20/10/2013 08h31 - Atualizado em 20/10/2013 08h31

Bateria morre rápido com o iOS 7? Saiba como fazê-la durar mais

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

A atualização para o sistema iOS 7, da Apple, ganhou uma chuva de críticas, inclusive insistentes reclamações dos usuários de que o novo sistema consome com muita rapidez a bateria do smartphone. Para ajudar, o TechTudo preparou algumas dicas para poupar a carga do seu celular, modificando apenas algumas configurações do gadget.

Bateria morre rápido com o iOS 7? Saiba como fazê-lo durar mais (Foto: Reprodução/iDownload Blog)Bateria morre rápido com o iOS 7? Conheça algumas dicas para fazer a carga durar mais (Foto: Reprodução/iDownload Blog)

- Desligue o efeito paralaxe

O efeito paralaxe produz as animações tridimensionais que dão a impressão de que os ícones do iOS 7 estão flutuando. Mesmo sendo uma função visualmente muito bonita, o recurso aumenta o consumo de bateria do dispositivo.

Para desligá-lo, entre nos ajustes do iOS e acesse o item “Geral”. Vá no menu de acessibilidade e ative a opção “Reduzir Movimento”.

- Desligue o Wi-Fi

Não há a menor necessidade de manter seu dispositivo procurando uma rede Wi-Fi todo o tempo. Você pode aumentar a autonomia da bateria simplesmente desligando a busca pela conexão.

O iOS 7 tem acesso rápido para desativar o Wi-Fi, para isso, basta utilizar a central de controle. A maneira convencional para desligar a rede é entrado nos ajustes do iOS e acessando a opção Wi-Fi, onde você encontrará a função de desativar a ferramenta.

- Desligue o AirDrop e Bluetooth

O AirDrop e o Bluetooth são duas ferramentas muito interressantes para compartilhar arquivos. Porém, quando estão sendo utilizados, fazem com que o sistema consuma mais energia. Para desligá-los, acesse a central de controle e clique sobre os ícones correspondentes.

- Desativar os serviços de localização (GPS)

Aplicativos como o Google Maps precisam saber a sua exata localização para funcionar. No entanto, outros aplicativos, como por exemplo os de redes sociais, não necessitam ter a localização ativada. Quando o usuário não utiliza os serviços de marcação destes aplicativos, é recomendado desligá-los para otimizar o consumo de energia do dispositivo.

Como bloquear ligações e mensagens no iOS 7 (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Como bloquear ligações e mensagens no iOS 7 (Foto: Reprodução/Marvin Costa))No iOS 7 é possível bloquear ligações e mensagens (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Para desativar, entre nos ajustes do iOS e acesse a opção “Privacidade. Em seguida, entre em “Serv. Localização” e desligue esta opção. Com isso, você não permitirá mais que qualquer aplicativo busque sua localização.

- Desligue as transferências automáticas do iTunes e App Store

Esta função permite que as compras de aplicativos, feitas por sua Apple ID, sejam transferidas automaticamente entre os dispositivos autorizados por ela. Para desligar o recurso, basta acessar as configurações do iOS e tocar na opção “iTunes e App Store”. Role a tela até “Transferências automáticas” e desative o item “Música”, “Apps” e “Atualizações”.

- Desligue as atualizações em segundo plano

Esta nova função permite que o iOS atualize aplicativos automaticamente, mesmo quando o dispositivo estiver em estado de espera: para que ela funcione, basta que usuário esteja utilizando uma conexão Wi-Fi ou 3G. No entanto, nas configurações da ferramenta, a própria Apple alerta o usuário sobre o alto consumo de bateria quando a função está ativada.

O que você achou da plataforma iOS 7 da Apple? Comente no Fórum do TechTudo

Para desligá-la, entre nas configurações do iOS e acesse a opção “Geral”. Toque em “Atualização em 2 segundo plano” e desative essa função.

- Desative o brilho automático da tela

Esse recurso define o brilho da tela de acordo com a claridade do ambiente. Você pode desligá-la facilmente e ganhar mais alguns minutos de vida para sua bateria. Entre nos ajustes do iOS 7 e acesse a opção “Imagens de Fundo e Brilho”. Caso esteja acionada, desligue o item “Brilho Automático”.

