Roteador

29/09/2013 07h00 - Atualizado em 29/09/2013 07h00

O computador não detecta redes sem fio? Encontre soluções para o problema

Joelson Santos
por
Para o TechTudo

A rede Wi-Fi permite que computadores, tablets e smartphones conectem-se à internet sem a necessidade de fios. A "mágica", no entanto, muitas vezes é interrompida por problemas técnicos do dispositivo móvel, do modem, entre outros fatores. O TechTudo vai ensinar a detectar os principais motivos pelos quais o notebook não encontra uma rede Wi-Fi e explica como resolver a situação.

Veja como melhorar o sinal da rede Wi-Fi da sua casa

Wi-Fi (Foto: Reprodução/Campus Time)Wi-Fi (Foto: Reprodução/Campus Time)

Desabilitando o gerenciamento de energia

A maioria dos notebooks possui um botão para ativar ou desativar o adaptador sem fio, uma opção útil para preservar a duração de sua bateria. Então, se o computador não consegue detectar nenhuma rede sem fio, confira se o seu adaptador está ativo.

Além disso, o Windows 8 conta uma configuração para gerenciamento de energia na qual, por padrão, ele está habilitado a desligar seu adaptador para conservar energia. Para desabilitar esta função, nas propriedades de seu adaptador sem fio, vá até a guia “Gerenciamento de Energia” e desabilite a opção “Permitir que o computador desligue este dispositivo para conservar energia”.

Reiniciar o roteador

Qual o endereço IP do roteador TP-Link? (Foto: Qual o endereço IP do roteador TP-Link?)Qual o endereço IP do roteador TP-Link? (Foto: Divulgação)

Antes de tentar procedimentos mais trabalhosos, vale a pena testar o método de reiniciar. A solução do problema pode ser muito simples. Muitas vezes, o sinal da Internet oscila e o aparelho perde a conexão. Para resolver, basta desligar o seu roteador, aguardar 20 segundos e depois ligá-lo novamente. Normalmente, há um botão na parte traseira do aparelho que permite ligá-lo e desligá-lo, não sendo necessário retirá-lo da tomada.

No entanto, é bom ficar atento se não está havendo interferência do sinal. Aperelhos que emitem sinais eletromagnéticos, como televisão, microondas, celular, telefone sem fio, entre outros, podem atrapalhar.

Verificar o canal de operação de sua rede Wi-Fi

Os roteadores podem utilizar duas faixas para propagar o sinal, a de 2.4Ghz ou a de 5Ghz. É possível que seu adaptador sem fio apenas funcione com a primeira. A solução para isso é verificar qual canal seu roteador está utilizando e alterá-lo a partir de outro dispositivo que reconheça sua rede sem fio.

CanalWifiCanalWifi

 

 

 

Pode parecer complexo, mas o procedimento é acessível: para configurar o canal de operação de sua rede sem fio, acesse a página de configuração do roteador. Isso pode ser realizado através do caminho “Rede”, clicando duas vezes no ícone do seu roteador ou digitando o endereço IP dele em seu navegador.

O ícone “Rede” pode ser acessado a partir de qualquer janela do Windows Explorer (Foto: Reprodução/Joelson Santos)O ícone “Rede” pode ser acessado a partir de qualquer janela do Windows Explorer (Foto: Reprodução/Joelson Santos)

 

Na maioria dos casos o IP é 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. Se esses endereços não funcionarem você pode consultar o IP de seu roteador no campo Gateway. Para isto, primeiro, é necessário acessar Central de Rede e Compartilhamento, como mostra a imagem abaixo.

Clique com o botão direito no ícone de Redes para acessar a Central de Rede e Compartilhamento (Foto: Reproduç]ao/Joelson Santos)Clique com o botão direito no ícone de Redes para acessar a Central de Rede e Compartilhamento (Foto: Reproduçãoo/Joelson Santos)

Na nova janela que se abrir, você verá todos os detalhes da rede, inclusive o número do IP do roteador como exibido na figura a seguir.

Siga a sequência acima para visualizar o IP de seu roteador (Foto: Reprodução/Joelson Santos)Siga a sequência acima para visualizar o IP de seu roteador (Foto: Reprodução/Joelson Santos)

 

 

Depois, basta logar em seu roteador. Caso não sabia a senha de cabeça, é possível recuperá-la no Windows, em um processo bastante simples, consulte o manual que deve conter a senha padrão ou o procedimento para configurar uma nova senha.

Uma vez logado, procure pelas configurações de rede sem fio para alterar o canal. Se houver uma opção de automático, selecione-a, caso contrário experimente um canal diferente da configuração atual.

