Gerenciadores

16/09/2013 11h05 - Atualizado em 16/09/2013 11h07

Steam Trading Cards: saiba como vender e comprar cartas

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Steam Trading Cards é um sistema que permite ao usuário do Steam colecionar cartas virtuais que podem ser trocadas por benefícios de sistema ou entre amigos. Porém, o mercado virtual do serviço também permite vender as cartas dentro de um mercado próprio, com preços, cotações e mais. Com a venda, o dinheiro fica armazenado em sua carteira do Steam e pode ser usado para comprar jogos. Saiba como anunciar e vender seus cards:

O Steam Trading Cards é um sistema que permite vender por dinheiro real (Foto: Divulgação)O Steam Trading Cards é um sistema que permite vender por dinheiro real (Foto: Divulgação)

Passo 1: Antes de mais nada confira os preços antes de vender. É importante conhecer os produtos antes de atribuir valores. Abra o Steam e vá na opção Comunidade, em seguida Mercado.

Passo 2: Dentro de Mercado você vai ver uma série de itens anunciados. Pesquise pelos cards e veja o preço médio de alguns. É possível que tenhamos mais raros, mais comuns, incomuns e por aí vai. O preço varia bastante em alguns casos.

Saiba pesquisar preços no mercado do Steam antes de vender (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Saiba pesquisar preços no mercado do Steam antes de vender (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Passo 3: Após pesquisar os preços para ter uma base, vá no seu nome de usuário que fica no menu e depois em Inventário. Dentro do Inventário, escolha a Opção Steam.

Passo 4: Suas cartas serão listadas nesta opção. Você pode conferir os detalhes de cada uma ao clicar uma vez em cima. A carta terá uma breve descrição e pode exibir um efeito especial se for do tipo “Foil”, ou “brilhante”. Neste caso ela pode ser considerada ainda mais rara.

Escolha a carta que deseja vender e pressione o botão verde (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Escolha a carta que deseja vender e pressione o botão verde (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Passo 5: Para vender, basta clicar na carta escolhida e depois no botão verde Vender.

Passo 6: Uma nova janela vai se abrir - mostrando todos os dados monetários. Um gráfico mostrará também o histórico de venda daquela carta, ou seja, por quanto outros jogadores a venderam nos dias anteriores, o que também vai te ajudar a ter uma base.

Atenção ao verificar o valor de sua carta antes de vender (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Atenção ao verificar o valor de sua carta antes de vender (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Passo 7: É hora de colocar o valor em sua venda. Aqui a atenção precisa ser redobrada, já que o Steam cobra uma taxa em cada venda realizada. Mas não se preocupe, já que o programa já mostra o valor que você vai receber, quando a venda for finalizada. Por exemplo, um card pode ser vendido por R$ 0,50, mas o comprador vai pagar R$ 0,57. Os sete centavos restantes são a taxa que o Steam vai descontar automaticamente.

Passo 8: Depois de definir o preço, basta selecionar a opção de concordar com os termos do Steam e clicar no botão Colocar à Venda. Vale lembrar que, quando um item é colocado para venda, ela fica indisponível em seu inventário para futuras trocas.

O card ficará anunciado no mercado do Steam (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)O card ficará anunciado no mercado do Steam (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Passo 9: Enquanto estiver anunciado, o item ficará disponível para ser visualizado no mercado do Steam. Quando ele for vendido, o saldo do valor irá automaticamente para sua carteira, sem nenhum trabalho extra. Apenas como formalidade, você receberá um e-mail confirmando a venda, com o nome do comprador e o valor arrematado.

Agora basta se organizar para vender seus itens e tentar juntar um bom valor para comprar jogos no Steam sem gastar seu dinheiro real.

Opine no fórum: qual game você mais joga no Steam?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elias Maia
    2014-01-06T08:51:14

    Legal a matéria, ajuda quem está começando na Steam. Gosto muito do sistema de cartas da Steam, faço dinheiro com a venda de repetidas e gasto dinheiro com cartas que preciso ou compro jogos indie. Mas gosto mesmo é de completar insignias para ganhar além do básico (papel de parede, emoticon e insignia), também ganho cupom de desconto em jogos, alguns legais outros bem sofríveis. rs, alem de subir de nível claro, muito legal.

  • Felipe Santos
    2013-09-16T17:16:39

    Bacana a reportagem, sou novo na steam e estava com dúvidas sobre esses cards.