- Desligue notificações via push

Não são todos os aplicativos que necessitam de alertas do tipo "push" ou que estejam vinculados à central de notificações. Alguns deles enviam alertas totalmente desnecessários que ajudam a consumir a carga da bateria do dispositivo. Para desativar, entre nos ajustes do iOS 7 e acesse a opção “Central de Notificações”. Role a tela até visualizar a lista de aplicativos que enviam alertas push. Clique sobre um deles e escolha a opção de estilo de alerta “Nenhum”.

- Configurar a atualização manual do Mail

Se você não recebe e-mails regulamente, ou tem outro meio de comunicação principal, poderá desligar a atualização automática Mail. Para que esta dica funcione, será necessário desativar também os alertas de push e os avisos nos aplicativos para o Mail. Para isso, siga a dica anterior.

Como visualizar apenas os e-mails com anexos no Mail do iOS 7 (Foto: Reprodução/Complex Tech) (Foto: Como visualizar apenas os e-mails com anexos no Mail do iOS 7 (Foto: Reprodução/Complex Tech))Mail é um dos responsáveis pela baixa duração das baterias com iOS 7 (Foto: Reprodução/Complex Tech)

Interromper a atualização automática é simples: acesse os ajustes do iOS 7 e toque na opção “Mail, Contatos, Calendários”. Agora, vá em “Obter Novos Dados”, role a tela para encontra a opção “Obter” e selecione “Manualmente”. Agora, para verificar novos e-mails você terá que acessar sua caixa de entrada no Mail. O sistema indicará se há novos e-mails no ícone do Mail no dashboard do iOS 7.

- Desligue a Siri

Muitos usuários deixam a Siri ligada, porém, nunca a utilizam. Se você quer poupar sua bateria, é indicado desligar a função. Entre nos ajustes do iOS 7 e acesse o menu “Geral”. Depois toque na opção “Siri”, e, em seguida, desligue a assistente de voz.

- Fechar aplicativos abertos em background

Ao contrário do que muita gente pensa, um aplicativo do iOS não fecham automaticamente. É necessário pressionar duas vezes o botão home para visualizar todos os apps abertos. Depois basta arrastá-los para cima.

- Desligue o 3G e os dados do celular

Está é uma opção mais radical. No entanto, muitos usuários não utilizam as franquias de dados de suas operadoras, ou simplesmente não acessam internet fora de uma rede Wi-Fi. Esta medida pode ajudar muito em momentos de pouca carga de bateria, quando precisamos apenas realizar ligações importantes.

Para desativar, entre nos ajustes do iOS 7 e acesse a opção “Celular”. Desligue o item “Dados Celulares” e desative também a opção “3G”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Silva
    2015-07-07T16:37:34

    Meu iphone 4s é uma maravilha, eu carrego ele, tiro do carregador, quando eu vou tirar uma foto pá, ele descarrega... vou mandar mensagem no watsApp pá, ele descarrega... vou pra academia com a bateria em 100% levo 20 minutos pra chegar lá.... quando eu abro a bolsa e pego o celular pá, ele tá em 1% e deliga na minha cara... sinto que ele não gosta de mim. afff.

  • Adriano Silveira
    2014-05-29T22:25:14

    Desculpe, não concordo a relação de fechar aplicativos abertos em background. O executivo apple disse que é ao contrário, aplicativos abertos no fundo apenas congela que nem consome direito e nem processa e se fechar, quando você abre o aplicativo novamente, vai precisar mais bateria para processar na abertura e se não fechar, simplemente volta no aplicativo que nem vai precisar processamento para abrir, somente descongelando.

  • Felipe Vasconcelos
    2014-03-11T12:16:36  

    Depois de desativar tudo isso, você terá um excelente peso de papel! Desligar wi-fi e dados 3g? Smartphone sem internet? Tem coisas que podem ser desativadas, mas outras são essenciais.

    recentes

    populares

    • Felipe Vasconcelos
      2014-03-11T12:16:36  

      Acredito que a recomendação de desligar é para os momentos em que não se está usando...

  • Wagner Lima
    2013-10-20T22:58:19  

    Querem apostar que a Samsung e seus clonadores irão implantar essa tecnologia do touch ID? E ainda irão seguir a Apple também com a tecnologia de 64bits. Samsung -Ling e Androlóids, sempre no rastro da inovadora Apple. Esperem alguns meses e verão seu futuro Galaxy S5 como "genérico" do iPhone 5S... Observem o trocadilho no nome.

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2013-10-20T22:58:19  

      Wagner Luns, vc tem razão. Samsung Galaxy é uma porcaria, trava toda hora e pega um montão vírus.

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2013-10-20T22:58:19  

      Não saio da Apple jamais. mas o iPhone deixa muitas coisas a desejar, tipo não tem como vc gravar um chamada, compartilhar arquivos por Bluetooth dentre varias outras coisas que ate os shig-lings fazem !!!

  • Wendel Schelhan
    2013-10-20T22:39:46  

    Simples: Se você estudou e recebe um bom salário, compre o iPhone, mas se você não estudou e não recebe um bom salário, compre qualquer aparelho de Samsung. Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um idiota que não entende nada de tecnologia. Apple é Apple e resto é resto... fim de papo.

    recentes

    populares

    • Wendel Schelhan
      2013-10-20T22:39:46  

      certeza que o Wendel tem um adesivo da maçã no carro coxinha dele. Rs. É o seguinte, sabemos que fanboys são ignóbeis e sem opinião, além de adorar uma trolagem. Porém, querer dar uma de bonito quando o assunto é bateria? Aí não, né? Na minha humilde opinião, os applemaníacos poderiam focar suas energias cobrando mais inovações, melhor autonomia da bateria, melhor gerenciamento dos aplicativos, enfim, algo que melhore. Afinal de contas, fanatismo enriquece a empresa e diminui inovação

    recentes

    populares

    • Wendel Schelhan
      2013-10-20T22:39:46  

      Rodrigo Villa LOL vc tá falando de inovação justamente da apple? Se não fosse por eles, smartphones não seriam populares hoje em dia, presta atenção rapaz...

  • Drielly Garcia
    2014-03-11T08:16:17

    Boas dicas! O meu iPhone 4 dura apenas umas 4 horas pq utilizo mtooo, vamos ver se assim consigo um desempenho maior da bateria.

  • João Mota
    2013-11-15T19:14:23

    O iPhone 5S é o MELHOR TELEMÓVEL do MUNDO. Mas o problema é que a apple se vir algum risco no iphone, já nao tem garantia. Isso já me aconteceu!!!!!!!

  • Francisco Yuhara
    2013-11-09T11:00:46

    dica de sem noção! compro um iphone, pago um absurdo e desligo tudo isso.. final das contas, tenho um celular igual um xing ling que só serve para ligação. a Dica poderia ser outra, como bateria extra e tals... a bateria do meu iphone 5 na ios 7 está durando entre 7 a 8 horas com qse tudo ativado

  • Rafael Lima
    2013-10-20T13:00:50  

    FATO: Inteligente e esperto, compra iPhone ou Nokia. Burro e pobre, compra Samsung ou LG. Desculpem, mas é verdade.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2013-10-20T13:00:50  

      Walter Junior, resumindo: você é 100.000 vezes burro. Samsung é coisa de pobre que não estudou. Então estude, arrume um bom emprego e compre um iPhone ou Nokia Lumia. Boa sorte.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2013-10-20T13:00:50  

      Boa, sem falar que as configurações da Apple são muito limitadas, 1.000,00 vezes a samsung

  • Manoel Lago
    2013-10-24T14:05:08

    Compra um Nokia 1200 que resolve o problema da bateria....

  • Monsenhor Razão
    2013-10-20T13:06:40  

    Não adianta fazer aparelhos com tela de 48 polegadas, 28 núcleos, 128GB de RAM, entre outras coisas. Claro, isso faz um enorme barulho na mídia e sem dúvidas tem muito idiota que gosta. Mas, no final, o que conta mesmo é ter um aparelho com um sistema elegante, estável, fluido, intuitivo e protegido contra vírus. Concluindo: Apple é Apple, resto é resto... e ponto final.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-10-20T13:06:40  

      Mas ainda podemos escolher... iPhone 5C (de plástico, mais barato) ou iPhone 5S (de alumínio, com 64 bits e sensor biometrico). Apple é Apple!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-10-20T13:06:40  