Mais dicas

Conexões de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: Conexões de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora))Conexões de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

 

Pode ser que você tenha muitos vizinhos que possuem Wi-Fi e, nesse caso, sua rede pode não ser uma das primeiras da lista. É possível configurar a rede sem fio de sua preferência para que o computador conecte sempre que for ligado.

Outra dica interessante é verificar se o fabricante do roteador tem drivers mais recentes para o aparelho. Softwares desatualizados podem fazer com que o equipamento deixe de funcionar em certos momentos, como depois de uma atualização de segurança do Windows, por exemplo.

Por fim, se rede estiver fora de alcance ou com sinal fraco, o ideal é conferir se a antena do seu roteador está direcionada para um espaço amplo em vez de uma parede. Veja se não haja objetos que possam bloquear o sinal, o que pode acontecer caso seu roteador fique embaixo de uma mesa ou atrás do monitor.

Agora basta seguir essas dicas simples para resolver o problema de conexão entre seu computador e o roteador. Caso ainda esteja havendo o problema, mande sua pergunte para o Fórum do TechTudo!

 


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populares

  • Manuel Antunes
    2013-11-05T00:36:05

    ... Normalmente, há um botão na parte traseira do aparelho que permite ligá-lo e desligá-lo, não sendo necessário retirá-lo da tomada. CUIDADO, não confundir botão de energia com o botão de resetar. Se a sua Conexão com a Internet possuir Modem ADLS, convém nesta de desligar a energia do Roteador, desligar e religar tb e SIMULTANEAMENTE tal Modem ADSL. Caso Roteador e Modem estejam ligados em um Filtro de Linha (Régua), desligue por 30 segundos, o botão liga-desliga desta Régua e assim, garantir tal simultaneidade.

  • Angelo Balduino
    2017-05-14T09:23:21

    Preciso da ajuda de vcs..comprei um notebook dell mas ele não conecta com minha rede..ela até aparece na lista das possíveis redes para conectar ao que não entra, na janela de adaptadores de rede ela não aparece, lembrando que tenho outro notebook e mais dois smartphones na casa e funciona perfeitamente nessa mesma rede.

  • Kids Fodus
    2015-11-18T10:11:10

    Aqui o q aconteceu foi q de repente, o notebook nao conecta mais a internet, ele identifica a rede, na solucao de problema da td ok, mas nao consigo navegar com nenhum navegador. Com tablet, cel, tv....video game....todos conectam sem problema. Estou achando q eh algum virus ou coisa do tipo....aqui win 8.1 64bits. Obrigado

  • Manuel Antunes
    2013-11-05T00:06:52

    Creio que além de tudo que consta nas orientações desta reportagem, devesse ser lembrado que : A - O Adaptador de Rede Wireless do Note necessita estar com o driver correto (vide em gerenciador de dispositivos) e em suas propriedades, o IP deva ser reconhecido automaticamente (em TCP-IPv4), já que (B) - A configuração com login, senha, etc. deve estar corretamente inserida no Roteador e aí, CUIDADO, se resetá-lo, toda a configuração terá que ser feita ou REFEITA ...

  • Lauro Filho
    2013-09-30T00:14:44  

    Tenho um roteador wireless Intelbras GWM2420N, as vezes quando ligo o meu notebook e ativo o wifi ele não consegue se conectar a internet, porém se plugar o cabo ele conecta normalmente, depois de algumas tentativas desligando e ligando o pc a net volta a funcionar, isso pode ser algum problema no notebook? Porque pra conectar ao wifi pelo celular nunca da problema e funciona sempre, mesmo quando aparece a mensagem referida no pc.

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    • Lauro Filho
      2013-09-30T00:14:44  

      Pode sim, tenta excluir a conexão em Gerenciar redes sem fio, depois adiciona novamente, se não funcionar, baixa o driver de rede sem fio original no site do fabricante e instala, o driver que o windows instala automaticamente pode não funcionar corretamente. Hoje resolvi um problema parecido instalando o driver por cima do atual.

  • Fabiano Silva
    2013-09-29T10:04:12

    q tri

  • Marco Cantuaria
    2013-09-29T12:55:57

    Outra dica, meu roteador, Technicolor TG784n v3, fibra ótica da Oi, possui um campo de "Interface Ativada", estava desabilitado e eu só conseguia acessar a internet por cabo, sem wi-fi, é só habilitar o campo.

  • Daniel Cranchi
    2013-09-29T12:03:51

    Para encontrar o Gatway padrão para acessar o roteador é muito mais facil abrir o Prompt de comando e executar o comando IPCONFIG