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01/09/2013 08h00 - Atualizado em 02/09/2013 14h13

Veja como fazer hashtags de sucesso no Twitter e outras redes sociais

Karla Freire
por
Da redação

As tradicionais hashtags (#) do Twitter tornaram-se um recurso poderoso, até mesmo fora da rede. Elas são muito utilizadas em campanhas de marketing, divulgação de marcas, eventos, manifestações ou, simplesmente, para ser popular entre os amigos na Internet. Percebendo a tendência, outras redes sociais como Instagram e Facebook, incluíram a funcionalidade.

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O uso das hashtags pode ser bastante eficiente para fazer divulgações online. No entanto, muitas pessoas não sabem como usá-las de forma correta e eficaz. Pensando nisso, o TechTudo preparou dicas para te ajudar a fazer sucesso com seus tuítes e fotos. Confira!

Twitter (Foto: Divulgação/DigitalTrends)Hashtags são úteis em campanhas nas redes sociais como Twitter (Foto: Reprodução/DigitalTrends)

1) Use termos curtos e de fácil assimilação; seja óbvio

Esta é uma boa maneira de chamar atenção para seus posts. Adotar uma hashtag com uma palavra ou termo bastante utilizado, na língua e linguagem do seu público alvo, faz com que pessoas, ao buscarem por ela ou por algo semelhante a ela, acabem encontrando seu tuíte.

Além disso, uma boa hashtag geralmente é composta por uma única palavra ou uma pequena frase que seja fácil de gravar. #pessoasqueutilizamhashtagsmuitolongas dificilmente conseguem uma boa divulgação, embora ainda vejamos algumas nos treding topics.

Quanto menor e mais simples, maiores são as chances de decorar, ser escrita corretamente e cair nas graças do público. Pense como um leitor iria buscar o assunto, em que palavra vai usar. Evite, por exemplo, escrever números e nomes de cidades muito longos por extenso. Tente sempre usar #sp em vez de #saopaulo, #16 em vez de #dezesseis, entre outros.

2) Não use tags de marcas já consagradas

É bom lembrar que a dica número 1 não se aplica a termos já utilizados por grandes marcas no microblog. Ao fazer isso, o esforço acaba promovendo terceiros; não é o objetivo. Fuja das palavras muito usadas por produtos e marcas, procure algo mais próximo do seu interesse.

3) Incentive pessoas a usar sua hashtag nos posts

Muitos internautas, para incentivar o uso de suas hashtags pelos seguidores, sugerem que eles utilizem a mesma hashtag nos seus posts. Assim, é possível encontrar as mensagens sobre um mesmo assunto e fazer um retuíte, elogiar, criticar, seguir de volta, entre outras interações possíveis no microblog. Alguns concursos e sorteios marcam os concorrentes por meio das hashtags usadas e filtros de sites e blogs também a utilizam para exibir posts.

4) Seja interessante mesmo para quem não te segue

Sua hashtag deve conter palavras que sejam interessantes e façam sentido não só para os seus seguidores, mas também para os demais. Uma tag que só você e um pequeno grupo de amigos entendem dificilmente terá êxito. Evite "piadas internas", palavras em outras línguas (se o seu público não for entender), gírias muito jovens ou antigas demais, ou ainda palavras-chave desconhecidas.

5) Use a hashtag dentro e fora das redes sociais

Estamos tão conectados que mesmo fora da internet conseguimos facilmente identificar palavras e símbolos utilizados na web. Aproveitando-se disso, uma hashtag de sucesso pode ser usada não somente no mundo virtual, mas fora dele, em cartazes ou banners impressos.

6) Relacione a hashtag a eventos ou fatos de alta repercussão

"Tudo passa, tudo sempre passará". Mas por que não surfar nessa onda? Se sua campanha ou ideia tem a ver com algum fato muito abordado nos jornais, internet ou TV, pode ser uma boa opção fazer referências a isso. Se for criativa, pode ter uma boa repercussão enquanto o assunto estiver em alta, mas assim que a notícia ou evento não forem mais divulgados, ela perderá o sentido. Brincar e criar palavras mesclando as ideias podem render boas hashtags.

7) Centralize a mensagem da sua tag

Um único assunto pode ter vários detalhes relacionados. Mas, para que sua mensagem seja melhor compreendida e chegue mais facilmente às pessoas, tenha foco. Se o assunto principal é um evento, a hashtag #nomedoevento terá maior alcance do que tags secundárias como #nomedoeventocidadeX ou #nomedoeventoprimeirodia e #nomedoeventocomeçou.

8) Evitar incluir mais do que uma hashtag em um mesmo post

Apesar deste recurso aumentar a possibilidade de seu post ser visto por mais usuários (uma vez que contém tags diferentes e aparecerá em diferentes buscas), isso pode desviar a atenção da tag principal, gerando um conflito de informações sem fidelizar sua hashtag.

Coloque estas dicas em prática e torne suas próprias hashtags populares nas redes sociais. 

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