TechTudo

10/09/2013 07h50 - Atualizado em 10/10/2013 10h12

Como retirar ruídos de gravações de áudio e músicas com o Audacity

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Quem utiliza o programa Audacity para realizar pequenas produções de áudio em casa possivelmente já obteve uma gravação com ruídos que interferiram na qualidade do som, seja gravando uma guitarra, um violão ou uma voz. No tutorial abaixo, o TechTudo ensina uma maneira de remover esses ruídos e deixar a gravação livre de pequenos problemas técnicos.

Confira a lista dos fones para quem curte um bom som em alta qualidade!

audacity selecionar ruidoNo Audacity, selecione o trecho com ruído para fazer a
edição do arquivo (Foto: Reprodução)

O próprio programa oferece uma ferramenta chamada Removedor de Ruídos, e ela costuma funcionar bem na maioria dos casos em gravações domésticas.

O removedor trabalha percebendo a frequência do ruído e removendo-a de todo o áudio, por isso é preciso tomar cuidado ao utilizá-la, visto que pode ocorrer uma distorção no som original ao remover certas frequências do projeto por completo.

Passo 1. Abra no Audacity o arquivo com a gravação que contém o ruído que você deseja remover;

Passo 2. Selecione o fragmento do áudio que só contenha ruídos. Esse fragmento não deve ser grande (alguns pouco alguns segundos). Dar zoom na faixa de áudio pode ajudar a recortar o pequeno trecho;

Passo 3. Em “Efeitos”, clique em “Remover Ruído”. Uma janela com opções abrirá;

removedor ruidos audacityRemovedor de ruídos do Audacity (Foto: Reprodução)

Passo 4. Após aberta a janela de edição, clique em “Perceber perfil de ruído” para o Audacity reconhecer qual o ruído deve ser removido do arquivo original;

Passo 5. A janela se fechará e agora você deverá selecionar qual parte da música vai ter o ruído removido. Se você quiser a música toda, pressionar Control + A irá selecioná-la por completo. Após, repita o procedimento em outros trechos, clique em "Efeitos" e depois "Remover Ruído".

removedor ruidos audacityRemovedor de ruídos do Audacity (Foto: Reprodução)


Entenda os tipos de correção

Redução de ruído:
define quantos decibéis esse ruído irá perder. Cada vez que você aplica a redução, o ruído diminui de volume e, por isso, você precisa de cautela para não deformar demais o arquivo de áudio, já que frequências iguais à do ruído também serão reduzidas.

Suavização de frequência: aqui você define uma característica importante da redução. Se o ruído for parecido com um chiado, geralmente valores mais altos apresentam melhores resultados. Do contrário, como um ar condicionado ao fundo, os menores são mais indicados.

Tempo de ataque/decaimento: indica o quão rápido o removedor de ruídos vai atuar sobre o problema. Se o ruído for algo constante, com poucas variações, valores maiores são indicados. Se o ruído variar rapidamente, valores menores são os mais apropriados.

Lembre-se que essas dicas acima não são para todos os casos e que uma remoção de ruídos mal feita ou drástica pode acabar deformando bastante sua música ou gravação. Use seu fone de ouvido e sempre clique em "Testar" antes de definir a remoção total de ruído.

Quer saber como separar músicas no audacity 1.2.6? Veja no Fórum TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares