Áudio e Vídeo

28/10/2013 10h59 - Atualizado em 28/10/2013 10h59

Como instalar plugins e VSTs com efeitos de aúdio no Audacity

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

No Audacity, plugins e VSTs são efeitos utilizados para modificar o som das gravações. Há milhares deles disponíveis para download e compra que oferecem efeitos como reverb, equalizadores, delays e tantos outros com características que produzem efeitos únicos.

audacity 01 logo (Foto: audacity 01 logo)Audacity (Foto: Reprodução/Audacity)

Há o VSTi e o VST, ambos baseados na Virtual Studio Technology (ou Tecnologia de Estúdio Virtual, em português), que designam plugins com efeitos sonoros.

Como gravar um CD usando o iTunes?

A diferença é que o primeiro simula instrumentos virtuais, como sintetizadores, pianos e baixos. O Audacity ainda não reconhece esse formato e, por isso, certifique-se que você está baixando e instalando um plugin VST, de efeitos sonoros, e não um VSTi de instrumento virtual. Caso tente baixar e instalar este último, o plugin não será reconhecido pelo software do Audacity, neste momento.

Dito isso, siga abaixo os passos para instalar e reconhecer plugins e VSTs em seu Audacity.

Passo 1. Audacity atualizado

Antes de mais nada, certifique-se que você possui a versão mais atualizada do Audacity, pois, com a versão mais nova do programa, o suporte para plugins e VSTs é maior. Você pode baixar o Audacity no TechTudo Downloads. Após instalá-lo, hora de baixar um dos plugins.

Passo 2. Baixando e instalando o plugin

Aqui no Techtudo existem algumas opções de plugins para você baixar e testar, como por exemplo o Sonoma 7, uma pacote grátis com diversos efeitos. Além dele, muitos fabricantes produzem VSTs, como o Waves e a Steinberg, que podem ser comprados e baixados online.

03Localizando a pasta Plug-Ins no seu Audacity.
(Foto: Reprodução/ Henrique Duarte)

Por toda rede, além das empresas especializadas no ramo de plugins, milhares de entusiastas disponibilizam VSTs produzidos por eles próprios. Caso queira encontrar um Reverb, por exemplo, basta buscar por “Reverb VST” na rede para encontrar diversos resultados diferentes, cabendo a você testá-los e escolher o que mais lhe agrada.

Após escolher um plugin de sua preferência, verifique se ele veio em formato executável ou como uma extensão DLL. Se for um aplicativo, instale-o na pasta Plug-in, que se encontra dentro da pasta do Audacity em seu computador. Se for um arquivo “.dll”, basta copiá-lo para a mesma pasta Plug-in. Após efetuar a instalação, hora de abrir o Audacity e começar editar.

Passo 3. Configurando o Audacity

Ao abrir o Audacity, no menu, clique em Editar e depois em Preferências (Control + P). Na lista da esquerda, procure por Efeitos e marque todas as opções, como na imagem abaixo.

Marcando a opção “Procurar novamente por efeitos VST ao iniciar o Audacity”, é hora de fechar o programa para reconhecer os novos plugins instalados.

01Marque todas as opções dentro de efeitos no Audacity. (Foto: Reprodução/ Henrique Duarte)

Passo 4. Reinicie o Audacity

Feito isso, abra de novo o programa para que ele possa realizar uma busca nos efeitos instalados. Marque os que você deseja utilizar e clique em "Ok".

02Realizando buscas nos efeitos instalados no Audacity ( Foto: Reprodução/ Henrique Duarte)

Ao abrir o Audacity, seu plugin irá aparecer no menu Efeitos. Caso ele não esteja lá, vale a penar conferir nos menus Gerar ou Analisar.

04Buscando o plugin no menu Efeitos no Audacity (Foto: Reprodução/ Henrique Duarte)

Caso você tenha seguido corretamente todos os passos deste tutorial, o plugin deverá aparecer em um desses menus e estará pronto para uso. Cabe lembrar que é aconselhável realizar o terceiro passo do tutorial toda vez que você instalar um plugin novo ou VST no Audacity, para realizar uma busca de todos os recém-instalados ao se iniciar o programa.

Quer saber como gravar músicas de uma fita usando Audacity? Confira no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares