Roteador

02/10/2013 09h30 - Atualizado em 02/10/2013 09h49

Como trocar o canal da sua rede Wi-Fi evitando as interferências

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Sua rede wireless está ficando lenta e as vezes também está desconectando? Pode ser que ela esteja usando o mesmo canal de outro roteador ou a causa disso é o uso do mesmo canal por outras redes próximas. Acompanhe este tutorial e descubra como resolver este problema.

Saiba como detectar intrusos na sua conexão com o Wifi Protector

Alterar o canal da rede Wi-Fi pode aumentar a velocidade da sua Internet (Foto: pond5)Alterar o canal da rede Wi-Fi pode aumentar a velocidade da sua Internet (Foto: pond5)

Como a maioria dos usuários não tem o hábito de modificar a configuração do roteador wireless e atualmente existe um número enorme de roteadores Wi-Fi, é preciso ter o manual em mãos para fazer esse procedimento. Se você não tiver o manual escrito, procure a versão digital no site do fabricante.

Passo 1. Se você ainda não tem, baixe o InSSider e instale o programa. Ele será usado para monitorar e descobrir quais canais estão sendo usados pelas outras rede sem fio;

Baixando o InSSider no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o InSSider no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Escolha um horário que você tenha certeza que todas as redes próximas estão funcionando e execute o aplicativo. Quando aparecer a tela dele, clique na aba “Network”;

Clicando na aba "Networks" no InSSider (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando na aba "Networks" no InSSider (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Deixe o InSSider monitorando a rede por alguns minutos e observe quais canais estão sendo usados pelas redes próximas e pela sua;

Monitorando redes Wi-Fi e descobrindo os canais usados com o InSSider (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Monitorando redes Wi-Fi e descobrindo os canais usados com o InSSider (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Agora que você já sabe quais canais estão ocupados, abra um navegador e digite o endereço do roteador de sua rede Wi-Fi (192.168.1.1, por exemplo), na barra de endereço e tecle “enter”. Se não souber essa informação, procure no corpo do aparelho ou no manual dele;

Conectando nas configurações do roteador Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Conectando nas configurações do roteador Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Dentro do painel de configuração do roteador, procure por uma opção de configuração da rede sem fio. No aparelho usado nesse tutorial essa opção é “WLAN Setting”, mas isso pode variar em cada dispositivo, podendo ser “Wireless Setup”. Novamente, para saber a localização exata da configuração de rede sem fio no painel de seu roteador, consulte o manual do mesmo;

Local de configuração de rede sem fio em dois roteadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Local de configuração de rede sem fio em dois roteadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Local de configuração de rede sem fio em dois roteadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Dentro da tela de configuração da rede sem fio, procure pela opção que configura o canal do dispositivo. O nome dessa opção pode variar, podendo estar como “Channel Selected”, “Standard Channel” ou simplesmente “Channel”. Para saber o nome correto dessa opção em seu roteador, consulte o manual dele;

Mudando o canal da rede Wi-Fi em três roteadores diferentes (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)Mudando o canal da rede Wi-Fi em três roteadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Selecione ou digite o canal que sua rede usará. Use um canal que não está sendo usado por outra rede e se possível, um ou dois números distantes do canal de outra redes, conforme observado no monitoramento feito com o InSSider. Em seguida, clique no botão de confirmação que normalmente fica na parte de baixo da tela de configuração. O nome dele também costuma variar dependendo do dispositivo e fabricante, podendo ser “Apply”, “Save changes”, “Confirm” ou qualquer outra nomenclatura;

Pronto. Com essa mudança sua rede poderá ficar imune as interferências de outras redes e ganhar até um aumento na velocidade. A única exceção serão aquelas redes que o proprietário configurou para ficar alternando de canal, para essas, a melhor coisa a fazer é observá-las por mais tempo e evitar usar qualquer um dos canais que ela usa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alezinha Cicarelli
    2016-03-08T08:20:10

    legal

  • Arthur Fráguas
    2015-06-10T11:33:52

    Tá certo que o artigo tem mais de dois anos, mas o cara esqueceu de um mero detalhe: o programa NÃO É GRATUITO! ELE PRECISA DE UM SERIAL PARA SER ATIVO!

  • Ricardo Santos
    2015-01-25T12:10:04

    vlw por esse tutorial

  • Pedro Camilo
    2013-10-02T11:40:07  

    E se todos os canais estão sendo usados?

    recentes

    populares

    • Pedro Camilo
      2013-10-02T11:40:07  

      se isso acontecer... vc merece um premio nobel, pq pouquissimas pessoas lembram do detalhe de mudar o canal.

    recentes

    populares

    • Pedro Camilo
      2013-10-02T11:40:07  

      Ai vc escolhe o canal que tiver o sinal mais fraco!!!

  • João Luís
    2013-10-03T10:41:46

    Dá pra perceber o "nivel técnico" de quem escreveu quando ele sugere usar o canal 7. Se alguém tem intenção de usar 54Mbps, só existem 3 canais "úteis": 1, 6 e 11. Qualquer outro vai piorar a interferência. E mais, se você não quer ficar monitorando todo dia como está o espectro de frequências em torno do seu roteador, deixa na função auto, que todo roteador com menos de 5 anos de idade tem. Mais que suficiente para 99% dos usuários. E como vantagem, não corre o risco do auto selecionar o canal 7. ;-)

  • Eliel Brito
    2013-10-03T09:55:43

    Isso tudo é burrice, você tem uma maneira burra de falar, não dá para entender o que fala, você é burro cara.. (Citando Caetano...). Na verdade os euipamentos atuais já tem a função AUTO que resole essa questão...ele procura no raio de alcance o canal que não está em uso e faz a configuração adequada. Ao comprar o equipamento, verifique se ele tem essa função.

  • Fernando Aragão
    2013-10-02T15:51:37

    Desenvolvedor desconhecido... depois reclama que o Obama 'invadiu sua privacidade'.

  • Tomas Bottel
    2013-10-02T14:45:02

    nunca vi um utilitário desses ser útil, mas da audiência, inclusive do trouxa aqui...

  • Elias Figueiro
    2013-10-02T13:55:15

    D-link....

  • Jow Tromundo
    2013-10-02T13:53:25

    Lembrando que tem ele para Android!!! muito util! já ganhei bastante dinheiro com ele!

  • Everson Oliveira
    2013-10-02T13:23:41

    util d++++ esse inssider!

  • Demetrio Oliveira
    2013-10-02T17:32:30  

    Será que aqui eu consigo resposta para meu problema? \Vou tentar: Tenho um adaptador USB no meu PC que fica longe do roteador e em vez de passar os cabos eu preferi usar ele... Só que as vezes DO NADA, ele simplesmente fica sem acesso a internet, ele reconhece o roteador/modem de boa, fica com as barrinhas 100% mas conexão com a internet NADA. JÁ FIZ DE TUDO, instalei novamente os drivers, reconfigurei TUDO e nada resolve, passa um tempo e tudo volta ao normal mas é complicado ficar as vezes 2 dias sem internet... o adaptador é TP-LINK... ALGUÉM TEM ALGUMA IDEIA DO QUE PODE SER? OBRIGADO!

    recentes

    populares

    • Demetrio Oliveira
      2013-10-02T17:32:30  

      Troque de operadora, por uma que forneça sinal ADSL sem interrupções. :)

    recentes

    populares

    • Demetrio Oliveira
      2013-10-02T17:32:30  

      Provavelmente é por causa do gerenciamento do USB mesmo, no meu dava este problema. Também pode ser devido ao padrão de sinal do Roteador. Caso o roteador esteja em um padrão que o adaptador não suporta não irá funcionar. Lembro que uma vez tive que configurar o meu em 54mbs porque ele não suportava 150.

  • Jose Silva
    2013-10-02T14:47:18  

    no meu caro quando o telefone tocava a conexão do play3 caia, aí mudei o canal do roteador e problema resolveido

    recentes

    populares

    • Jose Silva
      2013-10-02T14:47:18  

      Se for telefone sem fio de 2.4Ghz, com certeza dá esse problema.

  • Renato Assis
    2013-10-02T19:53:41  

    Este Inssider é furada. A versão gratuita é limitada e pra conseguir acesso às funções que realmente interessam, é preciso pagar. Há muitos outros aplicativos que fazem tudo de graça.

    recentes

    populares

    • Renato Assis
      2013-10-02T19:53:41  

      Critica,mas não esclarece.

    recentes

    populares

    • Renato Assis
      2013-10-02T19:53:41  

      Se vc não quer pagar pelo software, então tenta a sorte e crackeia ele. Bjos por cima do ombro!

  • Mário Silva
    2013-10-02T16:23:43  

    AJUDA: PRECISO QUE O ROTEADOR ESTEJA COM CABO CONECTADO OU É TUDO VIA WIRELESS?

    recentes

    populares

    • Mário Silva
      2013-10-02T16:23:43  

      Depende do tipo de alteração que você vai fazer. Para este caso específico, como é só trocar o canal, não vai ter problema e não precisa de cabo.

    recentes

    populares

    • Mário Silva
      2013-10-02T16:23:43  

      É tudo wireless, inclusive a energia elétrica.

  • Ingo Sabage
    2013-10-03T08:39:16  

    O meu não é wifi não. É a GVT mesmo. Tem solução?

    recentes

    populares

    • Ingo Sabage
      2013-10-03T08:39:16  

      hahaha... ta de sacanagem ne?

    recentes

    populares

    • Ingo Sabage
      2013-10-03T08:39:16  

      Sim... troque de operadora! rsrs

  • Allan Porto
    2013-10-02T15:22:23  

    "Escolha um horário que você tenha certeza que todas as redes próximas estão funcionando e execute o aplicativo". kkkkkkkkkkkkkkkk. Cada uma viu! Vai saber como???? Pergunta pros vizinhos né???

    recentes

    populares

    • Allan Porto
      2013-10-02T15:22:23  

      Não é difícil. Há vários aplicativos que identificam redes ativas e testando em horários diferentes, você verá qual horário tem mais redes atuando. além do mais, hoje em dia não faz muita diferença, pois raramente alguém desconecta o modem e a maioria deles fica ligado 24 horas por dia.

  • Ricardo Nunes
    2013-10-02T15:30:40  

    Tive o mesmo problema com meu roteador D-Link e, ao alterar o canal, passou a funcionar mais rapidamente e estável. Porém, como as quedas de conexão continuaram frequentes, depois de muito esforço percebi que a caixinha de som, quando estava ligada na corrente elétrica, estava causando interferência. Foi só sumir com ela e o problema desapareceu por completo. Fica a dica: verifique se existe algum aparelho elétrico (como caixas de som, ventiladores, luminárias, etc.) próximo do roteador e tente desligá-lo, mesmo que temporariamente, para verificar se a conexão wireless fica mais estável.

    recentes

    populares

    • Ricardo Nunes
      2013-10-02T15:30:40  

      vlw cara, vou testar isso tb, lá em casa cai toda hora, o tempo inteiro

  • Luiz Arantes
    2013-10-02T14:10:43  

    mas e no casa o roteador de wi fi for da operadora? como assinante da virtua? co mo proceder?

    recentes

    populares

    • Luiz Arantes
      2013-10-02T14:10:43  

      difita o seu ip no navegador, vai aparecer o roteador , se for Motorola acesse ela usando Username admin, Password motorola.