      Ei, galera! Vamos ajudar a dar um fim nesses aparelhos toscos da Samsung! Sempre que aparecer um idiota falando bem de marca sem apresentar nenhuma argumentação real, só com frases feitas como Samsung dá liberdade, Samsung não é caro, ou compre porque plástico é bom, e outras pérolas. Por favor, negative. Isso aqui é um site pra quem é ligado em tecnologia, e eu não estou interessado em saber de aparelhod xing-lings nos comentários, nem ver burros defendendo as marcas asiáticas. Portanto, só negativar, as pessoas que falam mal da Apple. Em pouco tempo vamos acabar os comentários idiotas. Valeu

  • Wagner Lima
    2013-10-20T23:00:51

    O iPhone 5S é o mais rápido, estável e seguro smartphone do mundo! É fato! Não adianta alguém dizer diferente aqui! Além do excelente processador (A7 de 64Bits), o iPhone 5S tem o fantástico sistema operacional (iOS 7) que foi desenvolvido e projetado para perfeita otimização com o hardware do aparelho. Os outros fabricantes de smartphones não tem nem competência para fazer o próprio sistema operacional!

  • Wagner Lima
    2013-10-20T23:07:15  

    A Samsung não pode fazer algo melhor, então ela copia o que é bom da Apple. Os asiáticos não tem nenhuma criatividade, eles só sabem fazer arroz e chip eletrônico. A Samsung não tem nem competência pra fazer próprio sistema opcional! Sem saída, a Samsung tem que usar o sistema operacional da americana Google. Vergonha!

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2013-10-20T23:07:15  

      Pedro Gomes, o sistema Android é da americana Google, os asiáticos usam emprestado o sistema. Os asiáticos ainda não tem sabem desenvolver qualquer softwares.

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2013-10-20T23:07:15  

      Sabe, a google tem muitos profissionais asiáticos, vai saber um pouco antes de falar, gosto da apple muito e também gosto muito da samsung tanto que tive um galaxy novo deles o S4 e gostei muito, vendi meu iphone 4s pra comprar ele, mas gosto dos dois, a Apple caso não saiba, no IOS 7 quando vc aperta o botão home 2 vezes para fechar os apps vc desliza pra cima certo ? Coisa que ja existe a muito tempo no Android 4.1.2 mas vc não tem dinheiro suficiente pra aproveitar esses serviços e vem falar mal desculpe :)

  • Wagner Luns
    2013-10-21T10:04:57  

    Tem nada não amigo se iphone é para as mulheres não quer dizer que vc deve ser burro e gasta seu salario de metade do ano pra pagar seus 3mil reais em algo que não é funcional...e seu mapa 3dedos...e seu processador 64 bits de 1 giga ...e bateria e consertaram a tela preta...

    recentes

    populares

    • Wagner Luns
      2013-10-21T10:04:57  

      kkkkkkkk

  • André Lopes
    2013-10-21T11:38:31

    Parabéns Gênios!!! Desligar o serviço de localização geral vai desabilitar a função que permite localizar o iPHONE em caso de perda ou roubo. Genial! Parabéns!!!

  • George Ribeiro
    2013-10-21T10:49:25

    A Tech Tudo tem dias que elaboram matérias legais, mas tem horas que pkp! Se vc desativar tudo isso o celular vai servir pra que zorra? É mais fácil colocar logo em modo avião o dia todo, da no mesmo e não precisa mexer tanto!!!

  • Wagner Luns
    2013-10-21T10:08:55

    consertando meu amigo quem tem bem um bom salario compra sony e quem junta o ano todo e é BURRO compra iphone e quem é ESPERTO compra nokia. lg .Samsung lg....nexus 4

  • Wagner Luns
    2013-10-21T09:56:49

    TA VENDO QUE É COISA DE MULHER MESMO FICA COMPRANDO BRIGA POR BESTEIRA...tem nada não amigo tem motoqueiro que usa ate capacete rosa e por que vc não poderia ter seu iphone 3 pousando de 5 é so colocar a capa e ninguém vai ver...a LG a SAMSUNG e a SONY vão ficar sem dormir por conta do seu baba ovo de iphone ate eu fiquei sem dormir...pôe teu nome quando for falar e não fique comentando com meu nome aqui ....que coisa d melhorzinha por isto tem Iphone....

  • Wagner Luns
    2013-10-21T09:53:54

    PIOR É ESTES MULHERZINHAS QUE TEM IPHONE SE PASSAR E TER TRABALHO DE CRIAR UM NOME PRA TA CONTRADIZENDO O QUE EU FALO AQUI...EITA MAIS O QUE EU FALEI QUE ESTES POBRE METIDO A RICO DIZENDO QUE TEM IPHONE SO POR QUE COMPROU IPHONE 3 NAS AMERICANAS POR 800,00 TÃO PIOR DO QUE AQUELES FANQUEIROS POUSANDO DE CARROE CASA ALUGADOS PRA DIZER QUE SÃO RICOS...É CADA UMA...

  • Test Last
    2013-10-21T00:27:10

    Tive a coragem de comprar um celular japonês da Fujitsu (F-10d) e não fiquei satisfeito devido a bateria que descarrega rápido, pra mim celular que descarrega rápido não presta, e isso não tem nada a ver com ser rico ou pobre, é ridículo fazer esse tipo de comentário, o fato que o objetivo principal de um celular é a comunicação, em especial por voz, se o aparelho não te garante esse objetivo em pelo menos um dia de uso é melhor comprar um celular convencional.

  • Marcelo Ancken
    2013-10-20T10:48:24  

    Ué, tanta tecnologia no Iphone e os caras não conseguem desenvolver uma simples bateria com longa duração? Estranho! Talvez no Iphone 20 já consigam.

    recentes

    populares

    • Marcelo Ancken
      2013-10-20T10:48:24  

      Tiago Pina para de mentir a bateria e um problema de todos os Smartphones

    recentes

    populares

    • Marcelo Ancken
      2013-10-20T10:48:24  

      Alisson Santos ... Hahahahahaha... Mas eh um prego mesmo... Ja ouviu falar de google??? Da uma olhada la e ve a comparacao entre os celulares... Sai de casa hoje + ou - 1 da tarde, passei o dia usando o telefone, na volta assistimos o programa do Danilo Gentilli inteiro baixando em LTE e meu celular ainda tem 52% de bateria... 3200mAh tem forca pra rodar o dia de boa. Sem contar que a bateria eh removivel e um par de baterias extras custa $29 no amazon. Mas Beleza... Fica com a sua vida util de 6 horas... Ouvi dizer que iPhone tem varias capinhas legais...

  • Wagner Lima
    2013-10-20T22:17:22

    eita bicho resumindo vc pega o seu IPhone 5s DESLIGA E QUNDO VOCE QUISER USAR LIGA ELE DE VOLTA KKKKKKKKKKKKK...e ainda te genet fala mau da Samsung e não fala da nokia da sony da lg que são todos funcionais e bons aparelhos e baratos ....meu Deus já falei iphone para mulherzinha....não sabem usar nem dirigir só pra se mostrar mesmo.

  • Wendel Schelhan
    2013-10-20T22:02:49

    Ei, galera! Vamos ajudar a dar um fim nesses aparelhos toscos da Samsung! Sempre que aparecer um idiota falando bem de marca sem apresentar nenhuma argumentação real, só com frases feitas como Samsung dá liberdade, Samsung não é caro, ou compre porque plástico é bom, e outras pérolas. Por favor, negative. Isso aqui é um site pra quem é ligado em tecnologia, e eu não estou interessado em saber de aparelhod xing-lings nos comentários, nem ver burros defendendo as marcas asiáticas. Portanto, só negativar, as pessoas que falam mal da Apple. Em pouco tempo vamos acabar os comentários idiotas.

  • Rafael Silva
    2013-10-20T10:58:15  

    Resumindo, compra um telefone que faz só chamada. De que adianta comprar um aparelho cheio de tecnologia e ter que manter tudo desligado por causa da bateria.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2013-10-20T10:58:15  

      se fosse só o iPhone né amigo

  • Wendel Schelhan
    2013-10-20T21:19:19

    Ei, galera! Vamos ajudar a dar um fim nesses comentários toscos! Sempre que aparecer um sujeito falando mal ou bem de marca sem apresentar nenhuma argumentação real, só com frases feitas como "Apple é Apple", "LG de pobre", "Não compro porque é LG", e outras pérolas, por favor, negative. Isso aqui é um site pra quem é antenado em tecnologia, e eu não estou interessado em saber a biografia do Steve Jobs nos comentários, nem ver fakes se passando por outras pessoas em prol de uma marca. Portanto, só negativar, e creio que em pouco tempo vamos acabar com essa algazarra.