qual operadora?", para Android (Foto: Divulgação/Qual Operadora?)Telas do app "Qual Operadora?" indicam operadora, teclado numérico e lista de contatos (Foto: Divulgação/Qual Operadora?)

O aplicativo gratuito Qual Operadora? identifica a empresa de telefonia do número que está te ligando. Ele roda em smartphones com Android 2.1 (ou versões mais novas) e também organiza a agenda do smartphone, salvando o nome da operadora ao lado do contato. Assim, fica bem mais fácil saber se vale a pena ou não demorar nas ligações. O app também reconhece os números que tenham feito portabilidade e é todo em português.

2. Qual é a Operadora? (Windows Phone)

Telas do Qual Operadora? para Windows Phone (Foto: Divulgação/Qual Operadora?)Telas do Qual Operadora? para Windows Phone (Foto: Divulgação/Qual Operadora?)

Apesar de ter o nome parecido com o app anterior, o Qual é a Operadora? foi produzido especialmente para o Windows Phone. Ele tem basicamente as mesmas funções: identifica a operadora do telefone que que está ligando, avalia os números gravados na sua agenda e grava o histórico de consultas. O app gratuito também gera estatísticas de pesquisas por empresa, mas define um limite de seis consultas por hora.

3. Portabilidade Fácil (iOS)

Telas do app para iOS Portabilidade Fácil (Foto: Divulgação/Portabilidade Fácil)Interface do app Portabilidade Fácil para iOS (Foto: Divulgação/Portabilidade Fácil)

Portabilidade Fácil é um aplicativo que mostra a operadora dos números gravados na agenda do iPhone. Existem duas versões para o programa: gratuita e paga. Na primeira, é possível fazer uma consulta individual de um determinado telefone, visualizar as estatísticas das operadoras dos seus contatos e atualizar a agenda de acordo com as companhias telefônicas. Na paga, além destas funções, o usuário pode acessar o relatório completo de informações e editar os contatos para incluir a operadora preferida nas chamadas de longa distância, ou mesmo adicionar automaticamente o nono dígito nos celulares com DDD 11.

4. Telein Portabilidade (BlackBerry)

Screenshots do App para BlackBerry Telein Portabilidade (Foto: Divulgação/COMPE)Screenshots do App para BlackBerry Telein Portabilidade (Foto: Divulgação/COMPE)

O Telein Portabilidade é um aplicativo gratuito para BlackBerry que consulta a operadora do celular em uma base de dados online atualizada. Você pode verificar os números cadastrados na sua agenda e números avulsos, assim como fazer a ligação pelo próprio app. O sistema também grava e limpa o histórico de consultas, além de inserir automaticamente o nono dígito nos números com DDD 11.

5. Consulta de Operadoras de Acessos Fixos e Móveis (Web)

Página de consulta a operadoras da abrTelecom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Página de consulta a operadoras da abrTelecom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

A abrTelecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) disponibiliza uma página para consulta de operadoras de telefonia móvel e fixo de todo o país. Basta clicar no link, digitar o número com DDD e colocar a verificação (captcha) para descobrir qual é a empresa e razão social na tabela que aparece logo abaixo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Adriano Guimaraes
    2013-09-01T12:58:35   , respondido respondido 2014-12-11T20:13:29

    Esse app para Android está muito desatualizado, aqui na minha cidade tem operadoras com novos prefixos e o app não reconhece. Vamos melhorar isso né.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adriano Guimaraes
      2013-09-01T12:58:35   , respondido respondido 2014-12-11T20:13:29

      Conhece o Discador Inteligente da Telein, disponível para Android, IOS e Windows Phone

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vicente Neto
    2013-09-01T10:57:45   , respondido respondido 2014-12-11T20:13:06

    Uns quatro anos atrás reclamei com as operadoras, com a Anatel, Com vários Deputados e senadores. Todos gostaram de minha idéia, mas só a TIM faz o que solicitei , mas, pela metade. As operadoras deveriam ter que mostrar no visor de qual operadora pertence o numero discado NADA MAIS JUSTO VC SABER QUANTO VAI GASTAR, NÉ????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vicente Neto
      2013-09-01T10:57:45   , respondido respondido 2014-12-11T20:13:06

      Você precisa conhecer o Discador Inteligente da Telein, disponível para Android, IOS e Windows Phone.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando Araujo
    2013-09-02T07:58:39

    O liga+ para android, eu acho que é a melhor opção.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mariana Cavalcanti
    2013-09-01T13:06:23

    no meu iphone uso o chip certo e estou muito satisfeita. só nao encontrei versao pra android

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário